
Laboratório de Análises Clínicas da Unicentro atinge precisão máxima em exames de hanseníase
O Laboratório de Análises Clínicas da Farmácia Escola (Farmesc) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) vem se consolidando como referência na detecção da hanseníase na região atendida pela 5ª Regional de Saúde. Os exames realizados no laboratório têm alcançado excelência comprovada: o mais recente controle de qualidade emitido pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR), referente ao primeiro semestre de 2025, apontou 100% de acerto nas análises baciloscópicas.
O controle de qualidade, uma exigência do Ministério da Saúde e parte das diretrizes do Programa Nacional de Controle da Hanseníase (PNCH), é fundamental para garantir a precisão dos diagnósticos. “A importância desse processo está em garantir que o diagnóstico laboratorial seja preciso, evitando falhas que possam comprometer o início oportuno do tratamento e o controle da transmissão da doença, bem como tratamentos insuficientes por erros na classificação da doença”, explica o farmacêutico-bioquímico Felipe Possas Neves, responsável pelo monitoramento no Lacen/PR.
O Lacen reavalia a qualidade das lâminas, desde a coleta e coloração até a análise dos esfregaços (as amostras espalhadas nas lâminas), e compara os resultados dos laboratórios com uma leitura de referência para assegurar conformidade e indicar, quando necessário, ajustes ou capacitação.
Unicentro fortalece ações de controle da hanseníase com serviço gratuito e de alta precisão
Coordenado pelos professores Marcos Ereno Auler, Emerson Carraro e Najeh Maissar Khalil, o serviço da Unicentro atende, desde 2023, todos os municípios da 5ª Regional, com exceção de Guarapuava e Laranjeiras do Sul, que possuem serviços próprios. Os pacientes são encaminhados pelas unidades de saúde locais até o laboratório da universidade, onde é realizada a coleta de líquido linfático. Os resultados, depois de analisados ao microscópio, são enviados digitalmente às unidades de origem para que o paciente receba o laudo em sua cidade.
Sobre o processo, o professor Emerson explica. “As lâminas com o material coletado dos pacientes ficam armazenadas e, semestralmente, são enviadas ao Lacen/PR. É um exame manual e muito delicado, com várias etapas que exigem cuidado, e essa conferência externa nos dá o respaldo de que estamos oferecendo um serviço de qualidade e contribuindo efetivamente para o combate à doença”.
O professor Marcos destaca a importância do trabalho na região. “A hanseníase é uma doença crônica e contagiosa que, apesar de antiga, ainda representa uma preocupação significativa na região. Temos registrado um número elevado de casos nos municípios, o que demonstra que a doença continua sendo transmitida e disseminada. Por isso, o diagnóstico laboratorial é essencial para detectar a presença da bactéria e auxiliar o clínico na conduta terapêutica necessária, interrompendo a transmissão da doença”. Ele ressalta que o laboratório da Unicentro atua como um vigilante epidemiológico, com exames precisos que ajudam a conter a disseminação.
Os principais sintomas da hanseníase incluem manchas na pele com perda de sensibilidade, sinais que devem motivar a procura imediata por atendimento médico e exames laboratoriais.
Para o professor Najeh, receber uma avaliação externa com 100% de eficiência reforça a credibilidade do trabalho desenvolvido no Laboratório de Análises Clínicas da Unicentro. “Isso é muito importante porque comprova a qualidade do que está sendo feito, que é um serviço fundamental para toda a região e, por ser feito dentro de uma universidade pública, é oferecido de forma gratuita. Além de beneficiar a comunidade, contribui no campo da graduação, integrando ensino e extensão. É muito satisfatório ter esse reconhecimento e nosso objetivo é manter esse padrão nos próximos laudos e exames”, comemora o docente.
Por Poliana Kovalyk
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.