Última edição do Sábados Literários 2014 debate obra de Maria de Zayas
A escritora espanhola Maria de Zayas é o tema da última edição de 2014 do projeto de extensão Sábados Literários. O encontro será realizado amanhã (18), no Centro Cultural Clube do Comércio, a partir das 14h. A obra de Maria de Zayas expressa a defesa pela dignificação da mulher e será apresentada pela professora Dra. Rosangela Schardong, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
No artigo “Dignificação do Protagonismo Feminino en Maria de Zayas (Espanha, séc. XVII)”, Rosangela conta que ela é uma das raríssimas escritoras espanholas daquela época. “Advirta-se que os defensores da valorização do sexo feminino no século XVII, na Espanha, tinham como principal bandeira contestar os tratados médicos e a doutrina dos pregadores católicos que apregoavam a natural inferioridade intelectual da mulher, sua incapacidade para receber edução e sua debilidade moral. Deste modo, tentavam revogar o tradicional argumento de que a mulher é muito mais inclinada ao vício e ao engano, como mostrou Eva (…). Maria de Zayas compõe sua obra com o evidente propósito de questionar tais preconceitos”, cita a professora em seu artigo.
Rosangela Graduou-se em Letras Português e Espanhol na Universidade Federal de Santa Catarina, é mestre em Letras (Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana) pela Universidade de São Paulo. Em março de 2009, concluiu o doutorado na Universidade de São Paulo, sob orientação da professora Dr. Maria Augusta da Costa Vieira.
Sua pesquisa dedicou-se à obra de Maria de Zayas abrangendo os seguintes temas: contos emoldurados, poéticas do século XVII, arte de engenho, tratados de conduta, autorização da escrita feminina e representação da mulher. Rosangela atua no ensino de Língua e Literatura Espanhola como proefessora adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa, e coordena o projeto de pesquisa Poética dos gêneros no Século de Ouro.