
Projeto da Unicentro irá oferecer castração gratuita de cães e gatos em Turvo
Um projeto de extensão do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) irá oferecer castração gratuita para cães e gatos no município de Turvo. Desenvolvido no âmbito do Programa Universidade Sem Fronteiras, em parceria com a Prefeitura, o projeto já iniciou as triagens e prevê o início das castrações em março.
O coordenador da Clínica Escola Veterinária do Câmpus Cedeteg, Adriano de Oliveira Torres Carrasco, explica que a instituição já tem participado do Universidade Sem Fronteiras ao longo dos anos e agora leva as ações para o interior do Estado. “Começamos a atender algumas demandas do município e identificamos essa necessidade. A partir disso, estruturamos um projeto conjunto que, além de viabilizar a castração, também busca fortalecer o conhecimento da população sobre bem-estar animal e saúde pública”, detalha o docente.
Segundo Adriano, a castração não é a única ação do programa. Além da intervenção veterinária, o projeto ainda contempla a formação das equipes de saúde municipais, orientação à população e o fortalecimento da conscientização sobre o cuidado com os animais. “Queremos que isso gere resultados duradouros, não apenas imediatos, nos animais castrados, mas também para as futuras gerações. O objetivo é que as pessoas passem a compreender a causa animal com mais empatia e carinho”, apontou.
De acordo com o docente, os atendimentos serão realizados por uma equipe de médicos veterinários da Unicentro, responsável pelas triagens, exames pré-operatórios e, quando necessário, pela orientação e cuidado no caso de animais não aptos para o procedimento. “Nosso diferencial está na qualidade do atendimento. Queremos garantir que os animais recebam cuidados adequados, desde a triagem até o pós-cirúrgico, o que, infelizmente, nem todas as campanhas de castração oferecem”, destacou.
A logística do projeto ainda envolve o transporte dos animais para a Clínica Escola Veterinária da Unicentro, onde passarão pelo procedimento de castração. Os animais retornam para o município de Turvo sem pontos e medicação, facilitando o processo para os tutores e evitando complicações pós-operatórias. “Observamos que, muitas vezes, as campanhas de castração não alcançam o sucesso esperado ou enfrentam complicações devido à falta de cuidados adequados no pós-operatório. Nosso objetivo é tentar evitar esse problema, garantindo que o animal retorne para casa com segurança. Para o tutor, isso representa uma grande facilidade”.
Residência em Saúde Única fortalece atendimentos na comunidade
A partir deste ano, o programa Universidade Sem Fronteiras na Unicentro conta com mais um aliado: a Residência em Saúde Única. Com a chegada dos primeiros quatro residentes, o projeto expande suas ações para atender não apenas Turvo, mas também outros municípios da 5ª Regional de Saúde. “A Residência vai ampliar o número de médicos veterinários atendendo, trazendo uma maior dinâmica para esse trabalho. Essa iniciativa se tornará uma ação de extensão permanente, expandindo nosso alcance para além dos muros da universidade, levando atendimento a um número cada vez maior de pessoas e impactando toda a região”, conclui Adriano.
Por Poliana Kovalyk