Acadêmicos de Psicologia fazem campanha em prol de escola
As fortes chuvas que atingiram toda a região estão mostrando vários exemplos de solidariedade, e a atitude de acadêmicos do curso de Psicologia do campus Irati, da Unicentro é um deles. Uma campanha para arrecadação de donativos, principalmente, de material escolar foi organizada para beneficiar a Escola Municipal Olaria Filipak, localizada no bairro Nhapindazal, um dos mais atingidos pelas chuvas no início deste mês.
Os acadêmicos de Psicologia, Franciely Ribas, Mateus Guedes, Paola Padilha dos Anjos e Taíla Pazetto fazem estágio na escola, desde o início do ano letivo, sob a supervisão da professora Carolina Guisantes. Assim, conhecem a realidade dos alunos e, depois da ocorrência das chuvas, resolveram realizar uma ação pontual e emergencial.
A diretora da escola, Giselle Opata Zorek conta que muitos alunos deixaram de frequentar as aulas porque estavam sem materiais escolares. “As chuvas afetaram muitas famílias aqui no nosso bairro e prejudicaram o andamento da escola, porque as crianças perderam o material e os pais também sofreram por não poderem comprar novos. Alguns alunos não queriam vir para as aulas porque não tinham o material”, afirma Giselle.
Com a ação do curso de Psicologia, parte das doações já foram entregues aos alunos e estes puderam voltar a escola. “A princípio estávamos focando a campanha em material escolar para que as crianças pudessem voltar a rotina. Mas a meta da arrecadação é tudo: brinquedos, roupas, alimentos, materiais escolares e de construção, porque muitos moradores do bairro perderam tudo”, acrescenta a acadêmica Paola.
As doações podem ser feitas diretamente na escola Olaria Filipak e no Departamento de Psicologia da Unicentro. Também foi disponibilizada, no hall de entrada do campus de Irati, uma caixa onde os donativos podem ser depositados.
O trabalho que o curso de Psicologia desenvolve na Olaria Filipaki, através do Estágio Supervisionado, tem como objetivo o desenvolvimento das potencialidades dos alunos, bem como, o aperfeiçoamento de práticas profissionais, e a correspondente instrumentalização dos professores para que a escola possa se tornar, efetivamente, um espaço pedagógico e um lugar educativo por excelência. “Intenta também acolher os pais e suas queixas, munindo-os de estratégias mais adequadas para se relacionar com seus filhos”, complementa o acadêmico Mateus Guedes.
As atividades abordam temáticas essenciais para o desenvolvimento das crianças como: atenção e concentração; problemas de aprendizagem; habilidades sociais; desenvolvimento psicomotor e afetividade, dentre outras. “Este estágio aproxima nossa prática profissional com a realidade que vamos encontrar depois de formados. Percebemos como o trabalho escolar tem dificuldades e empecilhos, e assim, temos que procurar recursos, conteúdos e equipamentos para trabalhar junto a esta realidade que está presente na Educação como um todo, não somente aqui em Irati”, conclui Guedes.