Acadêmicos realizam ação em prol da Comunidade Bethânia de Irati
Três acadêmicos do campus Irati da Unicentro se uniram para uma ação de cidadania: a doação de alimentos e agasalhos para a Comunidade Bethânia do município. Os estudantes de Engenharia Florestal, Herman Gauer e Maurício Hamad, e o aluno de Psicologia, Gustavo Filipowski são os proponentes da iniciativa.
O acadêmico de Psicologia explica que a ação foi inspirada pelo trote solidário aplicado aos calouros do curso. Filipowski que está no segundo ano, conta que na oportunidade pode conhecer o trabalho desenvolvido pela Comunidade Bethânia, e que os dirigentes se mostraram abertos a possibilidade de projetos em conjunto com a Unicentro.
“Eu tive o primeiro contato no começo do ano, conheci a comunidade e achei o trabalho deles muito importante, pois lá recebem pessoas com dependência de álcool e drogas, fazendo um tratamento muito bem qualificado. Embora a comunidade ainda precise de muitas melhorias e mudanças, ela consegue cumprir o seu papel”, destaca.
Além da entrega de alimentos e agasalhos, os acadêmicos pretendem discutir junto a comunidade novas propostas, principalmente, relacionadas à produção orgânica de alimentos que já é desenvolvida, mas em pequena escala na comunidade. Para Maurício Hamad, assim será possível fazer uma relação entre a teoria aprendida na universidade com a prática que os moradores da comunidade já tem.
“Pensamos em manter uma iniciativa mais duradoura implantando juntamente com a Comunidade uma horta para que eles possam ter uma atividade a mais para fazer, e ainda, terão produtos que contribuirão no sustento. A ideia é fazer um levantamento da estrutura que eles já possuem, buscando otimizar também a produção para ter um retorno melhor”, afirma o acadêmico.
Quem quiser contribuir com a ação, deve trazer até sexta-feira (18), alimentos ou agasalhos e depositar nos pontos de coleta localizados em frente ao Restaurante Universitário, ou no Hall de Entrada do Prédio Principal do campus de Irati.