Alunos de Psicologia debatem experiências em estágios

Alunos de Psicologia debatem experiências em estágios

mostra psicologia_02O curso de Psicologia realizou a 7ª Mostra de Estágios que abrangeu as turmas do primeiro ao quinto ano. A troca de experiências contribui para que os acadêmicos tenham contato com os diferentes campos de atuação do psicólogo e possam unir a teoria aprendida na sala de aula com o conhecimento possibilitado pela prática. Nesta edição da Mostra,o diferencial foi a realização de uma mesa-redonda com profissionais que atuam nos locais que recebem os estagiários de Psicologia.

mostra psicologia_01O coordenador de estágios do curso, Gustavo Zambenedetti conta que participaram da mesa-redonda representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde de Irati, além de profissionais da Rede de Saúde Mental e psicólogas do município de Prudentópolis. “Foi um contato extremamente rico, em que discutimos a importância de ter a construção de diretrizes conjuntas dos estágios, também de uma avaliação conjunta e que seja feita essa devolutiva no final dos estágios, pesquisas e projetos de extensão”, afirma Zambenedetti.

Segundo o professor, até o ano passado os estágios do curso eram feitos somente em Irati, quando foi aberta a primeira prática de estágio fora do município, na cidade de Rebouças, junto a uma empresa privada na qual os acadêmicos atuaram na área de Psicologia do Trabalho. Já neste ano, foi feita a proposta de estágio junto a Prudentópolis para que os alunos pudessem ter contato com a Rede de Saúde Mental do município que é considerada modelo no Paraná.

“Queríamos disponibilizar para nosso aluno a vivência prática num lugar que tem boas condições de trabalho. Em Prudentópolis, a Sáude Mental tem equipes completas e um grande número de serviços. Neste sentido, também abrimos uma nova possibilidade ao acadêmico, a de vivenciar um serviço público de saúde de qualidade, e pensar a Psicologia dentro deste contexto. Este foi o primeiro ano de estágio e a equipe do Município pediu para darmos continuidade ao trabalho, o que para nós é uma forma de reconhecimento da parceria que está dando certo”, destaca Zambenedetti.

mostra psicologia_03Os estágios realizados pelos alunos do curso de Psicologia seguem orientação das Diretrizes Curriculares Nacionais, que prevêem que os acadêmicos tenham estágio básico desde o início do curso até o final chegando ao profissionalizante. O acadêmico Ronny Kurashiki Oliveira está no quinto ano de Psicologia, e ressalta que os estágios possibilitam a união da teoria e da prática. “Esse percurso que começa com os estágios básicos de observação, passando por aqueles mais práticos em que você vai atuar, até chegar no quinto ano que é o estágio profissionalizante, faz com que você tenha uma ideia muito mais ampla e profunda do que é ser psicológo”, complementa.

Oliveira lembra que no quinto ano os alunos de Psicologia realizam três estágios: um na clínica escola da Unicentro e dois em outras instituições. Em seu programa de estágios, o acadêmico prestou atendimentos além da clínica, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e na Santa Casa de Irati. Nesses locais, teve a oportunidade de conhecer e trabalhar com demandas diferentes de cada uma das áreas.

“Na clínica, por exemplo, temos a oportunidade de atender adultos, crianças, adolescentes, naqueles casos em que mais nos identificamos. Tive a oportunidade de atender duas adolescentes com comportamentos agressivos na escola, e uma pessoa idosa com depressão. No hospital, o trabalho envolve o momento da internação, então prestamos apoio para esta pessoa. Já na área da assistência social, em específico no serviço especializado, o estágio consiste em dar apoio para aquele que teve um direito violado de alguma maneira, seja por violência física, psicólogica, sexual, qualquer tipo de violência. Damos apoio psicólogico para que a pessoa passe por essa situação sofrendo os menores impactos possíveis”, observa o acadêmico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *