Vida e obra de Kafka serão retratadas em edição do Sábados Literários

Vida e obra de Kafka serão retratadas em edição do Sábados Literários

sábados literários

Autor de um dos mais memoráveis livros da literatura mundial, intitulado “A Metamorfose”, o escritor Franz Kafka será o tema desta edição do projeto Sábados Literários, que será realizado dia 9, no Centro Cultural Clube do Comércio, em Irati, a partir das 14h. A vida e obra de Kafka serão apresentadas pelo professor Paulo Astor Soethe, especialista em literatura alemã.

Kafka é um dos nomes mais importantes da literatura contemporânea e, segundo o professor Edson Santos Silva, o autor aborda em suas obras o absurdo da existência e neste sentido também trata a questão da burocracia que escraviza as pessoas e faz com que elas, de certo modo, deixem de sucumbir aquilo que é mais importante, que é o ato de pensar.

A produção de Kafka é vasta, mas a princípio podemos citar como principais exemplos do tema do absurdo da vida ‘A Metamorfose e o Processo’. Soethe é um especialista em literatura alemã e vai nos apresentar o autor e colocar em cena algumas obras significativas. Como o escritor teve um relacionamento muito conturbado com seu pai, é possível que o professor também aborde a obra ‘Carta ao Pai’”, complementa Santos Silva.

 

PALESTRANTE – Paulo Astor Soethe é professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), formado em Letras Alemão-Português pela mesma instituição, mestre e doutor em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo. Durante o doutorado, realizou estágio de pesquisa de um ano na Universidade de Tübingen, Alemanha, onde também cumpriu pós-doutorado.

Soethe dirige o Centro de Cooperação Internacional Brasil-Alemanha (Cciba), na UFPR. É presidente da Associação Latino-americana de Estudos Germanísticos (Aleg), e integra conselhos consultivos das revistas Terra Roxa e Outras Terras (UEL), Fragmentos (UFSC), Pandaemonium Germanicum (USP) e Revista de Filología Alemana (Universidade Complutense de Madrid). É membro do conselho de editores do Jahrbuch für internationale Germanistik, como representante da América Latina. Também, traduz literatura e filosofia alemã para o português, com destaque para autores como Karl-Otto Apel, Jürgen Habermas, Heinrich Böll e Aleida Assmann. Atua na área de Letras, com ênfase em Literatura de Língua Alemã, dedicando-se em especial aos seguintes temas: espaço literário, relações interculturais entre Brasil e Alemanha, Guimarães Rosa, Thomas Mann e literatura e ética.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *