Unicentro concede o título de Doutor Honoris Causa à Denise Stoklos
Programado para acontecer de 29 de setembro a 06 de outubro de 2013 e com uma ampla programação, o II FESTIVAL DE TEATRO DENISE STOKLOS terá como destaque a concessão do título “Doutor Honoris Causa” a consagrada atriz iratiense Denise Stoklos que completa 45 anos de carreira.
Nascida em 14 de julho, Denise é filha de João e de Jani Nunes Stoklos, irmã de Dayse, João Luís e Sérgio e mãe Taís e Piatã. Cursou o primário no Grupo Escolar Duque de Caxias em Irati. Depois foi para o internato em Castro, onde permaneceu por três anos. Em seguida foi estudar em Curitiba, formou-se em Jornalismo em 1971 pela UFPR e Ciências Sociais em 1971 pela PUC.
A sua carreira artística iniciou nos anos 60 e quando encenou a peça “Círculo na Lua, Lama na Rua” em 27 de novembro de 1968, numa produção do Grupo Ferramenta, da Faculdade de Filosofia da Universidade do Paraná, no Teatro de Bolso em Curitiba e a peça foi editada em 1969, pela editora do Jornal O Debate em Irati, de José Maria Orreda. Em seguida, vieram as seguintes peças: 1969, A Semana; 1970, Vejo o Sol; 1971, Mar Doce Prisão; 1973, Cadillac de Lata – adaptação, dramaturgia e parte do texto; 1980, One Woman Show – criação; 1982, Elis Regina – criação; 1986, Habeas Corpus co-criação; 1987, Denise Stoklos in Mary Stuart – adaptação, dramaturgia e parte do texto; 1988, Hamlet em Irati – adaptação, dramaturgia e parte do texto; 1989, M; 1990, Casa; 1992, 500 anos – Um Fax de Denise Stoklos para Cristóvão Colombo; 1993, Amanhã Será Tarde e Depois de Amanhã Nem Existe; 1994, Des-medéia (adaptação dramaturgia e parte do texto); 1995, Elogio – adaptação, dramaturgia e parte do texto; 1996, Mais Pesado do que o Ar/ Santos Dumont; 1997, Desobediência Civil – adaptação, dramaturgia e parte do texto; 1999, Vozes Dissonantes, dramaturgia e parte do texto; 2000, Louise Bourgeois – I do, I undo, I redo – adaptação, dramaturgia e parte do texto; 2001, Calendário de Pedra.
Denise destaca-se por desenvolver uma atividade muito específica dentro das artes. Luiza Nelma Fillus, presidente da ALACS, enaltece a artista iratiense “refiro-me a seu teatro, que foi criado e denominado por ela de Teatro Essencial, cuja característica principal resume-se a interpretar, usando o mínimo de recursos externos e o máximo de expressão corporal, utilizando-se de gestos, danças, falas, músicas, entre outros recursos, onde a atriz faz um mosaico da potencialidade humana de representação”.
Além de atriz, Denise escreve, dirige e se responsabiliza integralmente pela montagem de suas peças, isto é, desde a concepção até a encenação. Aí está a grande diferença da atriz, que ao atuar sozinha no palco, coordenando e criando todo o espetáculo, faz com que ela própria se baste, ela própria preencha todos os espaços, como se tivesse uma multidão contracenando com ela, e é onde a magia da arte acontece, porque a atriz consegue convencer e magnetizar a plateia, e, sobretudo, transformá-la.
Seu trabalho é reconhecido mundialmente; as suas peças já foram encenadas em diversos países como Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, China, Colômbia, Cuba, Dinamarca, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Inglaterra, Índia, Irlanda, Israel, Itália, México, Noruega, Portugal, Romênia, Rússia, Suíça, Suécia, Taiwan, Ucrânia, Uruguai, Japão.
É a sua trajetória de sucesso, de estudos, de reconhecimento de crítica e de público como atriz, diretora e autora de seus espetáculos que deixa os iratienses muito orgulhosos pela cidadã e atriz que conquistou o mundo pela arte teatral.
Denise e(m) Irati: Doutora Honoris Causa, Festival de Teatro
Inspirados na representatividade artística de Denise Stoklos, que tem sido uma das pessoas de Irati, que mais divulga suas raízes, além do que seu trabalho se constitui numa referência para atores, atrizes e profissionais do teatro, em 12 de março de 2002, um grupo de iratienses, formado por 71 participantes, instituiu a Fundação Denise Stoklos de Desenvolvimento Artístico, Cultural, Científico e Tecnológico de Irati, com o objetivo de divulgar a obra de Denise Stoklos e outras formas de criação artística, cultural e científica, bem como desenvolver projetos e apoiar ações nas áreas de educação, saúde, produção e difusão tecnológica.
Com essa referência, segundo Claudete Basen, Secretária de Patrimônio Histórico, Turismo, Cultura, Lazer e Desporto de Irati, em 2005 um grupo de artistas iratienses, liderados por Luiza Nelma Fillus, encontravam-se mensalmente para discutir ações culturais voltadas às Artes Cênicas, e neste mesmo ano foi realizada a 1ª Mostra de Teatro Amador de Irati.
Com autorização de Denise Stoklos, nasceu a primeira edição do Festival de Teatro Denise Stoklos em 2012. Em 2013, em ação conjunta da Divisão de Promoção Cultural/UNICENTRO/Campus Irati, a Prefeitura Municipal de Irati – Secretaria Municipal de Patrimônio Histórico, Turismo, Cultura, Lazer e Desporto de Irati, Acadêmia de Letras, Artes e Ciências do Centro Sul – ALACS, Fundação Denise Stoklos e Centro Cultural Clube do Comércio, é realizado o II FESTIVAL ESTADUAL DE TEATRO DENISE STOKLOS com o objetivo de trazer para a cena teatral a grande personalidade mundial Denise Stoklos. de valorizar e difundir esta Arte e atrair público da cidade e região.
A Secretária de Cultura de Irati expressa que a realização deste evento em Irati “é um presente para nossa cidade, uma honra. Uma oportunidade relevante para crescermos como indivíduos, devido a qualidade da programação e pelo poder de transformação que a arte possui, em como, para o progresso turístico do município.”
O ápice do Festival está na outorga do título Doutor Honoris Causa à Denise, no dia 1º de outubro. Este título é concedido a personalidades que se tenham destacado, seja pelo saber, seja pela atuação em prol das ciências, das letras e das artes, ou melhor entendimento entre os povos.
Assim, a UNICENTRO concede à Denise o título de Doutor Honoris Causa, devido ao destaque mundial na Arte Dramatúrgica e por ser criadora do Teatro Essencial e atriz iratiense, sendo um grande prestígio para a Universidade.
Ao receber o título, Denise Stoklos diz “a UNICENTRO vai conceder o título Doutora Honoris Causa a esta iratiense que trabalha continuamente por 45 anos como atriz de teatro (e apenas em teatro, não em televisão, não em cinema, não em publicidade, não em aulas) talvez um caso único na história do nosso país, onde tantas vezes equivocadamente aplicam-se essas diferentes mídias a atores, como se elas fossem de mesma raiz e propósito. Mas o exercício do ator ou atriz, ancestralmente refere-se ao trabalho com os princípios sagrados do teatro: o exercício da reflexão por amor e liberdade. Espero que o gesto da UNICENTRO inspire os jovens a se dedicarem a esses princípios. Minha gratidão imensurável à UNICENTRO! ”
Para participar das atividades basta chegar com antecedência aos locais designados, pois não haverá taxa de ingresso. Cabe ressaltar que estarão disponíveis apenas 300 cadeiras na UNICENTRO e 150 cadeiras no Centro Cultural Clube do Comércio.
A programação completa do festival pode ser conferida no site do evento.