Professoras e alunos de Turismo conhecem atividades do setor na Croácia
O Departamento de Turismo do campus Irati da Unicentro tem trabalhado na internacionalização do curso. As professoras Poliana Fabíula Cardozo e Paula Grechinski, juntamente com os alunos Luiz Henrique Salvati e Saulo Coelho, visitaram a Universidade Juraj Dobrila de Pula, localizada na Croácia. Durante a viagem puderam conhecer a região mais turística do país, ter contato com a comunidade e aprender mais sobre as atividades do setor.
As ações de internacionalização do curso já promoveram a visita de docentes de instituições da Argentina, Paraguai, Chile, México e Alemanha ao campus Irati, e professores e alunos foram estiveram em universidades chilenas e mexicanas. A professora Paula Grechinski explica que a relação entre a Unicentro e a Universidade de Pula teve início em outubro do ano passado, quando a o campus Irati recebeu uma comitiva de professores da Croácia.
“Desde então o contato com os professores croatas não cessou. O tempo todo aconteceu uma troca de ideias, e-mails e projetos entre os professores do curso de Turismo de Pula e daqui da Unicentro. Durante a visita pudemos conhecer a realidade do ensino na área no país, e também, alguns projetos que são desenvolvidos na região de Pula, principalmente, a questão do Turismo Cultural”, afirma Paula.
Segundo a professora, Pula é uma cidade com quase cinco mil anos, e que passou por períodos históricos importantes, dentre eles, guerras recentes. Mesmo assim, o turismo na região é muito organizado devido a abertura da comunidade e do próprio poder público em investir em turismo.
“Gostaríamos de poder realizar sempre atividades como esta. Conseguir levar os nossos estudantes para conhecer na prática questões relacionadas ao turismo e praticá-lo de fato. Porque não adianta ficar estudando na teoria uma atividade que é totalmente prática, isso se faz necessário para ter mais conhecimento, experiência de vida e cultura. Saídas a campo como esta acrescentam muito para o crescimento dos acadêmicos”, ressalta.
Para o acadêmico do quarto ano de Turismo, Saulo Coelho, a experiência possibilitou conhecer a forma como os croatas aplicam e administram a atividade turística no país, tendo como foco principal as características culturais e históricas da região.
“Nós vemos que eles realmente dão uma importância muito grande para a questão cultural, que utilizam a cultura como um grande atrativo para chamar os turistas. E a nossa região, a Sul aqui do Paraná, tem muito esta questão da colonização de ucranianos e de poloneses, que acho que ainda é pouco explorada.Sendo assim, levando em consideração o trabalho que eles fazem lá, onde focam altamente nesta questão da cultura e da antiguidade, acredito que é um fator bastante importante que vale a pena levarmos em consideração e realmente pensar numa futura aplicação desse método aqui na região”, observa o acadêmico.
A viagem também teve como intenção estreitar mais os laços acadêmicos, visando as possibilidades de estadia mais prolongada para docentes e alunos. Como membro da União Europeia, a Croácia está na lista dos países para onde a Capes envia estudantes de pós e de graduação com bolsa. E a Universidade de Pula conta com dois programas de pós graduação em Turismo. A intenção é que no próximo ano a visita seja retribuída pelos croatas.
COLÓQUIO
Para apresentar os relatos das experiências vivenciadas na Croácia, na próxima terça-feira (11), o Departamento de Turismo realiza um Colóquio a partir das 19h30, no Miniauditório.