Irati é a terceira cidade do Paraná a ter espaço próprio para economia solidária
O diretor do campus Irati da Unicentro, Edélcio José Stroparo participou da inauguração da Casa da Economia Solidária realizada na última semana. O espaço será utilizado para comercialização e exposição dos produtos pelas associações, também, serão promovidas capacitações e a Casa ainda é sede do Departamento Municipal de Economia Solidária e Artesanato de Irati.
O município é o terceiro do estado a ter um espaço destinado a economia solidária, até então apenas Curitiba e Londrina dispunham de locais como este. “A Casa é de fundamental importância para toda a região, porque centraliza todas as atividades de economia solidária, fortalecendo essa área que oferece um jeito diferente de olhar o mundo ante às atividades que vemos da economia tradicional”, afirma Stroparo.
O diretor do campus Irati lembra que a Unicentro possui várias iniciativas neste setor como a Feira Agroecológica, o projeto de fabricação de sabão que utiliza resíduos de óleo de cozinha, o projeto do mel, entre outras, além de professores que pesquisam a área. “A economia solidária reúne uma série de atividades e pessoas que pensam no crescimento e no desenvolvimento de forma irmanada. Nós da Unicentro nos preocupamos bastante com essa questão e queremos desenvolver todos os esforços para que este setor possa crescer e se desenvolver, se constituindo de fato como algo de bastante peso na economia”, acrescenta.
Para o prefeito de Irati, Odilon Burgath, a Casa vai valorizar e dar melhores condições para os integrantes dos movimentos da economia solidária. “Eles precisavam de um espaço para expor permanentemente seus produtos, para divulgar essa prática tão importante de associativismo comunitário e de igualdade social. São pessoas que buscam um rendimento, mas com equilíbrio financeiro sem atravessar ninguém, sem a busca desmedida pelo lucro que causa a desigualdade social”, observa o prefeito.