Unidade Escola de Enfermagem recebe visita de membros do Ministério da Saúde, do Hospital Albert Einstein e da Fiocruz
Representantes do Ministério da Saúde, do Hospital Albert Einstein e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) visitaram a Unidade Escola de Enfermagem da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), localizada no Câmpus Cedeteg. A visita teve como objetivo conhecer os projetos ofertados na unidade e oportunizar novas parcerias.
A comitiva esteve em Guarapuava para ofertar um treinamento especializado aos profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), além de fortalecer o atendimento de pacientes do Serviço de Assistência Especializada (SAE). “O SAE foi indicado pelo estado para participar de um projeto que chama Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), que é um projeto do Ministério da Saúde, junto com o Albert Einstein e também a Fiocruz. Para nós, é um ganho excepcional, porque temos a oportunidade de ampliar a carteira de serviços que é oferecida hoje no nosso CTA”, contou a coordenadora do SAE, enfermeira Angela Maria de Camargo.
Os representantes das instituições parceiras destacaram a importância do treinamento para aperfeiçoar o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças, além de promover a conscientização sobre a importância dos serviços de saúde oferecidos à população. “Guarapuava foi um município contemplado porque o serviço daqui já é um serviço muito bom, com uma potencialidade muito boa de acesso à população, já cuida de muita gente, só que é um é um serviço que a gente percebeu em toda nossa análise que ele pode ir mais além. A gente vem fazer essa avaliação do serviço e auxiliar eles, mentorar eles durante um tempo e cuidar deste serviço na parte de gestão, qualidade, diagnóstico, promoção, ações extra-muros. Tudo que contempla a carteira de serviços, a gente vai cuidar para que seja uma potencialidade ainda maior do que já é”, explicou a médica de laboratório clínico do Hospital Albert Einstein, Layze Castberg de Oliveira.
A professora Alexandra Madureira, diretora da Unidade Escola de Enfermagem da Unicentro, que participou do treinamento, expressou sua satisfação com o aprendizado e a oportunidade de futuras parcerias. “Tivemos essa capacitação, onde foram levantadas todas as fraquezas e as fortalezas de todo o serviço e, como nós temos uma ligação – a Unidade Escola tem uma ligação com o SAE através de projetos – eles querem vir conhecer. A gente tem esse atendimento aqui, por isso da ideia de mostrar o serviço, o nosso espaço e também para conhecer os outros projetos independente desses que a gente já atua junto com o SAE”, disse.
Para a coordenadora do SAE, Angela de Camargo, a troca de experiências e conhecimentos fortalece a formação de parcerias para futuros projetos e ampliação do atendimento à população. “Trazer essa parceria junto com o Ministério da Saúde, o próprio Ministério conhecer a nossa realidade, somos uma universidade pública, fazemos parte desse contexto e já trazendo uma equipe como a do Proadi para gerar conhecimento, parceria e trazer novos projetos ainda para nossa região, para nossa cidade, principalmente tendo esse vínculo com a universidade, então a universidade como parceira é primordial para que isso aconteça”, disse a enfermeira, que também é egressa da Unicentro.
Além de ministrar cursos de aprimoramento, a comitiva também avaliou os serviços prestados, a fim de estabelecer novos laços de cooperação. ”Quando a gente vem, a gente vem para avaliar parcerias. Nós fomos convidados para vir aqui na Unicentro, no ambulatório da enfermagem, ver os projetos que eles têm aqui, articular entre nós projetos também e ver o quanto essas parcerias estão funcionando aqui com a Unicentro e isso trouxe mais valor ainda, de igual modo, para todos os participantes da comitiva. Todos nós vemos da mesma forma, que essas parcerias funcionam e são de grande valor para a população”, ratificou a médica Layze Castberg.