PROJETOS VIGENTES


2017 (atual) Análise da promoção turística do patrimônio cultural de Curitiba e Foz do Iguaçu através de seus websites e redes sociais

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (  ) / Mestrado acadêmico: (  ) / Doutorado: (  ) .

Integrantes: Poliana Fabíula Cardozo – Coordenador

Financiador(es): Ministério da Ciência e da Tecnologia – Auxílio financeiro.

 


2014 (atual) Desenvolvimento de metodologia de planejamento turístico em comunidades rurais 

O recorte espacial que envolve a proposta de estudo aqui apresentada se refere a comunidades de imigrantes situadas no Estado do Paraná, sendo estas: Witmarsum, no município de Palmeira; Castrolanda, no município de Castro; e Entre Rios, no município de Guarapuava. Estas comunidades apresentam particulares entre si, uma vez que elas são criadas após o primeiro grande ciclo migratório que ocorre no Paraná. Como esta proposta tem como principal objetivo entender como se dá o desenvolvimento do turismo, uma atividade social e econômica, por meio do cooperativismo envolvendo o planejamento participativo, formas de organização que dependem de uma ação coletiva tanto para sua existência como para a afirmação destas por meio de instituições, para esta proposta é tomada como principal referência a obra de Elinor Ostrom (2011).

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Poliana Fabíula Cardozo – Coordenador / Ms. Alessandro de Melo – Integrante / Diogo Luders Fernandes – Integrante / Joelcio – Integrante / Carla Caroline Holm – Integrante / Rafael Siqueira de Guimarães – Integrante / Ana Paula Farias – Integrante / Luiz Henrique Salvatti – Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

 


2014 (atual) A determinação dos índices de representação do relevo como suporte ao plano de manejo de unidades de conservação – estudo de caso da Reserva Biológica das Araucárias /Pr.

Os problemas ambientais relacionados à utilização indiscriminada dos recursos naturais resultaram em medidas e ações em prol da conservação ambiental, como a criação e implementação das unidades de conservação. Estas áreas têm como linha mestra para o desenvolvimento de suas atividades o Plano de Manejo, o qual apresenta por meio do Zoneamento Ambiental à divisão da unidade em porções territoriais homogêneas, conforme seu grau de conservação, biodiversidade e fragilidade ambiental. Apesar de existirem roteiros para elaboração deste documento, mencionando os critérios a serem considerados no estabelecimento do zoneamento, sente-se a necessidade do delineamento de variáveis, parâmetros e métodos à obtenção dos seus critérios. Neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo verificar a utilização dos Índices de Representação do Relevo como suporte ao Plano de Manejo, tendo como área de estudo a Reserva Biológica das Araucárias. As informações relacionadas à geomorfologia, a drenagem e suas relações com a distribuição dos solos, levantadas por meio do processamento de atributos derivados do modelo numérico do terreno, MNT, como: a altitude em relação ao canal de drenagem (Altitude Above Channel Network), o potencial de erosão e sedimentação (Multiresolution Index of Valley Bottom Flatness), a declividade (Slope), a relação do comprimento de rampa e declividade (LS – Factor) e o índice de umidade (Wetness Index), contemplam a Variabilidade e Suscetibilidade Ambiental, presentes nesses roteiros como alguns dos critérios de zoneamento. O processamento dos índices auxiliará no detalhamento das informações pedológicas e no estabelecimento de Classes Limitantes que, associadas ao uso do solo da reserva, permitirá uma orientação para o zoneamento, fundamentada na limitação e aptidão de uso das terras.

O Projeto é financiado pela Fundação Araucária/Boticário.

Coordenador: Ronaldo Ferreira Maganhotto


2014 (atual) Inovação para a sustentabilidade ambiental e estratégia competitiva em redes hoteleiras: elaboração de um modelo de relação

O projeto é uma continuação da pesquisa a respeito da inovação sustentável na hotelaria, realizada nos períodos de 2012 a 2014. A partir de um aprofundamento e discussão teórica realizada na pesquisa anterior, este projeto visa apresentar um viés mais prático, dispondo-se a entender a relação entre as inovações para a sustentabilidade ambiental e as estratégias competitivas organizacionais das redes hoteleiras.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Coordenadora: Vanessa de Oliveira Menezes


2013  (atual) Utilização dos Índices de Representação do Relevo como ferramenta de suporte no Zoneamento Ambiental de Unidades de Conservação – Estudo de Caso Floresta Nacional de Irati 

A problemática ambiental, resultante da utilização indiscriminada dos recursos e do lançamento inadequado de diferentes tipos de resíduos no ambiente,  demonstrou a necessidade de ações conservacionistas, como a criação de áreas protegidas. No entanto, faz se  necessário um planejamento efetivo para assegurar o propósito destas áreas, elencando em  suas análises variáveis biofísicas que favoreçam o entendimento de sua dinâmica natural. Neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo identificar a aplicação dos Índices de Representação do Relevo neste processo. Os  atributos processados  reportam-se a informações relacionadas a geomorfologia, as características das  vertentes e parâmetros pedológicos. Assim, constatou-se por meio do processamento da Altitude em Relação ao Canal de Drenagem (Altitude Above Channel Network), do Potencial de Erosão e Sedimentação (Multiresolution Index of Valley Bottom  Flatness), da Declividade(Slope), da Relação do Comprimento de Rampa e Declividade (LS – Factor) edoÍndice de Umidade (Wetness Index) a possibilidade de se obter dados relacionados a vulnerabilidade ambiental e à pedologia, contribuindo tanto no processo de zoneamento da unidade quanto no refinamento de informações pedológicas e na classificação dos solos. Esta pesquisa realizou-se na Floresta Nacional, FLONA, de Irati, unidade de conservação de uso sustentável, a qual se encontra desprovida de Plano de Manejo. Desta feita, estas informações mostram-se relevantes às tomadas de decisão relacionadas ao seu planejamento e manejo.

Coordenador: Ronaldo Ferreira Maganhotto

 


PROJETOS ANTERIORES


2012-xxxx  Interpretação do patrimônio

A pesquisa estudou as possibilidades e impactos da interpretação do patrimônio como forma de educação patrimonial.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .

Coordenadora: Poliana Fabíula Cardozo

Equipe executora: Joelcio dos Santos Gonçalves  e Carla Caroline Holm

  


2013- 2015 Bacharéis do Curso de Turismo do Campus Universitário de Irati- UNICENTRO, dos anos de 2011 a 2014 no mercado de trabalho

A pesquisa em foco tem como premissa buscar informações quanto a colocação dos egressos do Curso de Turismo da UNICENTRO, nos anos de 2011 a 2014, no mercado de trabalho em Turismo. Deste modo, esta pesquisa tem como meta verificar se os egressos estão atuando na área de formação, pois falar de profissões no mercado de trabalho, na economia brasileira, é algo peculiar, pois se sabe que muitas áreas de trabalho estão em ascensão, assim como outras, em declínio. Neste sentido entende-se que o profissional em Turismo no Brasil, está começando ocupar seu espaço no mercado de trabalho, nos setores públicos e privados. Investigar a atuação dos egressos no mercado de trabalho na área de turismo nos anos de 2011 a 2014.

O trabalho para a criação do projeto do curso de Turismo, deu-se início no ano de 2002 e no ano de 2003 foi colocado em prática o curso com a primeira turma de 40 alunos. O curso teve o reconhecimento no ano de 2006 pelo Decreto nº. 7711, do Governo do Estado do Paraná. De acordo com o Projeto Pedagógico do curso, a criação no Campus Universitário de Irati- UNICENTRO teve como justificativa pelas características regionais próprias ao desenvolvimento do turismo ecológico, rural, cultural e pela necessidade de incentivos ao desenvolvimento sustentável dos municípios que integram a região de abrangência da Universidade.

Coordenadora: Elieti Fatima de Goveia

 


2012 – 2014 Inovações sustentáveis na hotelaria

O projeto teve como objetivo compreender, por meio de uma pesquisa teórica, de que forma as inovações sustentáveis podem ser aplicadas ao setor turístico. Já os objetivos específicos são: definir, a partir dos diversos conceitos existentes o que são inovações sustentáveis; verificar de que forma essas inovações podem ser aplicadas em uma empresa ligada ao setor de serviços; e levantar quais inovações sustentáveis já tem sido implementadas dentro do contexto hoteleiro.

Coordenadora: Vanessa de Oliveira Menezes

 


2011 – 2013 – A aplicação dos Índices de Representação do Relevo como variável no planejamento ambiental de unidades de conservação: estudo de caso Floresta Nacional de Irati.

A problemática ambiental, resultante da utilização indiscriminada dos recursos e do lançamento inadequado de diferentes tipos de resíduos no ambiente,  demonstrou a necessidade de ações conservacionistas,  como a criação de áreas protegidas. No entanto,  faz-se  necessário  um  planejamento  efetivo  para  assegurar  o  propósito destas  áreas,  elencando  em  suas  análises  variáveis  biofísicas  que  favoreçam  o entendimento  de  sua  dinâmica  natural.  Neste  contexto,  a  presente  pesquisa  tem como objetivo identificar a aplicação dos Índices de Representação do Relevo neste processo.  Os  atributos  processados  reportam-se  a  informações  relacionadas  a geomorfologia,  as  características  das  vertentes  e  parâmetros  pedológicos.  Assim, constatou-se  por  meio  do  processamento  da  Altitude  em  Relação  ao  Canal  de Drenagem  (Altitude  Above  Channel  Network),  do  Potencial  de  Erosão  e Sedimentação  (Multiresolution  Index  of  Valley  Bottom  Flatness),  da Declividade(Slope),  da  Relação  do  Comprimento  de  Rampa  e  Declividade  (LS  – Factor)  e do Índice  de  Umidade  (Wetness Index)  a  possibilidade  de  se  obter dados relacionados  a  vulnerabilidade  ambiental  e  à  pedologia,  contribuindo  tanto  no processo  de  zoneamento  da  unidade  quanto  no  refinamento  de  informações pedológicas  e  na  classificação  dos  solos.  Esta  pesquisa  realizou-se  na  Floresta Nacional,  FLONA,  de Irati,  unidade  de  conservação  de  uso  sustentável,  a  qual  se encontra desprovida de Plano de Manejo. Desta feita, estas informações mostram-se relevantes às tomadas de decisão relacionadas ao seu planejamento e manejo.

Coordenador: Ronaldo Ferreira Maganhotto

 


2009 – 2011 – A identificação do potencial turístico em unidades de conservação tendo como base sua fragilidade física ambiental – estudo de caso Floresta Nacional de Irati 

Diante da demanda turística por áreas naturais evidencia-se a necessidade de medidas integradas de planejamento. Assim, o planejamento turístico em unidades de conservação deve estar pautado nas características biofísicas. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo identificar a potencialidade turística da FLONA de Irati baseando-se em sua Fragilidade Física Ambiental. Desta feita, verificou-se que em torno de 60% da FLONA de Irati apresentou uma Fragilidade Baixa não apresentando nenhuma restrição ao uso turístico, pois estas atividades devem priorizar a preservação e conservação ambiental.

Coordenador: Ronaldo Ferreira Maganhotto

 


2008-2011 Planejamento turístico municipal em Irati e Prudentópolis: cultura como atrativo 

A pesquisa tratou do planejamento turístico municipal em Irati/Pr e em Prudentópolis/Pr, especialmente no que diz respeito às especificidades da cultura como atrativo turístico dessas duas cidades.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Coordenador: Poliana Fabíula Cardozo

Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 4

 


2008-2009 Avaliação de potencial turístico do Parque Ambiental da Pedreira, Rio Azul-PR 

Planejar é imprescindível, mas antes de atentar para a elaboração de documentos do planejamento, faz-se necessário o conhecimento em profundidade da realidade (diagnosticação) sob a qual se debruça o planejador e sua equipe. Para tal a realização de inventário da oferta, sua avaliação e hierarquização, bem com conhecimento da demanda são passos importantes e imprescindíveis para o diagnóstico de sucesso. Assim sendo, avaliar e hierarquizar atrativos, para melhor ordenar as ações de planejamento (tanto em nível estratégico, como tático e operacional), torna-se imperativo para seguir com metodologias eficientes do planejamento. O que se pretende neste projeto é a hierarquização dos atrativos turísticos da cidade de Irati, Pr, da seguinte forma: Objetivo geral: realizar a avaliação de potencial turístico do Parque Ambiental Municipal Salto da Pedreira, Rio Azul Pr. Objetivos específicos: Análise do Inventário Turístico Municipal (ITM); e Aplicação de metodologia de avaliação de potencial da Secretaria de Estado de Turismo do Paraná..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Coordenadora: Poliana Fabíula Cardozo

  


2007 – 2009 – Análise da Fragilidade Física Ambiental Como Suporte ao Planejamento do Ecoturismo em Unidades de Conservação: Estudo de Caso Floresta Nacional de Irati

Uma série de fatores, como o crescimento demográfico desordenado, a industrialização e a exploração dos recursos naturais, entre outros, têm influenciado negativamente na salubridade ambiental. As unidades de conservação estão inseridas nesse cenário como agentes reguladores da utilização irracional da natureza e como instrumento de educação ambiental a partir de atividades recreativas. No entanto, grande parte dessas áreas apresenta ausência ou deficiências quanto ao seu plano de manejo. Nesse contexto, o levantamento da fragilidade física ambiental da Floresta Nacional (FLONA) de Irati, PR, objetivo deste trabalho, poderá auxiliar na atualização do plano de manejo, assim como no planejamento e gestão da unidade. A metodologia de Ross (1994)  orientou o desenvolvimento da pesquisa e identificou quatro classes de fragilidade, sendo predominante a classe de fragilidade baixa, que ocupa cerca de 60% da área. No  entanto, as classes de fragilidade alta e muito alta requerem uma maior atenção, já que a unidade configura-se como de uso sustentável, fato que regulamenta a utilização direta da natureza. Além disso, tais informações poderão auxiliar no planejamento turístico, dando subsídio à implantação do ecoturismo, de trilhas e de demais ações que deverão ser direcionadas para as classes de menor fragilidade.

Coordenador: Ronaldo Ferreira Maganhotto