LIVROS
CUNHA, Daiane Solange Stoeberl da; MELO, Desirée Paschoal de.; MEDEIROS, Graziela Guadagnini. Banqueteando saberes pesquisa e ensino de arte. Editora Pedro e João, 2022. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/banqueteando-saberes-pesquisa-e-ensino-de-arte/ Acesso em: 22 jun 2023.
CUNHA, Daiane Solange Stoeberl da (org). Arte, Atualidade e Ensino. Guarapuava: Unicentro, 2013. Disponível em: http://www2.unicentro.br/editora/files/2013/09/Arte.pdf Acesso em: 10 jul 2020.
CUNHA, Daiane Solange Stoeberl da. MELO, Desirée Paschoal de; GOMES, Érica Dias; CEBULSKI, Márcia Cristina (orgs). Arte na Atualidade. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2016. Disponível em: https://www.academia.edu/32536912/ARTE_NA_ATUALIDADE Acesso em: 03 jan 2020.
CUNHA, Daiane Solange Stoeberl da; GOMES, Érica Dias. Música na Escola? Reflexões e Possibilidades. Guarapuava: Unicentro, 2012. Disponível em: http://repositorio.unicentro.br/bitstream/123456789/366/1/M%C3%9ASICA%20NA%20ESCOLA%20-%20REFLEX%C3%95ES%20E%20POSSIBILIDADES.pdf Acesso em: 13 set 2020.
CUNHA, Daiane Solange Stoeberl da; GOMES, Érica Dias. Música e Transformação: por um olhar diferenciado da História da Música. Disponível em: https://www.academia.edu/28528855/M%C3%BAsica_e_transforma%C3%A7%C3%A3o_por_um_olhar_diferenciado_na_hist%C3%B3ria_da_m%C3%BAsica_-_livro Acesso em: 07 jun 2020.
VII SIMPÓSIO DE ARTE-EDUCAÇÃO – cd
VIII SIMPÓSIO DE ARTE-EDUCAÇÃO -cd
IX SIMPÓSIO DE ARTE-EDUCAÇÃO (2012) ISSN 2316-1418 v.1, n.1 https://anais.unicentro.br/simposioarte/pesquisa_anais2012.php
X SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ARTE-EDUCAÇÃO (2013) – ISSN 2316-1418 v.2, n.1 https://anais.unicentro.br/simposioarte/pesquisa_anais2013.php
XI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ARTE-EDUCAÇÃO (2014) ISSN 2316-1418 v.3, n.1 https://anais.unicentro.br/simposioarte/pesquisa_anais2014.php
XII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ARTE-EDUCAÇÃO (2016) ISSN: 2316-1418 v. 4, n. 1 https://anais.unicentro.br/pesquisa/#tabs-1
XIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ARTE (2023) ISSN:2595-3863 v. 5, n. 1. e o hyperlink dos anais do XIII Simpósio de Arte: https://evento.unicentro.br/anais/sia
O Núcleo de Educação a Distância da Unicentro disponibiliza para consulta e download materiais criados por professores para que utilizem como apoio aos cursos a distância e também presenciais. Por meio deste, o usuário poderá acessar a diversas produções de vídeos, textos e webconferências que contribuirão para a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem. O foco do Repositório Virtual é a disseminação e o compartilhamento de informações para que resulte na construção do conhecimento.
Vídeos do Núcleo de Educação a Distância/Coordenação Universidade Aberta do Brasil da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, Unicentro. Grande parte da produção audiovisual dos nossos cursos EaD é disponibilizada aqui para a livre consulta e compartilhamento de conhecimento.
PUBLICAÇÕES DOS PROFESSORES
- Tese: Arcádia Obstinada: a Paisagem nas Artes Visuais do Paraná. http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000058/0000580e.pdf
- Livro: LOURENÇO, C. Entre cores, formas e labirintos: arte tridimensional. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2017. v. 1. 184p .
- LOURENÇO, C.. Outros espaços: pequeno atlas de memórias de cidades.. DAPESQUISA, v. 13, p. 17-30, 2018. DOI: 10.5965/1808312913202018017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/326962556_Outros_espacos_pequeno_atlas_de_memorias_de_cidades
- LOURENÇO, C. Abordagem semiótica: em busca de uma (outra) Curitiba presentificada. DAPESQUISA, v. 6, p. 212-226, 2018. DOI: https://doi.org/10.5965/1808312906082011212. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/14007
- LOURENÇO, C.. Assim é se lhe parece: O Trompe L’oeil e a obra de Sara Ramos. In: Rosangela Cherem; Sandra Makowiecky. (Org.). Artistas Contemporâneas na teoria e história da arte. 20ed.Florianópolis: AAESC, 2016, v. 1, p. 169-182.
- LOURENÇO, C.; HEIDERMANN, C. . Os Desafios da Escola Publica Paranaense na Perspectiva do Professor PDE: A imagem da cruz na arte: uma proposta de ensino da arte a partir do cotidiano do aluno.. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – Material didático).
- CUNHA, Daiane Solange Stoeberl da; PRADA, Raquel Pastor; RODRIGUEZ, María Elena Cuenca. Formação rítmica e dança: um espaço de integração das artes conectando a educação universitária à educação básica. CUNHA, Daiane Solange Stoeberl da; MELO, Desirée Paschoal de.; MEDEIROS, Graziela Guadagnini. Banqueteando saberes pesquisa e ensino de arte. Editora Pedro e João, 2022.
Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/banqueteando-saberes-pesquisa-e-ensino-de-arte/ Acesso em: 22 jun 2023. p. 99-124. - CUNHA, Daiane Solange Stoeberl da; PRADA, Raquel Pastor. Didáctica de la danza: del aula en la universidad al aula en educación primaria In: GARCIA, Gerardo Gómez; JIMENEZ, Carmen Rodríguez; SOTO, María Natalia Campos;(et al). Nuevos escenarios educativos: hacia el horizonte 2030. Editora DYKINSON: Madrid, 2021. p. 561-565. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=793053 Acesso em: 10 jul 2023.
- CUNHA, Daiane Solange Stoeberl da; CALDAS, Felipe Rodrigo; BAHLS, Diego Paiva. O que fazem as Artes Integradas na Escola? A cartografia na prática docente em Arte. In: BAHLS, Diego Paiva; WINCHUAR, Marcio José de Lima; ZANLORENZI, Maria Josélia. Práticas Pedagógicas que
Transgridem: contribuições para a formação do professor pedagogo. Editora CRV: Curitiba, 2021. p. 19-34. Disponível em: https://www.academia.edu/104444471/O_QUE_FAZEM_AS_ARTES_INTEGRADAS_NA_ESCOLA_A_ CARTOGRAFIA_NA_PR%C3%81TICA_PEDAG%C3%93GICA_EM_ARTE_Livro_Praticas_Pedagogicas Acesso em: 10 jul 2023. - CUNHA, Daiane Solange Stoeberl da; GRUBE, Ana Rhubia Kloster. Possibilidades Didáticas de Integração das Artes a partir do Teatro de Confluência. Comunicação Oral realizada no dia 10 de agosto de 2022 no VI EnreFAEBSul. Disponível em: https://enrefaeb-sul.webnode.page/ Acesso em: 10 jul 2023.
- CUNHA, Daiane Solange Stoeberl da; SITKO, Terezinha do Belém Pereira. O uso das linguagens da arte para a reabilitação de pacientes pós-avc: uma revisão de literatura. Disponível em: https://evento.unicentro.br/files/Submissaoxarquivos/car_submissao/13_04_2021_car_submissao_10
40375393.pdf Acesso em: 10 jul 2023. - CUNHA, Daiane Solange Stoeberl da; CYBULSKI, Bruna Caroline; Abordagem Rizomática no Ensino de Arte: investigando possibilidades a partir da revisão de literatura. Disponível em: https://evento.unicentro.br/files/Submissaoxarquivos/car_submissao/17_04_2021_car_submissao_13
08341151.pdf Acesso em: 10 jul 2023. - CUNHA, Daiane Solange Stoeberl da; KUBISTY, Thomas Moser; PRINCIVAL, Viviane Cristina. O Barroco, a Beleza e o Ensino de Arte na atualidade. Disponível em: https://evento.unicentro.br/files/Submissaoxarquivos/car_submissao/12_04_2021_car_submissao_11
0934605.pdf Acesso em: 10 jul 2023. - CUNHA, Daiane Solange Stoeberl da; SANTOS, Valéria Pedroso dos. Revisão Sistemática De Publicações Científicas Brasileiras Sobre Sinestesia. Disponível em: https://evento.unicentro.br/files/Submissaoxarquivos/car_submissao/16_04_2021_car_submissao_1314431206.pdf Acesso em: 10 jul 2023.
- CUNHA, Daiane Solange Stoeberl da; GRUBE, Ana Rhubia Kloster. Revisão de Literatura sobre Teatro de Confluência: possibilidades de integração das artes. Anais… Mostra de Arte, Unicentro v4, n.1. 2021. Disponível em: https://evento.unicentro.br/files/Submissaoxarquivos/car_submissao/07_04_2021_car_submissao_0238173634.pdf Acesso em: 10 jul 2023.
- CUNHA, Daiane Solange Stoeberl da; GRUBE, Ana Rhubia Kloster. Teatro de Confluência: Possibilidades Didáticas na integração das artes. Anais… XXX ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2021. Disponível em: https://evento.unicentro.br/files/Submissaoxarquivos/car_submissao/05_10_2021_car_submissao_2331238195.pdf Acesso em: 10 jul 2023.
- CUNHA, Daiane Solange Stoeberl da; SANTOS, Valéria Pedroso dos. A sinestesia nos processos criativos e suas implicações pedagógicas. Anais… XXX ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2021. Disponível em: https://evento.unicentro.br/files/Submissaoxarquivos/car_submissao/05_10_2021_car_submissao_2023511148.pdf Acesso em: 10 jul 2023.
- CUNHA, Daiane Solange Stoeberl da; CYBULSKI, Bruna Caroline. Antroporizomafagia: uma busca por ensinos múltiplos e fronteiriços em arte. Anais… XXX ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2021.Disponível em: https://evento.unicentro.br/files/Submissaoxarquivos/car_submissao/22_10_2021_car_submissao_0842115109.pdf Acesso em: 10 jul 2023.
- CUNHA, Daiane Solange Stoeberl da; RAMOS, Marcio; SOLAK, Caio Eduardo Kulkamp (et al). Mídias sociais: uma proposta metodológica para a disciplina de arte. Anais… VII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, SIEPE, 2021. Disponível em: https://evento.unicentro.br/files/Submissaoxarquivos/car_submissao/14_12_2021_car_submissao_1440511847.pdf Acesso em: 10 jul 2023.
- CUNHA, Daiane Solange Stoeberl da; MIRANDA, Caroline Hösel; CORDEIRO, Fernanda de Paula; SILVA, Caliandra Rosa. Uma viagem pelas colagens do século XX: experiências docentes no ensino de arte híbrido. Anais… VII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, SIEPE, 2021. Disponível em: https://evento.unicentro.br/files/Submissaoxarquivos/car_submissao/14_12_2021_car_submissao_1438471540.pdf Acesso em: 10 jul 2023.
- CUNHA, Daiane Solange Stoeberl da; GRUBE, Ana Rhubia Kloster; OLIVEIRA, Andressa Santos de; SILVA, Tauani Karine da; SILVA, Caliandra Rosa. Ancestralidade e cinema: uma experiência docente no ensino fundamental. Anais… VII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, SIEPE, 2021. Disponível em: https://evento.unicentro.br/files/Submissaoxarquivos/car_submissao/14_12_2021_car_submissao_1547283134.pdf Acesso em: 10 jul 2023.
- CUNHA, Daiane Solange Stoeberl da; CYBULSKI, Bruna; LEVANDOSKI, Eduarda Rafaela Roth; RAMOS, Marcio. E-festival: um relato sobre o uso das mídias sociais no ensino de arte. Anais… VII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, SIEPE, 2021. Disponível em: https://evento.unicentro.br/files/Submissaoxarquivos/car_submissao/14_12_2021_car_submissao_1549154982.pdf Acesso em: 10 jul 2023.
- CUNHA, Daiane Solange Stoeberl da; LIMA, Sonia Regina Albano de. A Interligação da polivalência com a interdisciplinaridade e o ensino integrado das artes. Revista Música, v. 20 n.1, p. 97-120. Universidade de São Paulo, julho de 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistamusica/article/view/167859/161756 Acesso em: 20 ago 2020.
- CUNHA, Daiane Solange Stoeberl da; LIMA, Sonia Regina Albano de. O ensino de arte para a educação básica à luz dos ordenamentos vigentes: paradoxos em análise. Revista Tulha, USP, Ribeirão Preto, v. 6, n. 1, pp. 78-109, jan-jun. 2020.Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistadatulha/article/view/168051/161833 Acesso em: 13 set 2020.
Tese
MELO, Desirée. Abertura dos Assentos de Edição Única e Limitada à Contemplação, Disrupção e Mudança de Hábitos: Uma Investigação Peirciana sobre as Relações entre Arte e Design. 2020. 339 f. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-23082021-215200/publico/DesireePaschoaldeMeloVC.pdf
Dissertação
MELO, Desirée. Design gráfico e os possíveis diálogos com a arte. Campo Grande: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2009. (Dissertação de Mestrado)
Principais Artigos
- MELO, Desirée. Um caminho de investigação sobre as relações entre arte e design nos artefatos de edição única e limitada exibidos nos espaços de arte. In: Papeis. Papéis: Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens – UFMS. Campo Grande: Vol. 25, Nº 49, 2021. (págs. 179 a 199) ISSN 2448-1165.
- MELO, Desirée. Práticas e confront(ações) entre arte e design: a abertura estética no design e suas conexões com a arte. In: 27º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2018, São Paulo.
- MELO, Desirée. Abertura do design à experiência estética e suas conexões com o campo de arte. In: 18º. Encontro Internacional sobre Pragmatismo: 18th International Meeting on Pragmatism, 2018, São Paulo.
- MELO, Desirée. Contemplação, Irregularidade e Polissemia: A Natureza Icônica do Design Contemporâneo. In: 17º Encontro Internacional sobre Pragmatismo. São Paulo: Centro de Estudos do Pragmatismo, 2017.
- TAVARES, Monica ; HENNO, J. ; MELO, Desirée ; GUERRA, P. ; KAFFKA, S.. Form(a)ctivity II. In: Homo Faber 2.0: A political approach on the current state of production in Latin America, 2018, São Paulo.
- TAVARES, Monica ; HENNO, J. ; MELO, Desirée ; GUERRA, P. ; KAFFKA, S. . Form(a)tividade I. In: 16º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia: #16.ART: Artis intelligentia: IMAGINAR O REAL, 2017, Porto (Portugal).
Capítulos de Livros
- MELO, Desirée. Um estudo peirciano sobre a abertura do design à interpretação e suas possibilidades de conexão com o campo de arte. In: Paniel Reyes Cárdenas; Daniel R. Herbert. (Org.). The Reception of Peirceand Pragmatism in Latin-America: A Trilingual Collection. 1ed.Cidade do México: Torres Asociados, 2020, v. 1, p. 223-252.
- MELO, Desirée. Artes visuais: apontamentos teóricos. 1. ed. Guarapuava-PR: UNICENTRO, 2015. 121p .
- MELO, Desirée. Comunicação exterior e a formação do cartaz.. In: Desirée Paschoal de Melo. (Org.). Artes visuais: apontamentos teóricos.. 1ed.Guarapuava-PR: UNICENTRO, 2015, v. 1, p. 16-38.
- MELO, Desirée; SILVA JUNIOR, C. G. . Savage Beauty: as relações entre a arte e o design na produção de Alexander Mcqueen. In: Desirée Paschoal de Melo; Marcia Cristina Cebulski; Daiane S.S. da Cunha. (Org.). Arte na atualidade. 1ed.Jundiaí: Paco e Littera Editorial Ltda ME, 2015, v. 1, p. 227-248.
- MELO, Desirée; CAMARGO, H. W. . O design no jornalismo e os sentidos da diagramação.. In: Hertez Wendel de Camargo. (Org.). Design e comunicação. 1ed.Londrina: Syntagama, 2014, v. 1, p. 99-118.
Artes Visuais (principais exposições)
- TAVARES, Monica; MELO, Desirée; GUERRA, P. ; HENNO, J. ; KAFFKA, S. . Form(a)ctivity II. 2018. Instalação. Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital (SIGraDi). de 5 a 30 de novembro de 2018. Centro Cultural USP, São Carlos -SP.
- TAVARES, Monica ; HENNO, J. ; MELO, Desirée ; KAFFKA, S. ; GUERRA, P. . Fom(a)tividade I. 2017. Instalação. Universidade do Porto – Faculdade de Belas Artes (FBAUP) (Portugal); Universidade de Aveiro – Departamento de Comunicação e Arte (Portugal); Universidade de Brasília (Brasil) e Universidade Federal de Goiás (Brasil). Porto, Portugal.
- TAVARES, Monica ; MELO, Desirée ; RODRIGUES, A. ; SOUZA, A. A. ; HENNO, J. ; GUERRA, P. ; KAFFKA, S. ; SERRA, V. ; ALCANTARA, C. . Micro-sistemas poéticos. 2016. Vídeo. 15° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia. Museu Nacional da República. Brasília-DF.
- SOUSA, V. S. D. ; GOMES, Érica Dias ; SANTOS, A. R. ; BARTOSKI, C. P. ; LUCAS, C. ; FREITAS, G. ; MAREK, J. D. ; AMARAL, L. ; DARIZ, P. C. ; OLIVEIRA, L. D. L. . Coletivo 4’33”: relato de experiências sobre as Performações Poéticas. In: Clayton Luiz da Silva; Cláudia Cabral Rezende; Regina Celia Habib Wipiesk Padilha. (Org.). Diálogos universitários: direitos humanos, diversidade e outros temas contemporâneos. 1ed.Guarapuava, PR: Apprehendere, 2019, v. 1, p. 163-177. Disponível em: https://www.academia.edu/40570488/Coletivo_433_relato_de_experi%C3%AAncia_sobre_as_Performa%C3%A7%C3%B5es_Po%C3%A9ticas Acesso em: 13 set 2020.
- GOMES, Érica Dias; GUIMARÃES, R. S. de . Por uma escuta mais crítica: planejando um grupo de vivências em apreciação musical. In: CUNHA, D. S. S. da; MELO, D. P. de; GOMES, É. D.; CEBULSKI, M. C.. (Org.). Arte na Atualidade. 1ed.Jundiaí: Paco, 2016, v. 1, p. 117-142. Disponível em: https://www.academia.edu/23068646/LIVRO_ARTE_NA_ATUALIDADE Acesso em: 13 set 2020.
- GOMES, Érica Dias. Aprendendo a ensinar música: reflexões sobre o início da carreira. InCantare, v. 6, p. 62-78, 2015. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/incantare/article/view/701 Acesso em: 13 set 2020.
- GOMES, Érica Dias. Reflexões sobre o não dito na educação musical: um espaço a ser ocupado pela música contemporânea. Reflexão e Ação (Online), v. 22, p. 78-94, 2014. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/4339 Acesso em: 13 set 2020.
- GOMES, Érica Dias; CUNHA, D. S. S. . Música e transformação: por um olhar diferenciado na história da música. 1. ed. Guarapuava: UNICENTRO, 2014. v. 1. 180p . Disponível em: https://www.academia.edu/28528855/M%C3%BAsica_e_transforma%C3%A7%C3%A3o_por_um_olhar_diferenciado_na_hist%C3%B3ria_da_m%C3%BAsica_livro Acesso em: 13 set 2020.
- GOMES, Érica Dias et al. Memórias Mapeadas. In: Mostra de Arte 2018, 2018, Guarapuava – PR. Anais da Mostra de Arte. Guarapuava – PR: UNICENTRO, 2018. v. 2. p. 1-1. Disponível em: https://evento.unicentro.br/files/Submissaoxarquivos/car_submissao/10_06_2018_car_submissao_1731377817.pdf Acesso em: 13 set 2020. Sinopse do “Memórias Mapeadas”: Instagram @memoriasmapeadas – Projeto artístico realizado pelo Coletivo 4’33” no ano de 2018, na disciplina Espaços Limiares.
- LIPPMANN, Eglecy do Rocio. Re Vistas & Mentos… São Carlos: Pedro & João Editores, 2023. 76 p. ISBN: 978-65-265-0535-9 [impresso], 978-65-265-0548-9.
- LIPPMANN, E.R.. Exercício Artístico: Re-Vistas e La-mentos, Grupo de Teatro Luz/APADEVI/Guarapuava-PR. In: Anais do Congresso Nacional de Práticas Inclusivas: Mediações e Aprendizagens. Campos do Goytacazes (RJ) UENF, 2019. Disponível: https//www.even3.com.br/anais/conapi/145257-EXERCICIO-ARTISTICO-RE-VISTAS-E-LA-MENTOS-GRUPO-DE-TEATRO-LUZAPADEVIGUARAPUAVA-PR
- LIPPMANN, E.R.. Educação no Século XXI – Vol. 26. Especial e Inclusiva. Capítulo17, Revistas e Lamentos. Editora Poisson. Belo Horizonte -MG, Poisson, 2019. ISBN: 978-85-7042-135-7. DOI: 10.5935/978-85-7042-135-7 https://poisson.com.br/2018/produto/educacao-no-seculo-xxi-volume-26-especial-e-inclusiva/
- LIPPMANN, Eglecy. Fundamentos da música: pressupostos da sonoridade. Guarapuava: Ed. da Unicentro, 2011. L766f CDD 780
- LIPPMANN, Eglecy. Inclusão: Constructo do Sensível. Guarapuava: Ed. da Unicentro, 2015.74p
- LIPPMANN, Eglecy. Arte Inclusive. ANALECTA, Guarapuava, Ed. UNICENTRO, v. 3, n.2, p. 9-17, 2012.
- LIPPMANN, Eglecy. Prêmio Cultura e Arte Inclusiva 2011, versão Albertina Brasil. “Nada de nós sem nós”. Ministério da Cultura (MINC). Secretaria Especial da Cultura. Melhor produção artístico cultural da região Sul do Brasil, 2012. Diário Oficial da União de 25 de Novembro de 2012. Seção 3, p. 24,25 e 26. Disponível: http://cultura.gov.br/premio-arte-e-cultura-inclusiva-2011-489789/
- LIPPMANN, Eglecy. Conhecimentos, (Re)Construções e Práticas Pedagógicas, capítulo 5: Educação numa perspectiva Estética e…Estésica! In: Sônia Maria dos Santos Marques; Eliane Maria Magnani; Caroline Machado Coterlini; Berenice Lurdes Borssoi; Alexandra Vanessa de Moura Baczonski; Janaína Damasco Umbelino. (Org.).p.45 a 61. Francisco Beltrão: Gráfica Artes Gráficas Grafit, 2010. UNIOESTE ISBN 9788589441513
- LIPPMANN, Eglecy. Programa de Desenvolvimento Educacional PDE/PR: (Em) Foco: Educação Inclusiva numa perspectiva Estética e Estésica, 2008. Disponível: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portal/pde
- CALDAS, F. R.; SANTOS, ; PAULA, C. E. K. . A Ranhura da Alma Cria a Fenda do Sufoco. PALÍNDROMO (ONLINE), v. 12, p. 238-252, 2020. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/16481/11778. Acesso em: 17 set 2020.
- CALDAS, F. R.; HOLZER, D. C. ; TAFURI, L. . Linguagens Artísticas Integradas. 1. ed. Guarapuava: Nead – Unicentro, 2018. 22p . Disponível em: http://repositorio.unicentro.br:8080/jspui/handle/123456789/1014 Acesso em: 17 set 2020
- CALDAS, F. R.; BET, K. Z. . Percepção. 1. ed. Guarapuava: Nead – Unicentro, 2018. 15p . Disponível em:http://repositorio.unicentro.br:8080/jspui/handle/123456789/1011. Acesso em: 17 set 2020
- CALDAS, F. R. Body art na escola: relato de experiência. In: Antonio Carlos Vargas de Sant’anna. (Org.). Ensino da Arte na escola pública: quatro práticas. 1ed.Rio de Janeiro: Gramma Livraria e Editora, 2017, v. 1, p. 87-110.
- CALDAS, F. R.; HOLZER, D. C. ; POPI, J. A. . A INTERDISCIPLINARIDADE EM ARTE: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. Nupeart, v. 17, p. 160-171, 2017. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/9839/7561. Acesso em: 17 set 2020.
- CALDAS, F. R.; HOLZER, D. C. . O Ensino da Dança na Escola: Possíveis espaços para sua prática. Revista NUPEART, v. 15, p. 112-127, 2016. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/7643/6379. Acesso em: 17 set 2020.
- CEBULSKI, M.C. Introdução à História do Teatro no Ocidente: dos gregos aos nossos dias. Unicentro: Guarapuava, 2013, 126 p.
- CEBULSKI, M.C. Teatro de Formas Animadas. Unicentro: Guarapuava, 2013, 89 p.
- CEBULSKI, M.C. Ampliando o sentido da Arte na Educação por meio da Afetividade: Ensaio acerca de convergências e divergências nas concepções de desenvolvimento humano. In Arte, Atualidade e Ensino. Orgs. Daiane Stoebel da Cunha. Editora Unicentro: Guarapuava, 2013.
- CEBULSKI, M.C. Pesquisa em Arte. Unicentro: Guarapuava, 2014, 74 p.
- CEBULSKi, M.C. Um diálogo entre Vygotsky e o Sistema Teórico da Afetividade Ampliada: o Teatro na Educação Básica e o Desenvolvimento Socioemocional Humano. (Tese) Doutorado em Educação, UFPR. Curitiba, 2014.
- CEBULSKI, M.C. Breve Introdução à Literatura Dramática Ocidental. Unicentro: Guarapuava, 2015, 74 p.
- CEBULSKI, M.C. História das Artes. Guarapuava: Nead/Unicentro, 2017. Disponível em: http://repositorio.unicentro.br:8080/jspui/handle/123456789/1017
- CEBULSKI, M.C. O desenvolvimento de habilidades sociais em práticas teatrais na educação escolar. Guarapuava: Nead/Unicentro, 2020. Disponível em: http://repositorio.unicentro.br:8080/jspui/handle/123456789/1813
- CEBULSKI, M.C. Teatro popular no Brasil. Guarapuava: Nead/Unicentro, 2020. Disponível em: http://repositorio.unicentro.br:8080/jspui/handle/123456789/1812