EVENTOS ACADÊMICOS

XV ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA GEOGRAFIAS DA ESPERANÇA:
Revisitar o Brasil, dialogar com o Mundo
Universidade Federal do Tocantins – UFT – Palmas – TO

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) é uma instituição pública federal multicampi, localizada em Palmas. A cidade é reconhecida como a última do século XX completamente planejada, tendo sido concebida desde o início para ser a capital do estado do Tocantins, é a capital estadual mais jovem do Brasil.

A decisão de escolher Palmas como sede da 15ª edição do ENANPEGE reflete a consonância com sua infraestrutura moderna e sua dinâmica empreendedora. Além disso, a cidade oferece um ambiente propício para debates profundos e inovadores sobre os desafios e oportunidades na pesquisa geográfica. A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) realizou o XV Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (XV ENANPEGE) entre os dias 09 e 13 de outubro de 2023, de forma presencial na cidade de Palmas, Tocantins.

Nesta 15ª edição do ENANPEGE, que celebrou os 30 anos de existência da associação, o tema “Geografias da Esperança: revisitar o Brasil, dialogar com o mundo” serviu de orientação para as temáticas discutidas nas Conferências, Mesas Redondas, Grupos de Trabalho (GTs) e atividades de campo.

Link para o site do evento:  XV ENANPEGE – 2023

IV Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território (CONGEO)
Universidade de São Paulo – USP – São Paulo – SP

O IV Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território está programado para ocorrer de 21 a 23 de novembro de 2023, no Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).

O evento reuniu pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de diversas áreas, como Geografia, Ciência Política, Relações Internacionais e Economia, para discutir questões pertinentes sobre a geografia política, geopolítica e gestão do território, tanto no contexto brasileiro quanto global. O Congresso concentra-se no tema: “Agendas, Atores e Pesquisas”, abordando tópicos como poder e território, gestão de recursos naturais e conflitos territoriais, processos de integração regional com foco nas interações com a América do Sul, bem como os novos temas e atores que influenciam a geopolítica em várias escalas geográficas.

O evento ofereceu mesas-redondas, apresentações de trabalhos, palestras e debates, proporcionando um espaço valioso para a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes. Essa troca contribui significativamente para o avanço da pesquisa e do ensino em Geografia e áreas relacionadas.