Programação dos 25 anos da Unicentro é lançada no campus Irati

Programação dos 25 anos da Unicentro é lançada no campus Irati

25 anos unicentro_01A manhã desta quinta-feira (16), marcou o lançamento da Programação Oficial dos 25 anos da Unicentro no campus Irati. A universidade que surgiu da união entre a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava (Fafig) e a Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Irati (Fecli), hoje está entre as melhores do Brasil e do Paraná em termos de ensino, pesquisa e extensão.

A Unicentro completou 25 anos no dia 13 de junho, porém, em função da greve dos professores, foi realizada apenas uma solenidade simples em alusão a data. Com a normalização das atividades acadêmicas a programação teve início e segue pelos próximos meses. O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona lembrou da importância de registrar a história de luta da Unicentro ao longo de toda a sua trajetória.

Estamos celebrando os 25 anos da união entre a Fafig e a Fecli, um período grande de unidade entre as duas instituições e que foi marcado pela luta em favor da construção da Unicentro, construção essa que é um processo constante. Assim como comemoramos datas em nossas vidas, hoje estamos aqui para celebrar os 25 anos da instituição que está presente em nossas vidas todos os dias”, destacou o reitor.

Para o diretor do campus Irati, Edelcio José Stroparo, é fundamental que não se perca a história da instituição. “Fomos às ruas e mobilizamos toda a região em prol da criação da Unicentro. Agora, chegamos aos 25 anos e temos que projetar o futuro, mas não podemos perder de vista a nossa história e a caminhada já realizada, valorizando sempre todos aqueles que se sacrificam pela nossa universidade”, acrescentou o diretor.

Em Irati, além do calendário de comemorações foram lançados também dois projetos: o Programa Institucional de Formação de Professores da Unicentro (Entredocentes) e a Cápsula do Tempo. O Entredocentes é um programa de formação continuada que tem como objetivo qualificar a prática docente na universidade através de momentos de ação, vivência, reflexão, contextualização e de construção dos saberes dos professores.

Esse programa é um sonho que está se concretizando. Enquanto professora que trabalha com a formação de docentes sempre tive essa inquietação. Realizamos uma pesquisa com professores iniciantes dos três campi com o objetivo de investigar as dificuldades no início dos trabalhos, e estabelecer estratégias e ações que podem ser desencadeadas pela universidade no sentido de minimizar estes problemas”, explicou a professora Wanda Terezinha Pacheco dos Santos.

Já a Cápsula do Tempo é um projeto criado pela Coordenadoria de Comunicação Social (Coorc), e que abre espaço para que toda a comunidade acadêmica e sociedade em geral possam deixar registradas suas ideias, sugestões, lembranças e o que esperam que aconteça nos próximos 25 anos.

A Cápsula visa envolver a comunidade num projeto que traga a manutenção da memória da Unicentro e a prospecção do futuro. É algo que pode ser pensado em conjunto nos setores aqui da universidade, na família, enfim, a pessoa pode escrever o que quiser para relembrar em 2040, quando a Cápsula será aberta em comemoração aos 50 anos da Unicentro”, afirmou o diretor de Comunicação Social, Danny Jessé Falkembach Nascimento.

No campus Irati, os interessados devem retirar os envelopes na Direção de Campus. As cartas serão colocadas dentro da Cápsula do Tempo que será fixada no hall de entrada do campus Santa Cruz e só serão abertas daqui 25 anos. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no site: http://www2.unicentro.br/capsuladotempo/.25 anos unicentro_03 25 anos unicentro_02

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *