Docentes da Unicentro viajam para discutir convênio e intercâmbio com universidades alemãs
Desde a última quarta-feira (20), professores do Departamento de Engenharia Florestal da Unicentro e o engenheiro Carlos Henrique Nauiack estão em viagem pela Alemanha para discutir o convênio Unibral com professores alemães. O Programa Unibral visa apoiar projetos de parceria entre universidades brasileiras e alemãs para promover o intercâmbio entre docentes e estudantes de graduação.
Na ocasião, os professores visitarão os acadêmicos do curso de Engenharia Florestal da instituição que estão estudando no país e participarão de discussões sobre as atividades dos próximos anos do convênio. Os professores Afonso Figueiredo Filho, Eduardo da Silva Lopes, Everton Hillig e Flávio Augusto de Oliveira Garcia, envolvidos em três grandes projetos com financiamentos do governo federal e estadual, irão propor a formatação de um curso de pós-graduação em parceria entre a Unicentro e a Universidade de Rottenburg, na Alemanha.
Outra atividade dos docentes no exterior é o ajuste dos detalhes para a ida de dois estudantes de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais da universidade, que realizaram parte do trabalho de dissertação na Alemanha, por meio de financiamento da Fundação Araucária, procedimento inédito na Pós-Graduação da Unicentro.
Uma longa programação a respeito do projeto “Estratégias para o manejo florestal sustentável em pequenas propriedades rurais no Centro-Sul do Paraná”, desenvolvido em parceria entre a Unicentro e a Universidade de Rottenburg, faz parte do roteiro dos professores. Serão feitas visitas a universidades, indústrias e feiras em busca de estratégias a serem estudadas e implementadas na região de abrangência do projeto, visando o manejo das pequenas propriedades locais. Esse projeto já contou com R$ 1,1 milhão de investimentos em um primeiro momento, oriundos dos governos estaduais do Paraná e de Baden-Württenberg (umas das unidades federativas da Alemanha) e já foram aprovados mais recursos, no valor de R$ 2 milhões, para o período de 2013 a 2015.
A comitiva segue em viagem pela Alemanha até o dia 2 de dezembro.