Total 25 375
MESTRADO: ESTRUTURA CURRICULAR CRÉDITOS* CARGA HORÁRIA
3 disciplinas obrigatórias 9 135
2 disciplinas (eletivas da linha de pesquisa do projeto) 8 120
1 disciplina (eletiva de livre escolha) 4 60
Atividades complementares** 4 60

* Cada crédito corresponde a 15 horas.
** Obrigatória para a integralização do mestrado e, deve ser cumprida, de acordo com a Instrução Normativa 004/2012.

Total 40 600
DOUTORADO: ESTRUTURA CURRICULAR CRÉDITOS* CARGA HORÁRIA
3 disciplinas obrigatórias 12 180
3 disciplinas (eletivas da linha de pesquisa do projeto) 12 180
2 disciplinas (eletivas de livre escolha) 8 120
Atividades complementares** 8 120

* Cada crédito corresponde a 15 horas.
** Obrigatória para a integralização do doutorado e, deve ser cumprida, de acordo com o regulamento geral do PPGG.


Ementas

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Seminários de pesquisa (mestrado) (15 h)
O seminário de pesquisa tem por objetivo propiciar o amadurecimento e a readequação dos projetos de pesquisa para as dissertações. Constituir-se-á na leitura prévia dos projetos de pesquisa por um “professor debatedor” da área que fará observações e contribuições sobre os mesmos.

Seminários de tese (doutorado) (60 h)
Discussão e atualização de teorias, conceitos, métodos/metodologias e técnicas relacionadas à área de concentração e aos projetos de doutorado em Geografia (por ano de ingresso).

Teorias da Geografia (mestrado e doutorado) (60 h)  
A modernidade, a ciência, a técnica e o status científico da Geografia. Escolas do pensamento geográfico. Conceitos e fundamentos da Geografia. Geografia, pós-modernidade e globalização. Teorias da Geografia: tendências e perspectivas.

Método e pesquisa na Geografia (mestrado e doutorado) (60 h)  
Concepções teóricas e práticas da construção do conhecimento científico. O método científico e a geografia. Os métodos e a ciência geográfica: Indução e dedução; método hipotético dedutivo; a fenomenologia; o método dialético; as Teorias Geográficas. Metodologia de pesquisa em geografia: a formulação e problematização do tema. Os procedimentos metodológicos de pesquisa: pesquisas de gabinete, de laboratório e de campo. Elaboração de instrumentos de pesquisa.

DISCIPLINAS ELETIVAS: MESTRADO E DOUTORADO

Organização do trabalho científico  (60 h)
Principais aspectos da elaboração do conhecimento geográfico no projeto de pesquisa: a formulação do tema, a proposição de questões-problema, a definição dos procedimentos metodológicos, a efetivação da pesquisa e a apresentação dos resultados. Procedimentos metodológicos na construção da pesquisa científica, com ênfase para o papel das pesquisas de campo.

Análise socioambiental e representações espaciais (60 h)
Relação sociedade e natureza; geografia e ambiente; paradigmas científicos e abordagem ambiental; desenvolvimento e meio ambiente; questões ambientais urbanas e rurais e manifestações espaciais; cartografia ambiental.

Geomorfologia experimental e erosão do solo (60 h)
Estudo de processos em Geomorfologia; Processos erosivos em vertente; Balanço de sedimento em cabeceira de drenagem; Mensuração de erosão do solo; Análise de dados; Atividades de campo e laboratório.

Current Issues in Geography and Environmental Science (60 h) Método EMI – English as a Medium of Instruction
Trends of contemporary science. The interaction between society-nature. United Nations: the 2030 agenda for Sustainable Development. International research in Geography and Environmental Science. Theoretical model construction for the study of the society-environment problems. Mapping the frontier of knowledge..

Climatologia e a estruturação do espaço geográfico (60 h)
Estudos climáticos aplicados à compreensão da paisagem e à produção/organização do espaço geográfico. Clima em Regiões Tropicais e Subtropicais. Tratamento estatístico de dados climáticos. Radiação solar incidente e global. Planejamento climático urbano. Mecanismos de autorregulação térmica. Variáveis climáticas que influem no conforto humano. Índices de conforto. Diagramas bioclimáticos. Tempestades em áreas de ondas tropicais. Armazenamento de água no solo. Drenagem. Pluviosidade e impactos ambientais.

Epistemologias da educação ambiental no Brasil (60 h)
A construção do pensamento da Educação Ambiental: Senso comum, arte, religião, filosofia e ciência.  A ciência moderna e o status científico da Educação Ambiental. Escolas e correntes do pensamento da Educação Ambiental. A construção da Educação Ambiental no Brasil. Bases epistemológicas da Educação Ambiental. Tendências e perspectivas do pensamento da Educação Ambiental: novas temáticas de interesse da ciência Geográfica.

Dinâmica populacional e movimentos migratórios (60 h)
As migrações internas no território brasileiro, relacionadas histórico e conceitualmente ao processo de urbanização de forma interdisciplinar, com destaque para os conceitos e problemáticas que têm dominado a sua análise.

Geomorfologia do quaternário enquanto base para compreender a evolução da paisagem (60 h)
O papel dos estudos geomorfológicos na reconstrução das mudanças ambientais das paisagens tropicais e subtropicais durante o Quaternário. Análise de modelos conceituais que abordam a origem e evolução de superfícies geomórficas. Evolução do relevo em escalas regionais e locais durante o Quaternário. Controles paleoclimáticos expressos em registros estratigráficos. Introdução de técnicas estratigráficas aplicadas na reconstrução da evolução do relevo durante o Quaternário.

Espaço rural e desenvolvimento regional (60 h)
O conceito de espaço rural na Geografia e a ruralidade no território. Desenvolvimento econômico no Brasil e o papel da agropecuária. Estado, políticas públicas para o campo e desenvolvimento regional. Espaço rural brasileiro, dinâmica agroindustrial e desenvolvimento rural. Perspectivas do agronegócio e da agricultura familiar. Novas territorialidades no espaço rural: Pluriatividade, turismo rural, movimentos sociais no campo e desenvolvimento regional.

Desastres naturais e ordenamento territorial (60 h)
Fundamentos de prevenção e mitigação de desastres naturais; Riscos hidrogeomorfológicos, climáticos e geológicos; Desastres e condições de vulnerabilidade socioambiental; Análise de áreas de risco a desastres naturais; Gestão e gerenciamento de áreas de risco a desastres; Ordenamento territorial e políticas de redução de riscos de desastres..

Estrutura e dinâmica das paisagens (60 h)
Gênese, morfologia e evolução das paisagens tropicais e subtropicais. As diferentes abordagens das dinâmicas das paisagens. Os condicionantes biofísicos das paisagens. Dinâmica do uso da terra. Transformações e manejo de paisagem em diversas escalas. Avaliação dos processos ambientais em paisagens rurais. Estudos aplicados em paisagens tropicais e subtropicais. Percepção humana frente às mudanças na estrutura das paisagens.

Geomorfologia experimental e erosão do solo (60 h)
Estudo de processos em Geomorfologia. Processos erosivos em vertente. Balanço de sedimento em cabeceira de drenagem. Mensuração de erosão do solo. Degradação e conservação do solo. Atividades de campo e laboratório.

Estado, políticas públicas e estratégias de desenvolvimento urbano-regional (60 h)
Teorias do Estado Moderno. O Estado e as novas formas de poder. Poder e Território. Formas de governo. Governo e gestão de políticas públicas. Desenvolvimento como ideologia e como utopia. Políticas públicas e grupos de poder. As estratégias de desenvolvimento urbano-regional a partir de políticas públicas.

Hidrologia ambiental (60 h)
Ciclo hidrológico, recursos hídricos e sociedade; processos hidrológicos; precipitação; interceptação; infiltração; dinâmica da água em solos; escoamento superficial e subsuperficial; vazão no rio; evapotranspiração; problemas de escalas no tempo-espaço; monitoramento; modelagem; modelos hidrológicos; processos geobiohidrológicos – zona ripária; impactos humanos no ciclo hidrológico – manejo adequado de bacias hidrográficas.

Mudanças ambientais globais no quaternário e o registro Paleopedológico (60 h)
Ciclos terrestres quaternários e mudanças ambientais globais. Reconstrução paleoambiental a partir da análise das formações superficiais. Conceituação de paleopedologia. Paleossolos Quaternários e micromorfologia de paleossolos. 

Poder e estratégias de desenvolvimento urbano-regional (60 h)
Política, sociedade e território. Teorias do poder: o poder do Estado e outras formas de poder. Apropriação, produção e organização do espaço como instrumentos de poder. Gestão de políticas públicas e estratégias de poder no desenvolvimento urbano-regional.

Políticas territoriais e reestruturação econômica no Brasil (60 h)
Os conceitos de região, território e Estado. Reflexão sobre as políticas públicas e planos de desenvolvimento no território nacional. Reestruturação econômica e dinâmica regional brasileira.

Tópicos especiais em dinâmica da paisagem e dos espaços rurais e urbanos (60 h)
Ementa variável com o objetivo de desenvolver temas atuais nas linhas de pesquisa Geomorfologia e Dinâmica da Paisagem e Espaço e Dinâmica Rural-Urbana.

Urbanização, práticas socioespaciais e gestão do território (60 h)
Bases teóricas e reflexivas sobre o processo de urbanização contemporâneo; a reestruturação do espaço urbano e as práticas socioespaciais; direto à cidade e política urbana; abordagens e aplicações do estudo das políticas públicas de planejamento urbano e regional.

Abordagem territorial dos espaços rurais e urbanos (60 h)
A relação tempo-espaço-território como orientação teórico-metodológica para a pesquisa dos espaços rurais e urbanos. Concepções histórico-críticas de território na contemporaneidade: de Jean Gottmann a Claude Raffestin, Giuseppe Dematteis, Arnaldo Bagnasco, Massimo Quaini e Alberto Magnaghi. As relações urbano-rurais e processos de desenvolvimento territorial com participação popular e autonomia.

Representações sociais do rural e suas abordagens (60 h)
As distintas abordagens teórico-conceituais sobre o ambiente rural;  O rural como espaço de vida, espaço de trabalho e organização socioespacial plural; multiculturalismo, multidiversidade e pluralidade cultural;  os distintos grupos étnicos;  concepções e representações do ambiente rural no ensino de Geografia;  gênero e gerações, juventude rural.

Formação do professor de Geografia: aspectos teórico-metodológicos da prática pedagógica (60 h)                                                 Aspectos teórico-metodológicos da Epistemologia da Geografia e sua influência na Educação geográfica. Formação do professor de Geografia. Linguagens, temas e metodologias no ensino e na prática pedagógica na educação geográfica; Professor de Geografia e a educação ambiental.