APRESENTAÇÃO

Centro de Documentação e Memória do Campus de Irati, CEDOC/I, é um órgão colegiado vinculado à Direção do Campus de Irati, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, voltado ao tratamento arquivístico de documentos de caráter permanente, reconhecidos pelo seu valor histórico, científico e cultural, produzidos e recebidos pela instituição e preferencialmente,  relacionados com a região de abrangência da UNICENTRO, produzidos no âmbito púbico ou privado.

Seu principal objetivo, conforme seu regulamento (Resolução nº 01, de 08 de julho de 2021 – CADCAM/DIRCAMP/I/ UNICENTRO), é a captação de acervos arquivísticos, seu tratamento, preservação e difusão. Fazem parte do acervo fundos e coleções privadas, fundos dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo e periódicos. Atualmente o acervo é constituído de 246 metros lineares de documentos textuais, iconográficos, cartográficos, bibliográficos e periódicos.

Parte substancial do acervo é constituído por documentos do Poder Judiciário da região Centro Sul e do chamado “Paraná Tradicional”, cujo tratamento arquivístico foi possibilitado mediante convênios com o Tribunal de Justiça do Paraná. Trata-se de cerca de 15 mil processos crime (aprox. 120 metros lineares) recebidos das comarcas de Irati, Imbituva, Mallet, Prudentópolis, Teixeira Soares, São Mateus do Sul, São João do Triunfo, Palmeira, Castro, Rio Negro, Tibagi, Ipiranga, Campo Largo e São José dos Pinhais. Além disto, estão sendo digitalizados processos criminais das comarcas de Imbituva, Ponta Grossa, Antonina e Paranaguá, sob a guarda do Museu da Justiça do Estado do Paraná, visando a sua disponibilização para pesquisa no CEDOC/I. Muitos desses processos datam do século XIX e final do XVIII, como é o caso de Paranaguá.

Com esse trabalho, o Centro de Documentação e Memória da UNICENTRO em Irati, tem como meta tornar-se arquivo de referência em documentação criminal no estado do Paraná. Por meio dos convênios citados, manterá sob sua guarda documentos preciosos para desvendar diferentes aspectos da história paranaense e, portanto, do Brasil.

Outro fundo documental substancial disponibilizado para pesquisa são os Livros de Atas das Câmaras Municipais de Castro, Palmeira, Ponta Grossa, Paranaguá, Irati, Rio Azul, Mallet, que compreendem os séculos XVIII, XIX e XX.

Nos últimos anos o CEDOC/I incrementou sua coleção de periódicos. Além de jornais impressos em Irati, o acervo reúne as publicações da Tipografia Prudentópolis (Jornal Prácia e seus suplementos, o Missionário Ucraíno do Brasil e o Almanaque Pracia), periódicos católicos da antiga biblioteca do Seminário São José e 14 títulos de jornais em língua ucraniana publicados em 7 países (Argentina, Estados Unidos, Canadá, Londres, Alemanha e Ucrânia), totalizando cerca de 17 metros lineares de jornais do período de 1917 a 1984.

O CEDOC/I também tem como propósito atuar como laboratório de natureza científica e pedagógica, oferecendo suporte para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Para esta missão, contribuem a Reitoria, a Direção do campus, o Departamento de História, e o Programa de Pós-Graduação, estes responsáveis por fomentar a pesquisa entre os acadêmicos.

O CEDOC/I conta com instalações adequadas à preservação da documentação, climatização, espaço para processamento técnico, sala de pesquisa e atendimento a pesquisadores. Isso foi possível com o empenho de seus diretores, Prof. Dr. Helio Sochodolak (DEHIS/I), Profa. Dra. Ana Paula Wagner (DEHIS/I) e Prof. Dr. Valter Martins; da arquivista Márcia Doré e dos acadêmicos do curso de História, que ora como estagiários remunerados, ora como participantes de projetos de extensão, ora ainda como voluntários em mutirões, garantem o necessário para que as fontes estejam acessíveis a pesquisa.