Encontro paranaense de professores de língua espanhola é realizado na Unicentro
Durante os dias 15, 16 e 17, no campus da Unicentro de Irati, mais de 100 professores de língua espanhola, acadêmicos e docentes participaram do oitavo Encontro Paranaense de professores de língua espanhola. O objetivo do evento, de acordo com a organizadora, Cibele Krause Lemke, foi o de promover um debate sobre o ensino da língua estrangeira na educação brasileira e ainda, desenvolver o ensino através de troca de experiências e novas práticas de ensino. “A Universidade está oferecendo oportunidades de trazer os professores outra vez para dentro dela e, ao mesmo tempo, fornecendo aos alunos da graduação um contato com os professores que já atuam na área, gerando assim uma troca de informações e de saberes”.
Além de oficinas, apresentações de trabalhos e palestras, os participantes também puderam discutir a Lei Estadual 11.161/2005, que trata sobre a obrigatoriedade do ensino de disciplina estrangeira nas escolas municipais e estaduais paranaenses. “O que é interessante é que o Estado do Paraná sempre esteve avançado na aplicação de leis educacionais, mas nesta específica, que regulamenta o ensino de línguas estrangeiras nas escolas, ele tem sido muito negligente”, destaca Cibele.
O espaço de debates sobre a educação estrangeira através do encontro acontece anualmente e serve como apoio aos profissionais da área. “A gente teve como objetivo congregar professores do estado e dos acadêmicos para um momento de intercâmbio e de formação continuada”, finalizou a organizadora.