TRABALHOS DE CAMPO

Trabalho de campo realizado em Londrina – PR: 

Disciplinas: Urbanização, práticas socioespaciais e gestão de território (Prof. Dr. Lisandro Pezzi Schmidt) e  Políticas territoriais e reestruturação econômica no Brasil (Prof. Dr. Pierre Alves Costa). Data da realização: 05/06/2023.

Objetivos: conhecer a produção da cidade e as práticas socioespaciais na cidade de Londrina, os instrumentos utilizados na gestão urbana e as ações do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina, IPPUL.

Trabalho de campo realizado em Castro e Carambeí – PR:

Disciplina: Abordagens do Desenvolvimento (PPGG) ministrada pelo Professor Dr. Sergio Fajardo.
Realização: O campo em Castro (Fazenda Capão Alto, Castrolanda, Museu do Tropeiro) e Carambeí (Parque Histórico) foi realizado em 15 de outubro de 2022.
Objetivos: • Conhecer um pouco sobre a ocupação e transformação do espaço na região dos Campos
Gerais, por meio dos processos de povoamento, colonização e imigração;
• Identificar algumas das atuais atividades econômicas (agropecuárias e agroindustriais)
que caracterizam esses espaços e modificam as paisagens rurais e urbanas.
• Avaliar a relevância daquela região no contexto da formação do espaço paranaense.
• Compreender aspectos da estrutura fundiária e o papel do cooperativismo agropecuário
em Castro e Carambeí.
Trabalho de campo realizado em Mandaguari  e Lapa – PR: 
Disciplina: Nesse caso houve uma integração, além de estudantes da graduação (disciplina de Desenvolvimento rural e gestão da agricultura familiar) participaram doutorandos em Geografia do PPGG. Trabalho de campo organizado pelo Professor Dr. Sergio Fajardo e Professor Dr. Jhonatan Dantas.
Realização:
  • Mandaguari – dia 25 de março de 2023: Na zona rural, nas imagens aparece um senhor, Lauro Wittmann, agricultor agroecológico na divisa entre Jandaia do Sul e Mandaguari, Sítio Rochedo.
  • Lapa – (Assentamento Contestado; Escola Latinoamericana de Agroecologia) realizado em 16 de setembro de 2023.
Já nas fotos das lavouras de café e indústria, é a sede do Café Bela Esperança (Mandaguari-PR). O proprietário Fernando Lopes é quem nos recebeu.
Objetivo: Articular as discussões teóricas com a prática de campo, a partir da observações das materialidades da realidade empírica da agricultura familiar, agroecologia e desenvolvimento territorial/local/regional.