Cursos do Campus Irati avaliados no Enade 2011 estão acima da média nacional
Os cursos da Unicentro avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o Enade 2011, obtiveram notas acima da média nacional, ou seja, entre 3 e 5, no Conceito Preliminar de Curso (CPC). Já no Índice Geral de Cursos (IGC) a Unicentro recebeu nota 4. O resultado do exame de 2011, realizado em novembro do ano passado, foi divulgado na quarta-feira, 6 de dezembro, pelo Ministério da Educação (MEC).
De acordo com a Diretoria de Avaliação Institucional (Dirai) da Unicentro, esta é a primeira vez que a Unicentro recebe nota 4 no IGC, que, segundo o MEC, é um instrumento, construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição, que sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. O IGC é medido através de notas que variam de 1 a 5.
Para o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, essa nota 4 no IGC demonstra que o trabalho executado está no caminho certo. “Pela primeira vez a Unicentro obteve índice 4 no IGC, o que demonstra o avanço nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão. Além disso, esse avanço comprova aquilo que já estávamos visualizando, que é o trabalho executado com qualidade, algo que buscamos dia a dia em nossa instituição e que só é possível graças às pessoas que compõem nosso quadro pedagógico e administrativo. É uma conquista de todos os que trabalham na Unicentro”, afirmou o reitor.
Quanto ao CPC, que avalia os cursos de graduação, em Irati foram avaliados os cursos de Educação Física – licenciatura (nota 4), Engenharia Ambiental (4), Engenharia Florestal (4), Geografia – licenciatura (4), História (4), Letras – habilitação em Letras Português (4), Matemática (4) e Pedagogia (4).
Em Guarapuava, a avaliação abrangeu os cursos de Ciência da Computação (3), Ciências Biológicas EaD (4), Ciências Biológicas (4), Engenharia de Alimentos (4), Filosofia (4), Física (5), Geografia – bacharelado (4), Geografia – licenciatura (4), História (4), Letras – língua portuguesa (4), Matemática (3), Pedagogia – Docência e Gestão Educacional (4), Química – licenciatura (5) e Química – bacharelado (4).
Dos campi avançados, passou por avaliação o curso de Pedagogia – Docência e Gestão Educacional, em Chopinzinho e Pitanga, sendo que ambos obtiveram nota 3 no conceito CPC.
Bona parabenizou os alunos, professores e funcionários da Unicentro, vinculados aos cursos avaliados. Ele destacou, ainda, que as notas são resultado do empenho e dedicação de todos que de uma forma ou outra passaram pelo processo avaliativo do MEC.
CPC
O Conceito Preliminar do Curso (CPC) é composto por sete índices. Além disso, o MEC também disponibiliza a nota por pontos corridos obtida em cada graduação, o chamado CPC Contínuo, que é o que permite comparar mais detalhadamente o desempenho de cada curso.
Os índices que compõem o CPC são a Nota do Indicador de Desempenho Esperado e Observado (peso de 35% na avaliação), Nota dos Concluintes na Prova (20%), Número de Professores Doutores Atuando no Curso (15%), Número de Professores Mestres Atuando no Curso (7,5%), Número de Professores em Regime de Trabalho Parcial ou Integral Atuando no Curso (7,5%), Nota Indicada sobre a Infraestrutura (7,5%) e Nota Indicada sobre a Organização Didático-Pedagógica (7,5%).