Varal de Poesias Cristina Mosele presta homenagem ao maestro João Wilson Faustini

Varal de Poesias Cristina Mosele presta homenagem ao maestro João Wilson Faustini

varal_02A poesia e a música foram as tônicas da nona edição do Varal de Poesias Cristina Mosele, realizado na última quinta-feira (30), no Auditório do PDE, campus Irati. Além de homenagear a acadêmica que cursou Letras e prestou serviços para a Divisão de Extensão e Cultura do campus de Irati, neste ano, o Varal homenageou também o maestro João Wilson Faustini que tem carreira internacional e atualmente reside em Irati, onde fundou o coral Gaudeamus in Domino.

O coordenador do Varal de Poesias, professor Edson Santos Silva destaca a participação de um público variado na nona edição do evento. “Tivemos a participação de escolas do entorno da Unicentro e do Centro de Irati, o que muito nos agrada, porque a Extensão e Cultura tem se preocupado muito com esta relação universidade e comunidade. Estiveram conosco alunos pequeninhos do Caic João Paulo II, também do Colégio Antônio Xavier da Silveira, Pequeno Príncipe, Sesi, e do curso de Psicologia, todos envolvidos num único tom, o tom da poesia”, afirma.

O principal objetivo do Varal é fazer reviver anualmente a figura da acadêmica Cristina Mosele que faleceu tragicamente em 2004. A vice-diretora do campus Irati, Maria Rita Kaminski Ledesma lembra que Cristina amou a poesia, a literatura e a música. “Este evento é cheio de beleza, alegria e harmonia, sentimentos que nos são trazidos pela poesia e pela música. Homenageamos uma pessoa muito querida em nossa universidade, que vivia de forma leve e singela. Cristina era a cara da poesia, pois tinha o dom de congregar as pessoas”, acrescenta Maria Rita.

Para a mãe de Cristina, Maria Mosele, o Varal de Poesias reforça a certeza de que sua filha era muito especial. “A Cris não escrevia, não tem nenhuma poesia assinada por ela, mas a vida dela era um poema. No dia a dia, as frases dela davam a impressão que vinham lá de cima. Só tenho orgulho, sinto tristeza e saudades claro, mas sei que ela está feliz e fazendo algo bem grandioso”, declara.

Outro homenageado nesta edição do Varal foi o maestro João Wilson Faustini, editor da maior coleção de música evangélica religiosa da língua portuguesa. Faustini tem carreira internacional, sobretudo nos Estados Unidos, e atualmente reside em Irati, onde fundou o coral Gaudeamus in Domino. Emocionado com a presença dos integrantes do grupo que fizeram uma apresentação em homenagem à ele, o maestro falou de seu aluno Wellington Costa, jovem iratiense que Faustini vem preparando para substituí-lo.

varal_03“Quando eles cantaram, vendo meu aluno que está apenas começando e fazendo isso tão bem, fiquei realmente muito surpreso e emocionado. Faço por eles o que fizeram comigo quando era jovem, pessoas me conduziram, dirigiram e estimularam, e quero fazer o mesmo com outras pessoas. Acho importante que o jovem tenha um objetivo na vida, e faça algo que ele goste, para que possa caminhar naquela direção com segurança e poder realizar grandes coisas”, observa o maestro.

Santos Silva conta que Faustini é no Brasil o maior nome em hinários e tem amplo conhecimento em música clássica e erudita. “O coral Gaudeamus in Domino começou timidamente, hoje já está com cerca de 50 integrantes. O maestro é uma pessoa que tem um currículo invejável, e sobretudo, que participa ativamente da vida cultural de Irati, principalmente no que diz respeito ao conhecimento teórico e prático da música”, complementa o professor.varal_01

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *