UEPG

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) nos seus 48 anos de consolidação como universidade, vem desenvolvendo ensinos de graduação e de pós-graduação, nas mais variadas áreas de conhecimento, oportunizando a inserção profissional nos diversos setores de atuação, estimulando o exercício da investigação e a educação continuada. A UEPG está voltada para a formação de profissionais e lideranças, visando o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da cultura fundamentado no contexto regional e mundial. No início da década de 1970, percebeu-se a demanda local e regional por um Curso na área de Engenharia, sendo criado o Curso de Engenharia Civil. O Curso cresceu junto com a Universidade, sempre em sintonia com as tendências e objetivos institucionais. A UEPG e o Curso de Engenharia Civil recebem estudantes de várias cidades que compõem a Região dos Campos Gerais, cuja cidade-pólo é Ponta Grossa, além de atrair estudantes de outras regiões pela qualidade dos cursos oferecidos. Os Campos Gerais situam-se na porção Centro Leste do Estado do Paraná, incluindo as mesorregiões Centro Oriental e Sudeste Paranaense, abrangendo pelo menos parte de 22 municípios, com 11.761,41 km² de extensão e população total de aproximadamente 1 milhão de habitantes, a região se destaca pelas riquezas naturais e pela economia diversificada, sendo os setores madeireiro, metal mecânico e agropecuário de grande importância para o crescimento socioeconômico da região.

Desde 1998, a UEPG vem promovendo o Curso de Especialização em Gestão Ambiental, tendo como proponentes o Departamento de Engenharia Civil e o Núcleo de Estudos em Meio Ambiente (NUCLEAM), com mais de 100 especialistas formados. A experiência obtida com a formação de Especialistas em Gestão Ambiental nas primeiras 6 edições do curso que teve o apoio e parceria do SENAI/CETSAM, contribuiu para a formação técnico-científica de recursos humanos na área ambiental para atuarem nos diversos segmentos da sociedade. Em paralelo à 7ª edição do curso, foi ofertada uma turma especial em Gestão Ambiental no Setor Rodoviário envolvendo profissionais do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), na qual adotou-se a metodologia de ensino semi-presencial com a utilização da Plataforma de Ensino E-Proinfo. Foi uma experiência válida sob o aspecto de desenvolvimento da prática computacional aplicada aos cursos semi-presenciais, e pela agilidade de comunicação entre professores e alunos. Com a demanda de profissionais na área, após a 8ª edição do curso (concluinte em 2009), comprovou-se a efetividade e necessidade de cursos de formação aprofundados para profissionais na área ambiental que se formam nesta região.

 UNICENTRO

Criada em 1990 e reconhecida em 1997, a UNICENTRO é uma das mais jovens universidades do sistema estadual de ensino superior do Paraná e teve até 2003, um rápido e amplo processo de crescimento horizontal, ampliando significativamente a oferta de vagas na graduação. Este fator foi extremamente importante para o atendimento das demandas das regiões Centro-Oeste e Centro-Sul do Paraná onde ela atua e à sua própria consolidação como IES.

   A estrutura multicampi da UNICENTRO projeta sua atuação para 51 municípios, para uma população de mais de 1 milhão de habitantes, nas regiões Centro-Oeste e Centro-Sul paranaense. A instituição conta hoje com 36 cursos de graduação, 23 cursos de especialização lato sensu, 16 cursos de mestrado, 5 cursos de doutorado.

   Esse crescimento da instituição proporcionou uma ampliação dos recursos humanos com a incorporação de professores qualificados, conduzindo a UNICENTRO a vislumbrar novos desafios em direção à Pós-Graduação Stricto Sensu e consequentemente à consolidação de grupos de pesquisa. O Curso de Engenharia Ambiental da UNICENTRO foi criado em dezembro de 2002, e o Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental em 2013.

Criação do Programa de Pós-Graduação: 

A iniciativa da criação de um programa de pós-graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pelo convênio de Associação Ampla entre a UNICENTRO e a UEPG, partiu do entendimento entre os grupos de pesquisa na área ambiental das duas instituições, associado ao crescente desenvolvimento das mesmas. Essa iniciativa foi estimulada pelo planejamento administrativo e cooperação entre os Departamentos, de Ambiental – UNICENTRO e Engenharia Civil – UEPG, visto que há infraestrutura instalada adequada e necessária às atividades de pesquisa e docência. A implantação do Mestrado veio de encontro à orientação acadêmica das duas Instituições, que visa atender às demandas coletivas da sociedade, gerando conhecimento de alto nível e consolidando sua posição de responsável pelo desenvolvimento socioambiental da região. Aliado a esse objetivo, o programa tem contribuído para o próprio desenvolvimento das duas instituições, uma vez que fomenta a pesquisa na área ambiental. O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (PPGESA) está fortalecendo os grupos de pesquisa, com a aprovação de projetos financiados por Instituições de fomento, possibilitando a melhoria das estruturas laboratoriais e tornando as Instituições Centros de Referência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, no Paraná.

   O programa desde seu início evoluiu, especialmente no que se refere à qualidade das pesquisas realizadas, possibilitando a abertura de novas temáticas na área da Engenharia sanitária e ambiental, visando o aprimoramento de tecnologias para a melhor qualidade de vida e com menores impactos negativos ao ambiente.