Pesquisa avalia emissões de poluentes atmosféricos decorrentes do uso de biocombustíveis em motores do ciclo Otto

Pesquisa avalia emissões de poluentes atmosféricos decorrentes do uso de biocombustíveis em motores do ciclo Otto

*Imagem meramente ilustrativa já que não reproduz as condições de ensaio

*Imagem meramente ilustrativa já que não reproduz as condições de ensaio

Para avaliar as concentrações dos principais gases provenientes da queima da gasolina e etanol em motores do ciclo Otto, que é o motor mais característico dos automóveis e veículos leves no Brasil, o professor Waldir Schirmer, do Departamento de Engenharia Ambiental do campus Irati da Unicentro, está desenvolvendo um projeto aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O trabalho leva o título: “Avaliação das emissões gasosas decorrentes da combustão de gasolina e etanol misturados em diferentes proporções e da combustão da gasolina adulterada com solventes orgânicos em motores do ciclo Otto”. O professor explica que a pesquisa possui duas etapas, uma delas é justamente a verificação dos gases oriundos da queima da gasolina e etanol anidro em diferentes proporções.

Hoje sabemos que a legislação vigente fixa em 27% o teor de etanol anidro misturado a gasolina. Nosso trabalho também pretende variar essa proporção e verificar o impacto de um combustível oxigenado, no caso o etanol, nas concentrações dos gases poluentes como hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio. Numa segunda fase da proposta, o trabalho propõe avaliar as emissões decorrentes do uso de combustíveis adulterados, bem como as consequências de seu uso para o motor”, complementa Schirmer.

As duas etapas ocorrerão sob diferentes condições de operação, como carga aplicada ao motor, variação da potência de motor, sendo avaliados também, parâmetros importantes de desempenho, como o consumo. Segundo o professor, vários indicadores de operação do motor serão correlacionados com esses combustíveis de modo a determinar em que condições ocorrerá um maior consumo, maiores emissões de gases e assim por diante.

Serão determinados ainda parâmetros dos combustíveis como poder calorífico, massa específica, curvas de destilação, cor e aspecto, teor de álcool anidro, além da sua caracterização química por cromatografia gasosa, de modo a explicar a relação entre o desempenho do motor, seu consumo e emissões, para cada combustível avaliado e suas misturas”, afirma.

Para Schirmer, o desenvolvimento de metodologias capazes de avaliar as diferenças existentes nas emissões atmosféricas decorrentes da combustão de biocombustíveis em comparação a combustíveis derivados de petróleo, é fundamental na avaliação dos impactos ambientais causados pela mudança da matriz energética atual, baseada em diesel e gasolina, para uma matriz energética mais sustentável, como o biodiesel e o etanol.

No Brasil, ainda são poucos os trabalhos acadêmicos relacionados às emissões de poluentes atmosféricos decorrentes do uso de biocombustíveis. A utilização do etanol tem se mostrado bastante atrativa do ponto de vista ambiental e econômico já que, além de reduzir em termos qualiquantitativos as emissões de alguns gases tóxicos e poluentes, diminui a dependência do setor de transportes em relação a gasolina.

Acho importante ressaltar também que estudos dessa natureza são de fundamental importância uma vez que seus resultados podem até mesmo promover subsídios e dados que possam auxiliar a melhoria das características técnicas desses combustíveis, postos à disposição da frota nacional de veículos automotores, visando a redução de emissões de poluentes atmosféricos”, conclui o professor.

 

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