PET Engenharias fará coleta de lixo eletrônico no campus Irati
Os grupos PET (Programa de Educação Tutorial) mesclam em suas atividades ações de ensino, pesquisa e extensão, o tripé basilar da educação superior. Para promover esse intercâmbio de conhecimento entre a universidade e a comunidade, o PET Engenharias do campus Irati da Unicentro, promove nos dias 01 e 02 de setembro um mutirão para coleta de lixo eletrônico.
A ação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Irati, que cederá um container para armazenamento e fará posteriormente o encaminhamento dos materiais. Um dos coordenadores do PET, que reúne alunos dos cursos de Engenharia Florestal e Engenharia Ambiental, professor Hilário Lewandowski explica que o descarte correto é importante no sentido de que esse material é danoso ao meio ambiente.
“Esses produtos contém metais como chumbo, mercúrio, cádmio, zinco e tantos outros, além de metais valiosos como prata, ouro e cobre. São materiais danosos à saúde da pessoa e que contaminam o lençol freático. Então essa iniciativa de recolher e não deixar esses produtos no meio ambiente é muito importante”, afirma o professor.
Lewandowski cita o exemplo do chip eletrônico. Apesar de ser menor que a unha de um dedo mindinho, para sua fabricação são necessários 72 gramas de substâncias químicas e 32 litros de água. “Se levarmos em consideração os milhões de celulares e computadores que são vendidos anualmente, o acúmulo desses materiais por meio do lixo eletrônico é muito grande”, destaca.
O ponto de coleta do lixo eletrônico será em frente ao Restaurante Universitário do campus. Entre os materiais que poderão ser entregues estão pilhas, baterias, lâmpadas, computadores, celulares, ou seja, qualquer material eletrônico que muitas vezes acumulamos por não sabermos qual é o destino correto.