Florbela Espanca será tema do Sábados Literários
O projeto de extensão Sábados Literários realiza mais um encontro no dia 29, a partir das 14h, no Bosque da Leitura. A poetisa Florbela Espanca terá sua vida e obra apresentadas pela renomada professora da Universidade Federal do Sergipe (UFS), Maria Lúcia Dal Farra, a maior especialista do mundo quando se trata da autora portuguesa.
Florbela Espanca escreveu sonetos e contos muito importantes na literatura de Portugal. A poeta foi uma das primeiras feministas do país. Sua poesia é conhecida por um estilo peculiar, com forte teor emocional, onde o sofrimento, a solidão e o desencanto estão aliados ao desejo de ser feliz.
Quem apresenta Florbela Espanca é Maria Lúcia Dal Farra, professora de literatura portuguesa da Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde foi Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa. Defendeu mestrado e doutorado na USP e obteve grau de MS-4 RDIDP (livre-docência) em literatura comparada na Unicamp. Fez parte da equipe pioneira de Antonio Candido para a fundação do Departamentoto de Teoria Literária e do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp e foi professora em Berkeley (Universidade da Califórnia, 2002). Tem pós-doutorado pela École Pratique des Hautes Études de Paris e pela Universidade de Lisboa.
Maria Lúcia também possui formação musical pela Faculdade de Música Santa Marcelina de Botucatu e tem publicados inúmeros estudos de literatura portuguesa, brasileira e comparada (sobre poesia e narrativa), bem como um elenco de obras sobre Florbela Espanca, dentre os quais o Trocando Olhares é leitura obrigatória para o Programme du Concours Externes de l´Agrégation às universidades francesas. É prêmio Jabuti de Poesia (2012) e Patrona da Cadeira 25 da Academia Botucatuense de Letras. Recebeu o título de Cidadã Sergipana (2003) e a Medalha de Mérito Cultural da UFS (2013). Desde julho de 2013, integra o Comitê de Assessoramento de Letras e Linguística (CA-LL) do CNPq.