Linha 1: Dinâmica da paisagem, geomorfologia e análise ambiental
Os laboratórios vinculados à Linha 1 do PPGG, são equipados com recursos advindos dos próprios pesquisadores, bem como de recursos provenientes de agências de fomento como o FINEP, CNPq e Fundação Araucária. Alguns deles contam com equipamentos de ponta e por isso de alto valor agregado.
Grupo de Pesquisa/CNPq – Geomorfologia Experimental e Erosão do Solo
O Grupo GEES iniciou suas atividades em Guarapuava em 1998 com a pesquisa em erosão e degradação do solo em erva-mate. Atualmente o grupo é referência nacional e internacional em temas como: efeito do fogo nas propriedades do solo, impacto hidroerosivo de estradas não pavimentadas e erodibilidade-erosão do solo em sistemas agrícolas.
O grupo de pesquisa GEES tem por objetivos: 1) Formar cientistas em Geografia e áreas afins; 2) Produzir conhecimento em Geomorfologia e Pedologia e promover o uso racional de solo e água no âmbito de bacias de drenagem; 3) aprofundar conhecimentos sobre a dinâmica hidroerosiva de solos tropicais e subtropicais; 4) Fundar-divulgar estudos em Geomorfologia Experimental baseada em processos superficiais. O Grupo conta atualmente com dois laboratórios de pesquisa: a) Hidrogeomorfologia (Irati) e b) Erosão do Solo – AMBIOTEC – Guarapuava. Entre os principais equipamentos do grupo estão simuladores de chuva para uso em campo e em laboratório.
Laboratório de processos hidrogeomorfológicos – Campus de Irati – LAPHGEO
Professor resposável: Professor Dr. Valdemir Antoneli.
Grupo de Pesquisa/CNPq – Grupo de Pesquisa Hidrogeomorfologia
O Laboratório de Hidrologia (LabHidro) dedica-se ao estudo e monitoramento de variáveis hidrológicas e sedimentológicas, com o objetivo de compreender as interações entre processos hidrológicos, geomorfológicos e biológicos em bacias hidrográficas. Nossas áreas de atuação incluem: análise e gestão ambiental, desastres naturais, hidrologia de superfície, geobiohidrologia, hidrossedimentologia e hidrogeomorfologia.
O LabHidro pertence ao grupo de pesquisa HIDROGEOmorfologia (HIDROGEO), que tem por objetivo:
• integrar pesquisadores e estudantes, contribuindo na formação acadêmica e técnica em Geografia e áreas afins;
• gerar conhecimento em Hidrologia, Geomorfologia, Biogeografia, Climatologia e ações que promovam o uso racional de solo e água no âmbito de bacias de drenagem;
• aprofundar conhecimentos sobre a dinâmica das paisagens subtropicais úmidas.
Desde 2002, o Grupo de Pesquisa HIDROGEO tem se dedicado a estudos e projetos que impactam diretamente a comunidade e o meio ambiente. Nossas atividades tiveram início com a elaboração do Plano de Gestão e Manejo do Manancial do Rio das Pedras, em Guarapuava, PR, um marco que impulsionou nossa trajetória de pesquisa e inovação.
Conquistas:
- Projetos de pesquisa: Aprovação em importantes agências de fomento.
- Reconhecimento internacional: Publicações de alto impacto em revistas científicas internacionais.
- Infraestrutura de ponta: Estabelecimento de laboratórios especializados em Erosão do Solo, Hidrologia e Climatologia Geográfica, equipados para pesquisas avançadas.
- Parcerias internacionais: Parcerias com instituições de pesquisa estrangeiras, ampliando nossa rede de conhecimento e promovendo o intercâmbio científico.
Nosso laboratório produz ciência de alta qualidade para promover a sustentabilidade, reduzir riscos de desastres e melhorar a qualidade de vida. Explore nossas pesquisas e projetos e descubra nosso impacto na sociedade.
Professores responsáveis: Professor Dr. Leandro Redin Vestena e Professor Dr. Glauco Nonose Negrão
Grupo de Pesquisa/CNPq Geomorfologia Experimental e Erosão do Solo
O Grupo GEES iniciou suas atividades em Guarapuava em 1998 com a pesquisa em erosão e degradação do solo em erva-mate. Atualmente o grupo é referência nacional e internacional em temas como: efeito do fogo nas propriedades do solo, impacto hidroerosivo de estradas não pavimentadas e erodibilidade-erosão do solo em sistemas agrícolas. O grupo de pesquisa GEES tem por objetivos: 1) Formar cientistas em Geografia e áreas afins; 2) Produzir conhecimento em Geomorfologia e Pedologia e promover o uso racional de solo e água no âmbito de bacias de drenagem; 3) aprofundar conhecimentos sobre a dinâmica hidroerosiva de solos tropicais e subtropicais; 4) Fundar-divulgar estudos em Geomorfologia Experimental baseada em processos superficiais. O Grupo conta atualmente com dois laboratórios de pesquisa: a) Hidrogeomorfologia (Irati) e b) Erosão do Solo – AMBIOTEC – Guarapuava. Entre os principais equipamentos do grupo estão simuladores de chuva para uso em campo e em laboratório.
Site Laboratório de Erosão de Solos
Professores responsáveis: Professor Dr. Edivaldo Lopes Thomaz e Professor Valdemir Antoneli
O laboratório conta com ambiente preparado para análise de dados meteorológicos e climáticos. As principais linhas de pesquisa em desenvolvimento estão associadas a análise meteorológica e climática local e regional (clima subtropical úmido), relacionando a variabilidade dos elementos do clima (precipitação e temperatura, principalmente) com a dinâmica da sociedade do município de Guarapuava e região.
Professor responsável: Professor Dr. Aparecido Ribeiro de Andrade
O laboratório reúne pesquisadores, incluindo professores e alunos, que desenvolvem estudos principalmente nas áreas de geomorfologia fluvial, estrutural e tectônica. As pesquisas são fundamentadas no uso de tecnologias de sensoriamento remoto e levantamento de dados em campo. Além disso, o laboratório dispõe de um acervo de cartas topográficas e mapas geológicos impressos. Atualmente, conta com a participação de dois alunos de iniciação científica e um aluno de mestrado.
Há uma colaboração ativa com pesquisadores das áreas de Geografia e Engenharia Civil do Instituto Latino-Americano de Território e Infraestrutura (ILATIT), da UNILA (Foz do Iguaçu). Essa parceria possibilita o uso dos laboratórios do Instituto para análise de rochas, incluindo testes de resistência por Point Load Test e ressonância acústica, em amostras coletadas em pesquisas de campo de projetos conjuntos. O objetivo dessa colaboração é o desenvolvimento de metodologias para avaliação de maciços rochosos, com aplicações tanto na geomorfologia fluvial de rios de leito rochoso quanto na engenharia geotécnica.
O laboratório também conta com duas lupas petrográficas binoculares, utilizadas para a identificação microscópica de texturas em seções delgadas e em amostras brutas de rochas. Além disso, possui um acervo diversificado de amostras de rochas, minerais e fósseis, que servem como referência e para práticas de identificação.
Professor responsável: Professor Dr. Adalto Gonçalves de Lima
Grupo de Pesquisa/CNPq Geotecnologias na Geografia Aplicada.
Os componentes do grupo produzem conhecimento sobre processos voltados a análise e gestão do território em várias escalas e fenômenos geoespaciais, a fim de disponibilizar subsídios técnicos e científicos para instituições de ensino, de pesquisa e órgãos de gestão pública. Os trabalhos do grupo estão estruturados em seis linhas de pesquisa:
1) Gestão do território: métodos e utilização de geotecnologias;
2) Metodologias e Instrumentações Geotecnológicas;
3) Geotecnologias aplicadas à análise da paisagem e monitoramento ambiental;
4) Geotecnologias no Ensino de Geografia;
5) Aplicações geográficas de imagens obtidas por Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs); e
6) Metodologias para Cartografia e Quantificação da Geodiversidade. O conhecimento produzido pelo grupo busca se incorporar à políticas públicas em diferentes esferas e órgãos governamentais e não-governamentais, bem como ampliar as redes de cooperação técnica e de parcerias com outras universidades e grupos de pesquisa.
LABORATÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO (campus Irati) – GEPROLAB
Professor responsável: Dr. Julio Manoel França da Silva
Linha 2: Dinâmica dos espaços rurais e urbanos
Os laboratórios vinculados à Linha 2 do PPGG, são equipados com recursos advindos dos próprios pesquisadores, bem como a partir de recursos provenientes de agências de fomento como o FINEP, CNPq e Fundação Araucária. Como característica importante, alguns deles contam com equipamentos de ponta e por isso de alto valor agregado. Os laboratórios desta linha destacam-se na produção qualificada em estudos territoriais, urbanos, rurais, cultura e meio ambiente.
No laboratório desenvolvem-se pesquisas e atividades de ensino e extensão universitária no âmbito da análise socioambiental, educação ambiental e ensino de Geografia, com discussões sobre a formação de professores para didática sobre questões ambientais, cidade/campo e a cultura, assim como a elaboração de banco de dados cartográficos sobre o local e região e a produção de materiais pedagógicos. Atualmente o laboratório desenvolve atividades do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID); Pesquisas e ações extensionistas financiadas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e Itaipu Binacional. São realizadas orientações de iniciação científica júnior, de graduação e pós-graduação (seja como voluntários, seja por meio de bolsas institucionais ou por financiamento do MEC (PET/Pós-Graduação) Fundação Araucária, CNPQ OU CAPES (PIBID)).
Professores responsáveis: Professora Dra. Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes e Professora Dra. Cecília Hauresko

O grupo, criado em outubro de 2008, desenvolve pesquisas na área de Geografia Econômica, com interface na Geografia Urbana, abordando temas como sistema financeiro, reestruturação produtiva, indústria, redes e a internacionalização da economia. Seu objetivo é proporcionar um espaço para o desenvolvimento de pesquisas institucionais e financiadas externamente, além de promover a orientação acadêmica em ensino, pesquisa e extensão.
As atividades incluem a orientação de alunos de graduação e pós-graduação por meio de programas como BIC/Unicentro, PAIC/Fundação Araucária, PET e iniciação científica voluntária. Além disso, o laboratório serve como espaço para reuniões de trabalho entre docentes, pesquisadores, bolsistas e estudantes.
Laboratório Estudos em GeoEconômica
Professor responsável: Professor Dr. Pierre Alves Costa

Grupo de Pesquisa/CNPq – Geografia Agrária, Ruralidades e Território (GEAR)
O laboratório tem a finalidade de dar suporte ao desenvolvimento de pesquisas voltadas às temáticas da questão agrária, a realidade e diversidade do campo, a dinâmica do espaço rural e das relações campo cidade. Para tanto, compõe objeto das preocupações e focos de estudos os processos que atingem o rural, como a modernização e a industrialização da agricultura, a Reforma Agrária e os movimentos sociais no campo, a ruralidade na atualidade, o desenvolvimento rural, a agricultura familiar, a agricultura urbana, a agroecologia, a multifuncionalidade e pluriatividade do campo. Atendendo docentes pesquisadores, acadêmicos de Graduação e Pós-Graduação que pesquisam na área da Geografia Agrária e Rural, o laboratório representa um espaço para reflexão e debate sobre a realidade do rural brasileiro e paranaense, articulado com lógicas globais e condicionamentos locais, regionais e nacionais.
Professor responsável: Professor Dr. Sergio Fajardo
O Grupo de Pesquisa Redes de Poder, Migrações e Dinâmicas Territoriais (GEPES) foi criado em 2009 pelos professores Karla Rosário Brumes e Roberto França da Silva Jr., a partir das demandas geradas em suas áreas de pesquisa: migrações e dinâmicas territoriais econômicas, respectivamente. Em 2010, entendendo que o grupo deveria abranger outras análises, houve a inserção da professora Márcia da Silva, que trabalha na perspectiva dos estudos políticos, poder e reordenamento do território.
Atualmente, o grupo congrega pesquisadores, mestrandos, doutorandos e estudantes de graduação dos cursos de Geografia da UNICENTRO (Guarapuava e Irati), da UEM (Maringá) e da Universidade de Lisboa (ULisboa), em Portugal. Considerando o espaço como um dos níveis de determinação dos processos sociais, econômicos e políticos, o GEPES desenvolve pesquisas que permitem compreender o espaço geográfico a partir dos vieses das redes de poder, das migrações e das dinâmicas territoriais.
O grupo conta com três pesquisadores responsáveis: os professores Alides Baptista Chimim Junior, Karla Rosário Brumes e Márcia da Silva. Seu objetivo é proporcionar um ambiente para o desenvolvimento de pesquisas vinculadas aos estudos políticos, migrações e gênero. Nele, são realizadas orientações de pesquisa, ensino e extensão para acadêmicos de graduação (iniciação científica de bolsistas PIBIC/CNPq, BIC e iniciação científica voluntária), bem como para mestrandos e doutorandos em Geografia (bolsistas CAPES e CNPq e não-bolsistas). Além disso, o laboratório é utilizado para reuniões de trabalho com docentes da instituição e outros pesquisadores, assim como espaço de convivência para os discentes.
Professores responsáveis: Professora Dra. Márcia da Silva, Professora Karla Rosário Brumes e Professor Dr. Alides Baptista Chimin Junior
Grupos de Pesquisa CNPq Grupo de Pesquisa em EstudosPolíticos e Análise Urbano-Regional (GPEUR)
O Grupo de Pesquisa em Estudos Políticos e Análise Urbano-Regional (GEPEUR) desenvolve atividades de pesquisa básica e aplicada, com foco na dinâmica da produção do espaço urbano-regional, urbanização, políticas públicas de planejamento urbano e estratégias dos agentes produtores. Além disso, investiga e avalia governos locais, suas estratégias de atuação e expansão.
As pesquisas do GEPEUR visam integrar interesses institucionais, combinando atividades didáticas e aplicadas. O grupo promove estudos sobre políticas públicas voltadas ao planejamento urbano, envolvendo parcerias institucionais e financiamento externo. Suas atividades incluem orientação de pesquisa, ensino e extensão, com participação de acadêmicos de graduação, iniciação científica e pós-graduação.
O GEPEUR está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Geografia, na Linha 2 – Dinâmica dos Espaços Rurais e Urbanos, e desenvolve projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Os temas abordados abrangem cidades inteligentes e sustentáveis, inclusão, tecnologia, mobilidade e qualidade de vida, com impacto na formulação e aplicação de soluções políticas, ambientais, econômicas, sociais e tecnológicas.
O laboratório do GEPEUR é um espaço de convivência para docentes e discentes, onde são realizadas atividades de pesquisa e apoio técnico. As atividades incluem a supervisão do uso de materiais e equipamentos, organização de arquivos, gestão de documentos, elaboração de trabalhos de campo e relatórios. O grupo também promove visitas técnicas, cursos de capacitação, palestras, colóquios pedagógicos e desenvolvimento de produtos e processos.
O GEPEUR mantém parcerias com o Grupo de Estudos Urbanos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o Instituto Federal do Paraná, campus Astorga, por meio do projeto “A Esfinge: Olhares e Práticas Multirreferenciais e Interdisciplinares em Educação”. Além disso, coopera com a Agência de Inovação Tecnológica da Unicentro-NOVATEC, desenvolvendo pesquisas, levantamentos e análises de dados, debates temáticos, trabalhos de campo e relatórios técnicos, com enfoque em médias e pequenas cidades.
Site do Laboratório de Estudos Urbanos
Professor responsável: Professor Dr. Lisandro Pezzi Schmidt
