
1º Simpósio Nacional de Fortalecimento da Prática Clínica de Enfermagem é realizado em Guarapuava
Nos dias 3 e 4 de julho, Guarapuava foi palco do 1º Simpósio Nacional de Fortalecimento de Prática Clínica de Enfermagem na Atenção Primária. O evento, pioneiro no Brasil, foi realizado no bloco didático da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), na Cidade dos Lagos. O evento reuniu pesquisadores, profissionais e acadêmicos para debater políticas públicas, estratégias de atuação e desafios enfrentados no dia a dia da profissão. A programação incluiu palestras, oficinas práticas e rodas de conversa com especialistas da área.
A iniciativa foi promovida pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Enfermagem em Atenção Primária à Saúde (PPGEnf-APS), desenvolvido conjuntamente por Unicentro, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O simpósio contou ainda com o apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e de docentes de diferentes instituições de ensino superior.
Para a coordenadora adjunta do PPGEnf-APS na Unicentro, professora Tatiane Baratieri, conta que o evento é uma associação e articulação de conhecimento entre as três universidades. “A importância do evento para o programa é esse fortalecimento do vínculo entre as instituições de saúde e a universidade, porque o nosso foco é formar profissionais que estão na atuação prática e precisa”, afirma.
A expectativa, segundo a coordenadora do evento e docente do programa, Carine Teles Sangaleti Miyahara, é que o simpósio se repita anualmente, podendo trazer formação e conhecimento aos profissionais da saúde. “O mestrado profissional que temos aqui, poder realizar um simpósio como esse, serve como uma estratégia, é uma ferramenta para favorecer essa mudança no cenário local, porque Guarapuava é uma área ainda carente da inserção de estudos mais aprofundados no cuidado em saúde”, destacou.
A programação contou com palestras, oficinas práticas e discussões sobre políticas públicas voltadas à área, proporcionando aos participantes uma imersão nas temáticas mais atuais da enfermagem na atenção primária. A palestra de abertura foi ministrada por Tatiana Maria Melo Guimarães, representante do Cofen, que destacou os desafios e avanços da atuação profissional na saúde pública brasileira.
Para Tatiana, o evento tem uma importância fundamental, não só para a região, mas para todo o Brasil, pois discutir o fortalecimento da prática clínica é o que faz com que o enfermeiro se torne mais visível às necessidades do paciente e é essencial nas práticas profissionais, principalmente na atenção primária à saúde. “Partindo de um evento desse que discute dentro do mestrado profissional, dentro de uma formação de graduação, enfermeiros com a prática clínica mais fortalecida, favorece também a profissão como um todo, principalmente na sua unidade e identidade perante a sociedade”, pontuou.
A acadêmica do quarto ano de Enfermagem da Unicentro, Aline Rodrigues, explica que um evento como este é essencial na sua formação. “A gente estuda muito as políticas públicas e eu acho que isso é fundamental na área da enfermagem. Para no futuro não ser tanto enfermeiro sistematizador e sim enxergar o paciente globalmente”, disse.
Para o diretor do Câmpus Cedeteg da Unicentro, professor Ricardo Yoshimitsu Miyahara, o simpósio é um marco para a cidade e para a universidade. “Os atendimentos realizados pelas clínicas-escola da Unicentro, são todos via Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com a 5° Regional de Saúde de Guarapuava, dessa forma, a realização do 1° simpósio se caracteriza como uma conquista não só para a universidade, como também para a região”.
Por Mylena Camargo, com supervisão de Giovani Ciquelero
Confira as fotos do evento no Banco de Imagens da Unicentro.