Pint of Science: Guarapuava recebe maior festival científico do mundo pela primeira vez

Pint of Science: Guarapuava recebe maior festival científico do mundo pela primeira vez

Neste ano, Guarapuava receberá pela primeira vez o Pint of Science, um festival científico mundial que reúne pesquisadores e especialistas em bares e restaurantes para discutir temas relevantes em diversas áreas do conhecimento. A Unicentro é parceira e uma das patrocinadoras do festival na cidade, realizado de 13 a 15 de maio, com financiamento do Laboratório de Genética Molecular (DNA Lab) da universidade.

O festival
O Pint of Science Brasil é uma iniciativa que busca aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível. A coordenadora do evento e responsável por trazer o evento para cidade, professora Rafaela da Rosa Ribeiro, conta mais sobre o projeto: “O Pint of Science começou na Inglaterra em 2012, quando cientistas entenderam que deveriam quebrar a barreira, sair das universidades e mostrar para o público geral o que estava sendo feito dentro delas. Começaram então a se reunirem em bares e conversar sobre ciência de maneira informal. Logo o projeto se expandiu e atualmente está presente em mais de 30 países ao redor do mundo. No Brasil, são cerca de 180 cidades que irão receber o evento em 2024”, conta a docente do Departamento de Ciências Biológicas da Unicentro.

Novidade em Guarapuava
Em 2024, Guarapuava vai receber pela primeira vez o festival. A professora Rafaela foi a grande responsável pela vinda do evento para a cidade. “Em 2023, eu me inscrevi para ser a coordenadora do projeto aqui na cidade. Eu conheci o Pint quando fazia doutorado em Campinas e, quando vim para cá, percebi que Guarapuava ainda não recebia o projeto. Decidi inscrever a cidade devido ao potencial dela, pois aqui temos vários bares e restaurantes e várias universidades. Eles reconheceram esse potencial e aprovaram Guarapuava para receber o evento pela primeira vez em 2024”, relata a professora.

O participante paga apenas o que consumir no estabelecimento – não há cobrança de ingresso. Rafaela ressalta as vantagens que os locais terão em receber o evento: “Para os estabelecimentos que irão nos receber não haverá custos. Além disso, o festival será realizado segunda, terça e quarta-feira, dias que os movimentos nesses locais costumam ser menores, então oferecemos essa proposta, de trazer para os locais um público maior nesses dias de menor movimento”, afirmou Rafaela.

Programação
Nos três dias de festival, acontecerão discussões em diferentes bares e restaurantes da cidade com a participação de diversos professores e especialistas na área. Todos os eventos terão início às 18h30 e os locais têm lugares limitados. Para garantir seu lugar antecipadamente é preciso fazer a reserva acessando o link. A programação completa está disponível no site do evento.

Por José Guilherme de Lima Branco, com supervisão de Giovani Ciquelero

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *