Cursos do Campus Irati avaliados no Enade 2011 estão acima da média nacional

Cursos do Campus Irati avaliados no Enade 2011 estão acima da média nacional

Os cursos da Unicentro avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o Enade 2011, obtiveram notas acima da média nacional, ou seja, entre 3 e 5, no Conceito Preliminar de Curso (CPC). Já no Índice Geral de Cursos (IGC) a Unicentro recebeu nota 4. O resultado do exame de 2011, realizado em novembro do ano passado, foi divulgado na quarta-feira, 6 de dezembro, pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com a Diretoria de Avaliação Institucional (Dirai) da Unicentro, esta é a primeira vez que a Unicentro recebe nota 4 no IGC, que, segundo o MEC, é um instrumento, construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição, que sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. O IGC é medido através de notas que variam de 1 a 5.

Para o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, essa nota 4 no IGC demonstra que o trabalho executado está no caminho certo. “Pela primeira vez a Unicentro obteve índice 4 no IGC, o que demonstra o avanço nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão. Além disso, esse avanço comprova aquilo que já estávamos visualizando, que é o trabalho executado com qualidade, algo que buscamos dia a dia em nossa instituição e que só é possível graças às pessoas que compõem nosso quadro pedagógico e administrativo. É uma conquista de todos os que trabalham na Unicentro”, afirmou o reitor.

Quanto ao CPC, que avalia os cursos de graduação, em Irati foram avaliados os cursos de Educação Física – licenciatura (nota 4), Engenharia Ambiental (4), Engenharia Florestal (4), Geografia – licenciatura (4), História (4), Letras – habilitação em Letras Português (4), Matemática (4) e Pedagogia (4).

Em Guarapuava, a avaliação abrangeu os cursos de Ciência da Computação (3), Ciências Biológicas EaD (4), Ciências Biológicas (4), Engenharia de Alimentos (4), Filosofia (4), Física (5), Geografia – bacharelado (4), Geografia – licenciatura (4), História (4), Letras – língua portuguesa (4), Matemática (3), Pedagogia – Docência e Gestão Educacional (4), Química – licenciatura (5) e Química – bacharelado (4).

Dos campi avançados, passou por avaliação o curso de Pedagogia – Docência e Gestão Educacional, em Chopinzinho e Pitanga, sendo que ambos obtiveram nota 3 no conceito CPC.

Bona parabenizou os alunos, professores e funcionários da Unicentro, vinculados aos cursos avaliados. Ele destacou, ainda, que as notas são resultado do empenho e dedicação de todos que de uma forma ou outra passaram pelo processo avaliativo do MEC.

CPC

O Conceito Preliminar do Curso (CPC) é composto por sete índices. Além disso, o MEC também disponibiliza a nota por pontos corridos obtida em cada graduação, o chamado CPC Contínuo, que é o que permite comparar mais detalhadamente o desempenho de cada curso.

Os índices que compõem o CPC são a Nota do Indicador de Desempenho Esperado e Observado (peso de 35% na avaliação), Nota dos Concluintes na Prova (20%), Número de Professores Doutores Atuando no Curso (15%), Número de Professores Mestres Atuando no Curso (7,5%), Número de Professores em Regime de Trabalho Parcial ou Integral Atuando no Curso (7,5%), Nota Indicada sobre a Infraestrutura (7,5%) e Nota Indicada sobre a Organização Didático-Pedagógica (7,5%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *