Pesquisa avalia emissões de poluentes atmosféricos decorrentes do uso de biocombustíveis em motores do ciclo Otto
Para avaliar as concentrações dos principais gases provenientes da queima da gasolina e etanol em motores do ciclo Otto, que é o motor mais característico dos automóveis e veículos leves no Brasil, o professor Waldir Schirmer, do Departamento de Engenharia Ambiental do campus Irati da Unicentro, está desenvolvendo um projeto aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O trabalho leva o título: “Avaliação das emissões gasosas decorrentes da combustão de gasolina e etanol misturados em diferentes proporções e da combustão da gasolina adulterada com solventes orgânicos em motores do ciclo Otto”. O professor explica que a pesquisa possui duas etapas, uma delas é justamente a verificação dos gases oriundos da queima da gasolina e etanol anidro em diferentes proporções.
“Hoje sabemos que a legislação vigente fixa em 27% o teor de etanol anidro misturado a gasolina. Nosso trabalho também pretende variar essa proporção e verificar o impacto de um combustível oxigenado, no caso o etanol, nas concentrações dos gases poluentes como hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio. Numa segunda fase da proposta, o trabalho propõe avaliar as emissões decorrentes do uso de combustíveis adulterados, bem como as consequências de seu uso para o motor”, complementa Schirmer.
As duas etapas ocorrerão sob diferentes condições de operação, como carga aplicada ao motor, variação da potência de motor, sendo avaliados também, parâmetros importantes de desempenho, como o consumo. Segundo o professor, vários indicadores de operação do motor serão correlacionados com esses combustíveis de modo a determinar em que condições ocorrerá um maior consumo, maiores emissões de gases e assim por diante.
“Serão determinados ainda parâmetros dos combustíveis como poder calorífico, massa específica, curvas de destilação, cor e aspecto, teor de álcool anidro, além da sua caracterização química por cromatografia gasosa, de modo a explicar a relação entre o desempenho do motor, seu consumo e emissões, para cada combustível avaliado e suas misturas”, afirma.
Para Schirmer, o desenvolvimento de metodologias capazes de avaliar as diferenças existentes nas emissões atmosféricas decorrentes da combustão de biocombustíveis em comparação a combustíveis derivados de petróleo, é fundamental na avaliação dos impactos ambientais causados pela mudança da matriz energética atual, baseada em diesel e gasolina, para uma matriz energética mais sustentável, como o biodiesel e o etanol.
No Brasil, ainda são poucos os trabalhos acadêmicos relacionados às emissões de poluentes atmosféricos decorrentes do uso de biocombustíveis. A utilização do etanol tem se mostrado bastante atrativa do ponto de vista ambiental e econômico já que, além de reduzir em termos qualiquantitativos as emissões de alguns gases tóxicos e poluentes, diminui a dependência do setor de transportes em relação a gasolina.
“Acho importante ressaltar também que estudos dessa natureza são de fundamental importância uma vez que seus resultados podem até mesmo promover subsídios e dados que possam auxiliar a melhoria das características técnicas desses combustíveis, postos à disposição da frota nacional de veículos automotores, visando a redução de emissões de poluentes atmosféricos”, conclui o professor.