
Estudante da Unicentro é selecionado para intercâmbio científico na França
O estudante Matheus Duarte, do terceiro ano de bacharelado em Química da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), foi um dos selecionados para participar do programa de intercâmbio internacional “Ganhando o Mundo da Ciência”, promovido pela Fundação Araucária. O destino será a França, na renomada Universidade Tecnológica de Compiègne (UTC), o graduando embarca nos próximos dias e passará seis meses em mobilidade acadêmica, com volta prevista para janeiro de 2026.
Para conquistar a vaga no intercâmbio, Matheus precisou submeter um projeto de pesquisa a ser executado na universidade francesa. Ele contou a orientação da professora Daiane Finger Ferreira, do Departamento de Química da Unicentro, que também acompanhará o desenvolvimento do projeto, em parceria com os pesquisadores da UTC.
O tema de pesquisa escolhido foi “Desenvolvimento de métodos experimentais e numéricos para compreensão e previsão de fluxos em processos de valorização de biomassa”, uma proposta alinhada com os desafios contemporâneos de sustentabilidade e inovação tecnológica. O estudante conta que, ao receber a notícia da aprovação para mobilidade internacional, ficou sem acreditar, era o sonho de sua vida tornando realidade. “Eu sempre sonhei em estudar fora, mas nunca pensei que uma oportunidade iria chegar tão cedo. Agora que surgiu e eu consegui, vou aproveitar ao máximo”, afirmou.
A orientadora Daiane Finger destaca o empenho e potencial de Matheus, que desde o começo da seleção se mostrou comprometido com o projeto de pesquisa. “Matheus possui muita curiosidade intelectual e somada à disposição em enfrentar desafios, o torna um jovem pesquisador promissor. A expectativa é que a pesquisa proporcione resultados relevantes para a área de materiais sustentáveis”, frisou a docente.
Antes de iniciarem os trabalhos na área de atuação, os estudantes contemplados pelo programa participarão de um curso intensivo de francês, com duração de um mês, com o objetivo de aperfeiçoar a comunicação no novo ambiente acadêmico e cultural. Além da Unicentro, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e o Centro Universitário Integrado também tiveram estudantes de graduação e pós-graduação selecionados para participar da mobilidade acadêmica internacional.
Ganhando o Mundo da Ciência – O programa é uma iniciativa do Governo do Paraná, promovida pela Fundação Araucária em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Seu principal objetivo é oferecer oportunidades a estudantes de graduação que participam ou participaram de projetos de Iniciação Científica, bem como a pesquisadores (mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos), visando à ampliação de suas experiências acadêmicas e científicas. Em 2025, os contemplados pelo programa terão a oportunidade de realizar o intercâmbio acadêmico em instituições de ensino e pesquisa da Holanda e da França.
Por Mylena Camargo, com supervisão de Giovani Ciquelero