Reconhecimento nacional: sete cursos do Câmpus Cedeteg são destaques no Enade

Reconhecimento nacional: sete cursos do Câmpus Cedeteg são destaques no Enade

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) está entre as instituições de ensino superior mais bem avaliadas do país, de acordo com os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC), divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). Dos dez cursos analisados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2023, sete são ofertados no Câmpus Cedeteg. Medicina Veterinária, Agronomia, Enfermagem e Farmácia obtiveram o conceito máximo, 5. Já, Engenharia de Alimentos, Fisioterapia e Nutrição, conquistaram o conceito 4.

O Enade é um dos principais instrumentos do MEC para avaliar a qualidade dos cursos de graduação no país. Ele mede o rendimento dos concluintes em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências previstas nas diretrizes curriculares de cada curso. Já o CPC é um indicador que combina os resultados do Enade com fatores como infraestrutura, corpo docente e recursos didático-pedagógicos, sendo utilizado como base para o reconhecimento e a renovação dos cursos.

O diretor do câmpus, Ricardo Yoshimitsu Miyahara, celebrou os resultados e ressaltou o valor desse reconhecimento para a universidade. “Essa avaliação tem grande importância porque mostra o quanto o curso se empenha para formar profissionais de qualidade. Nós tivemos a grata satisfação de receber as maiores notas do ranking. Isso mostra que a instituição possui a infraestrutura adequada e conta com a competência do corpo docente, que dispõe dos conhecimentos e recursos necessários para preparar os acadêmicos de forma completa. É justamente essa integração que consolida a formação profissional oferecida no nosso câmpus”.

Resultados

Entre mais de 2.100 instituições de ensino superior avaliadas em todo o país – sendo 202 universidades – a Unicentro se sobressai com todos seus cursos entre os 10 melhores do Paraná.

O curso de Enfermagem foi o grande destaque: é o melhor do Paraná, o melhor da Região Sul e está entre os cinco melhores do país. Para a chefe do departamento, professora Kátia Pereira de Borba, o resultado é fruto de um trabalho coletivo. “Todos os professores envolvidos estão muito felizes com este resultado. Entendo que para o grupo é uma satisfação muito compensatória, pois remete ao resultado de um trabalho sério, de muito comprometimento e responsabilidade”. A professora destaca aspectos pedagógicos que contribuem para a excelência do curso. “Desde o início da graduação, os estudantes têm oportunidades de participar de projetos de extensão com envolvimento direto na comunidade, além de pesquisas voltadas à ciência do cuidado humano. A formação tem foco prático, com atividades em laboratórios de simulação realística, unidades básicas de saúde, hospitais e demais serviços da rede, priorizando a gestão do cuidado, a promoção da saúde e a prevenção de doenças”. Neste sentido, a docente também valoriza a dedicação discente na adesão à proposta pedagógica do curso de Enfermagem.

Na avaliação, Medicina Veterinária da Unicentro conquistou a 3ª colocação no Paraná e o 6º lugar na Região Sul. A chefe do departamento, professora Carla Moya, destaca os diferenciais do curso que contribuíram para o reconhecimento. “O curso de Medicina Veterinária da Unicentro é integral, 100% presencial, com aulas teóricas e práticas. Os alunos têm a oportunidade de participar de grupos de estudos, projetos de pesquisa e extensão, o que complementa o conteúdo ministrado em sala de aula. Todos esses fatores fazem do curso completo, fato que pode ser confirmado pela nota máxima no Enade”, comemorou.

O curso de Agronomia alcançou a 2ª colocação no ranking estadual, 4ª na Região Sul, e ainda, a 8ª no Brasil. Esses resultados destacam o papel estratégico da universidade na formação de profissionais para o agronegócio e no fortalecimento de um dos setores mais importantes da economia brasileira, como ressalta o chefe do departamento, professor Sebastião Brasil Lustosa. “A continuidade da nota 5 no Enade por duas edições consecutivas não é apenas motivo de celebração, mas evidencia a consistência e a solidez do nosso projeto pedagógico. O Departamento de Agronomia tem uma visão de futuro ambiciosa, com o objetivo de manter os excelentes índices. A melhoria constante do ensino é uma prioridade nossa, buscando iniciativas para aprimorar ainda mais a experiência acadêmica dos estudantes e a relevância da pesquisa desenvolvida no curso”, apontou o docente.

Farmácia da Unicentro aparece como o 7º melhor curso do estado, notícia recebida com muito orgulho. “Entendemos que é o reconhecimento de um trabalho contínuo, iniciado ainda na formulação de um currículo moderno e alinhado às expectativas do mercado e da sociedade em relação ao profissional farmacêutico”, afirmou o chefe do departamento, Paulo Renato de Oliveira. O curso investe em pesquisa de nível internacional e proporciona aos alunos experiências práticas desde cedo, com estágios em laboratórios, farmácias e indústrias farmacêuticas. “Essa estrutura garante uma formação sólida e uma excelente inserção no mercado de trabalho. Temos muito orgulho de dizer que nossos alunos concluem o curso com 100% de empregabilidade, podendo escolher a área de atuação que mais se identificam. Isso é gratificante tanto para nós, quanto para eles”, concluiu.

Outros resultados evidenciam o destaque da universidade no cenário estadual: o curso de Engenharia de Alimentos ocupa a 3ª posição entre os melhores do Paraná, enquanto o curso de Fisioterapia figura em 8º lugar. Já a Nutrição se destaca na 9ª colocação entre os cursos do estado.

Por Poliana Kovalyk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *