
Unicentro apresenta laboratório para aplicação de metodologias ativas no ensino
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) realizou, na tarde desta terça-feira (26), a apresentação oficial do Laboratório Didático em Metodologias Ativas para o Ensino de Biologia (LabMAB). Localizado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência Naturais e Matemática (PPGEN) no Câmpus Cedeteg, o espaço foi projetado para ser um ambiente multiusuário, beneficiando tanto a graduação quanto a pós-graduação da instituição.
O LabMAB integra a proposta da Emenda Governamental nº 06/2024/Seti/Fundo Paraná, destinada ao Programa de Pesquisa Metodológica para Inovação Didático-Pedagógica nos Cursos de Graduação. Com investimento de R$100 mil e vigência do projeto até 2027, a iniciativa busca incentivar práticas inovadoras de ensino e aprendizagem, reduzir índices de evasão e contribuir para a formação de profissionais preparados para os desafios atuais.
Segundo a chefe do Departamento de Biologia, professora Kellen Regina Boldrini, o novo espaço é um marco na universidade. Ela explicou que, dentro das metodologias ativas, o professor assume o papel de mediador, enquanto o aluno passa a ser o protagonista do processo de aprendizagem. “Esse laboratório veio para ser um espaço inovador, que permite aplicar diferentes metodologias ativas, tornando as aulas mais dinâmicas e estimulantes. É um ambiente que favorece a participação do aluno, a construção coletiva do conhecimento e o desenvolvimento do pensamento crítico”, destacou.
Kellen salientou que o LabMAB foi concebido justamente para ser um ambiente que favoreça a aplicação de abordagens como sala de aula ativa, ensino invertido (flipped classroom), aprendizagem baseada em problemas, ensino interdisciplinar e aprendizagem cooperativa, entre outras.
A estrutura da sala inclui mesas hexagonais que favorecem o trabalho em grupo, quadros brancos em todas as paredes e projeção em 360°, o que amplia as possibilidades de interação. A professora Adriana Massae Kataoka, que já utilizou o espaço em uma disciplina de pós-graduação, avaliou positivamente a experiência. “A organização da sala em pequenos nichos facilitou o trabalho em grupo, acomodando bem os alunos e permitindo que desenvolvessem as atividades de forma colaborativa”, contou. Os conjuntos de mesas hexagonais, com acesso à internet, também foram apontados como um diferencial pela docente, já que possibilitam o uso dos computadores de maneira prática durante as atividades.
Adriana destacou ainda a funcionalidade dos quadros brancos em todas as paredes, que permitiram aos grupos realizar anotações e reflexões de forma independente. “A projeção em 360° contribuiu para que a aula não seguisse o modelo tradicional, com todos voltados para a frente, tornando o trabalho mais interativo e participativo, em sintonia com a proposta das metodologias ativas”, completou a docente.
Além da apresentação do espaço, também foi lançado o Curso de Metodologias Ativas para Formação Continuada de Professores do Ensino Superior, que compõe a segunda etapa do projeto. O curso será ofertado aos docentes, com momentos teóricos e práticos, e tem como objetivo incentivar o uso do laboratório e a implementação de práticas pedagógicas inovadoras.
Por Poliana Kovalyk
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.