Acadêmicos do curso de Turismo da UNICENTRO têm trabalhos científicos aprovados no Festival das Cataratas 2018

E mais um ano os acadêmicos do curso de Bacharelado em Turismo da UNICENTRO possuem artigos aprovados para apresentar no 12º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, que neste ano terá como tema “Turismo e Gestão de Crises”.

Faça já sua inscrição e participe desse grande evento. Será nos dias 20, 21 e 22 de junho, em Foz do Iguaçu

http://festivaldeturismodascataratas.com/wp-content/uploads/2018/06/resultado-trabalhos-aprovados-2018-v2.pdf

 

 


Segmentação e Tendência do Turismo em destaque no Curso de Turismo

No dia 10 de outubro de 2016, Ana Paula Perardt Farias, egressa do Curso de Turismo da Unicentro, ministrou a palestra  “Turismo: Segmentação e Tendências”, aos alunos do curso do Turismo. A palestra teve como objetivo trazer novas informações aos estudantes do Curso.

ana 


Acadêmicos de Turismo assistem palestra sobre desenvolvimento comunitário

No dia 19 de  maio de 2016 a egressa Patrícia Denkewicz, do Curso de Turismo, ministrou a palestra “Desenvolvimento comunitário como resultado da atividade turística”. A palestra, destinada aos acadêmicos dos alunos do 4º ano do Curso de Turismo tinha como objetivo trazer novos conhecimentos aos estudantes.

patricia


Acadêmicos do Curso de Turismo são contemplados com bolsas de Iniciação Científica

Ao todo, foram 4 acadêmicos contemplados no Programa de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/Fundação Araucária. As bolsas foram distribuídas de acordo com os critérios previstos no Edital nº 003/2016 – DIRPES/PROIC. O valor da bolsa é R$ 400,00 e se estenderá por 12 meses. Uma acadêmica do 3º ano e três do 2º ano terão a oportunidade de fazer parte do Programa Institucional de Iniciação Científica (PROIC), que tem como objetivos:

  • Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa;
  • Incentivar a participação de alunos dos cursos de graduação em Projetos de Pesquisa de Iniciação Científica.
  • Desenvolver em alunos de Ensino Superior, o pensamento e a prática científica, com a orientação de pesquisadores qualificados.
  • Assegurar maior cooperação entre corpo discente e docente nas atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.
  • Propiciar a melhoria da qualidade de ensino.
  • Qualificar recursos humanos para posterior inserção em programas de pós-graduação e aprimorar o processo de formação de profissionais.
  • Contribuir para o incremento da produção científica e tecnológica, e para a disseminação dos resultados das pesquisas.
  • Favorecer a consolidação dos grupos e linhas de pesquisa institucionais.

Os acadêmicos têm a oportunidade de participar de um evento específico que ocorrerá no mês de novembro e divulgar suas pesquisas.

Maiores informações sobre o XXV Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) no site: http://eaic.unicentro.br/eaic2016/portal/


Fitur e Congretur integram acadêmicos de Turismo

Com o tema “Turismo e Tecnologias”, a Unicentro e a Universidade Estadual de Ponta Grossa, a UEPG, realizaram em parceria a XII Jornada Acadêmica de Turismo (Fitur), e o IV Congresso de Turismo dos Campos Gerais (Congretur). Além da apresentação de trabalhos, palestras, minicursos, oficinas e mesas-redondas, a programação também incluiu a II Gincana Acadêmica Cultural de Cursos de Turismo.

“Como é um tema atual nas discussões sobre o Turismo, era um assunto que a UEPG queria trabalhar em seu evento e nós da Unicentro também. Então por que não unir forças e fazer o evento juntos?”, afirma a professora do Departamento de Turismo da Unicentro, Paula Grechinski.

A professora do curso de Turismo da UEPG, Valéria Albach lembra que para trabalhar o tema Turismo e Tecnologias, durante os dias do congresso, foram apresentadas técnicas, experiências e relatos que envolvem o tema, o conceito de economia colaborativa, aplicativos, dentre outros pontos que envolvem a área. Para a professora, os profissionais de Turismo não precisam necessariamente ter o conhecimento técnico, mas saber onde buscar esses recursos.

“É um tema que nas nossas disciplinas curricularmente ainda não conseguimos contemplar toda a evolução. É bem importante que ele seja discutido paralelamente e que aí tenhamos mais subsídios para os nossos currículos. A questão da rede mundial de computadores, as mídias sociais, e os relacionamentos que os alunos constroem nos eventos, tudo isso faz parte deste objetivo”, ressalta Valéria.

Além dos acadêmicos da Unicentro e da UEPG, participaram do encontro, alunos do curso de Turismo e Meio Ambiente da Universidade Estadual do Paraná, a Unespar, de Campo Mourão. “Os cursos de Turismo aqui do Paraná precisam ter mais força, conhecer as outras faculdades e nós, os nossos futuros colegas de trabalho. Como profissionais ou estudantes, estas iniciativas permitem que possamos interagir e fazer novas amizades”, destaca o acadêmico da Unespar, Fernando Ferrari.

Com os conceitos de tecnologia e turismo, a gincana propôs uma imersão nas redes sociais. Os alunos criaram perfis, produziram vídeos e compartilharam informações. Para cumprir as provas, as equipes tiveram que usar a criatividade para criar gritos de guerra e cosplays. Mas também usaram o conhecimento teórico para simular a venda de um roteiro turístico e criar um vídeo para apresentar o curso.

“Vemos a Gincana como uma possibilidade de integração entre os alunos e de nós professores estarmos também integrando num momento festivo realmente, de confraternização. São disputadas provas que trabalham tanto a questão teórica e prática, quanto de animação e criatividade, favorecendo que os nossos alunos, primeiro, integrem entre eles, que as equipes devem ser formadas pelos próprios acadêmicos do curso, e ao final acaba havendo uma confraternização entre os alunos das próprias universidades”, salienta o chefe do Departamento de Turismo, professor Diogo Lüders Fernandes.

Ao final da Gincana, a expectativa para saber a equipe vencedora era grande. E foram as meninas da equipe Highlander’s, da UEPG, que conquistaram mais pontos e venceram a gincana. “Nós somos uma equipe um pouquinho mais experiente, a maioria de nós tem mais de 40 anos. É uma experiência única, porque voltar para a universidade depois de anos que saímos, voltamos com outro pique, com outra experiência realmente, e é uma forma de aprender de novo de outra maneira”, afirma a acadêmica Rosângela Grigol, integrante da Highlander’s.

Divisão de Comunicação Social – Unicentro campus Irati

XII FITUR e IV CONGRETUR


Acadêmicos de Turismo visitam meios de hospedagem em Curitiba

Os acadêmicos do 2º, 3º e 4º anos do Curso de Turismo realizaram no dia 07 de novembro visita técnica a dois meios de hospedagem da capital paranaense; o Bourbon Batel Express Hotel e o Pestana Curitiba City Center & Conference Hotel. Coordenada pela Profa. Vanessa de Oliveira Menezes, a bem sucedida atividade tinha como objetivo conhecer dois diferentes meios de hospedagem a fim de propiciar aos acadêmicos maior conhecimento sobre as práticas do mercado de hospedagem.

12243865_10153148949157201_390433551_n (2)


Rio Negro, Mafra e Lapa

Entre os dias 12 e 13 de setembro de 2015 os acadêmicos do Curso de Turismo, supervisionados pelos professores Leandro Baptista, Maycon Luiz Tchmolo e Paula Grechinski visitaram as cidades de Rio Negro (PR), Mafra (SC) e Lapa (PR). A atividade tinha como objetivo mostrar na prática a formatação de novos produtos turísticos, aproveitando potenciais culturais e gastronômicos, além de entender o patrimônio histórico material como produto turístico. Todas as visitas foram acompanhadas por profissionais especializados que transmitiram ainda mais conhecimento aos acadêmicos.

12004916_933058326767838_2291898743432631360_n


Serra da Esperança, Salto São Francisco e Canyon Guartelá

Entre os dias 15 e 16 de agosto de 2015 os acadêmicos do primeiro ano de Turismo, supervisionados pelos professores João Anésio e Elieti Goveia percorreram áreas naturais de quatro municípios da região. O roteiro incluía a Serra da Esperança e o Salto São Francisco, em Guarapuava; o Canyon Guartelá, em Tibagi; além das paisagens dos municípios de Imbituva e Castro. Durante o passeio, os alunos pernoitaram na Pousada Oosterhuis em Castrolanda, cuja proprietária, Willemien Strijker Mikulis, é egressa do curso.

11231684_916547501752254_5134285073154023390_n


 

 

Cruzeiro Marítimo pelo Mercosul

Entre os dias 06 e 13 de dezembro de 2014, acadêmicos e professores do curso de Turismo realizaram um cruzeiro internacional a bordo do navio MSC Poesia, passando pelo Uruguai e pela Argentina. Durante o período no navio, o grupo participou de uma reunião exclusiva com o comandante Marco Massa, que na ocasião explicou sobre o navio MSC Poesia, cruzeiros em geral, e respondeu a diversas perguntas e curiosidades dos acadêmicos.

navio (2)

 

montevideu (2)

buenos aires (2)

O roteiro contou com paradas em Buenos Aires, Punta del Este e Montevidéu. Esta saída a campo envolveu conteúdos estudados nas disciplinas de Introdução ao Estudo do Turismo, Transportes Turísticos e Aspectos Econômicos, cujos professores acompanharam as atividades realizadas.


Viagem de Estudos ao Chile

Em outubro de 2013, professores e estudantes do curso de Turismo realizaram uma viagem de estudos para o Chile. Durante as atividades, fomos recebidos pela Profa. Katrina Tachibana, docente do curso de Turismo da Universidad de Playa Ancha. Em 2012 a Profª Katrina participou do IX FITUR, Jornada organizada pelo Curso de Turismo da UNICENTRO, na qual explanou sobre a formação superior em Turismo na América Latina, e também sobre turismo cultural.

Viagem Chile

O grupo nas montanhas geladas do Chile.

Viagem Chile 2