I Fórum do Patronato Irati foi realizado na Câmara Municipal

I Fórum do Patronato Irati foi realizado na Câmara Municipal

 

patronato_1

Com o objetivo de envolver diferentes setores da sociedade, o Programa de Municipalização de Execução Penal em Meio Aberto (Patronato Irati) realizou o I Fórum Patronato: Reinserção social é compromisso social, rompendo com o preconceito. O encontro foi realizado na Câmara Municipal de Irati na última semana.

Criado em 2013 pela Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Unicentro e Prefeitura Municipal, o Patronato Irati vem substituir o antigo programa Pró-egresso, promovendo ações de inclusão social dos assistidos através do monitoramento, fiscalização, acompanhamento e cumprimento das alternativas penais, cuja conceitualização consiste em toda e qualquer forma de cumprimento de pena ou medida alternativa em meio aberto.

De acordo com a coordenadora do Patronato Irati, professora Jussara Isabel Stockmanns, o propósito é atender os egressos do sistema penitenciário e prestadores de serviço comunitário, para que estes tenham um retorno à sociedade de forma educativa e ressocializadora, pautada no respeito aos direitos humanos e na correlação entre direitos e deveres.

A orientadora de Administração do Patronato, professora Laura Rinaldi explica que o fórum foi pensado a partir da premissa de que o programa necessita estar articulado com diferentes esferas da sociedade, promovendo uma maior integração da rede de atendimento e contribuindo para o desenvolvimento local. “Também, para um trabalho mais efetivo no sentido da promoção da cidadania e reintegração social, o que envolve a participação da sociedade como um todo”, acrescenta Laura.

Para a vice-diretora do campus Irati, Maria Rita Kaminski Ledesma, o Patronato trabalha em prol daqueles que estão em débito com a justiça encarando-os como seres humanos e buscando a essência do ser. “É uma imensa satisfação para a Unicentro ser parceira do Estado nesse programa no qual diferentes áreas do conhecimento se unem e se aproximam da comunidade”, destaca Maria Rita.

Já o diretor de Programas Interinstitucionais da Unicentro, Miguel Sidenei Bacheladenski lembra que no próximo mês o Patronato completa um ano. “Agradecemos o apoio e o acolhimento do Conselho da Comunidade da Comarca de Irati que possibilitou que o programa iniciasse e se consolidasse”, conclui Bacheladenski.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *