O PPGEN elaborou o Planejamento Estratégico 2022 e 2023 com base da experiência e no resultado da autoavaliação descritos a seguir, normatizados em consonância ao documento que trata do Planejamento do Processo Permanente de Autoavaliação do Programa De Pós-Graduação Em Ensino De Ciências Naturais e Matemática – PPGEN/Unicentro.
DIRETRIZES GERAIS DO PROCESSO PERMANENTE DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PPGEN/UNICENTRO.
Em consonância com o PDI institucional (2018-2022 e 2023-2027) da Unicentro, o PPGEN tem como missão a formação de professores na região de abrangência, no intuito de se consolidar como instituição de referência na área de Ciências Naturais e Matemática no Estado do Paraná nos diferentes níveis de ensino com foco no desenvolvimento educacional, econômico, tecnológico e de inovação. Isso se torna ainda mais relevante dada a considerável demanda a ser atendida na formação de docentes. Nesse contexto, constituem a pauta de discussão do Programa: a redução das assimetrias dentro do Estado, o enfrentamento das desigualdades sociais que impactam a Educação, e o papel crucial da pós-graduação, com destaque para seu compromisso social, notadamente através do processo de interiorização.
Visando atender as recomendações da Avaliação Quadrienal da CAPES (2017-2020), em 2023, o Projeto Pedagógico do Curso foi alterado nos seguintes aspectos: 1) Atualização Curricular – de uma maneira abrangente, sistemática e organizada, o processo de autoavaliação do PPGEN tem contribuído para a proposição de uma atualização estrutural, considerando-se as perspectivas dos docentes, dos pós-graduandos e dos egressos. Assim, em relação ao currículo, é esperada, principalmente, a atualização regular das disciplinas, ementas e das referências, com destaque para a incorporação dos temas contemporâneos e transversais e 2) Articulação, aderência e atualização das áreas de concentração e das linhas de pesquisa – o PPGEN tem como área de concentração o “Ensino e Aprendizagem em Ciências Naturais e Matemática”, cujo objetivo principal é qualificar profissionais que ensinam Ciências Naturais (Física, Química e/ou Ciências Biológicas), ou Matemática ou áreas afins, nos aspectos teórico, epistemológico e metodológico, com foco na compreensão e utilização da ciência e da tecnologia visando contribuir com a formação profissional para o desenvolvimento social e educacional na região de abrangência da Unicentro. Em relação às linhas de pesquisa, foi realizada uma atualização passando de quatro para duas linhas, sendo: Linha de pesquisa 1: Ensino e Aprendizagem em Ciências Naturais e Linha 2: Ensino e Aprendizagem em Ensino de Matemática.
A missão do PPGEN/Unicentro é contribuir para a área de Ensino, em específico para o Ensino de Ciências Naturais (Física, Química, Ciências e Biologia) e Matemática e áreas afins nos aspectos teóricos, epistemológicos e metodológico, na região de abrangência da Unicentro. Tem como objetivo de abordar as questões específicas da região, visando promover o progresso científico, tecnológico, ético e social. Para tanto, o curso em questão adota uma organização curricular flexível, em que as disciplinas são lecionadas por professores de diversas especialidades, visando promover um trabalho interdisciplinar, colaborativo e em sintonia com a ideia de que as disciplinas desempenham um papel integral na formação do pós-graduando. Nesta direção, as Metodologias Ativas serão preferencialmente empregadas para proporcionar aos estudantes o protagonismo e uma formação colaborativa ao longo do Curso.
No que diz respeito ao propósito mais amplo, tem buscado consolidar, ao longo dos anos as seguintes metas (i) atuar/ qualificar professores visando melhorias da Educação Básica pública; (ii) verticalização do ensino; (iii) integração da graduação com a pós-graduação com ênfase na inovação e na prática pedagógica inovadora.
Em termos de alinhamento entre o planejamento estratégico do PPGEN e o da Unicentro, segue a busca contínua de fortalecimento do PPGEN e, em última instância lutar pelo empoderamento dos profissionais tomados pelos desafios de exercer o magistério na região Centro-sul do Pr, a partir de uma formação stricto sensu de qualidade, que contribua efetivamente para o ensino e aprendizagem das Ciências Naturais e Matemática nas escolas da região, enfim com a melhoria da qualidade da Educação.
Em relação às metas estabelecidas pelo PPGEN/Unicentro para o quadriênio 2020-2024, ressalta-se, como já mencionado anteriormente, a submissão, via APCN junto à CAPES, do projeto de Doutorado, enviado primeiramente no início de 2023 e reenviado com adequações em dezembro do mesmo ano. Outras metas planejadas, previstas de curto prazo foram alcançadas, entre outras: 1) organização de cinco comissões de trabalho de apoio a equipe coordenadora do PPGEN, nomeadas: Comissão de Macroprojetos, Pesquisa e Extensão; Comissão de Atualização Curricular e de Legislação; Comissão de Organização de Eventos; Comissão de Produção Intelectual e Comissão de Autoavaliação; 2) organização de um evento regional para socialização dos Produtos Educacionais dando visibilidade e inserindo os produtos educacionais (produzidos no âmbito do PPGEN) em diferentes espaços educacionais, no âmbito da educação básica e superior; 3) Fortalecimento das parcerias com universidades, faculdades, secretarias municipais e estaduais de ensino, associações de ensino e entidades educacionais para inserir e divulgar as produções acadêmicas e os produtos educacionais geradas no âmbito do Programa; 4) fortalecimento da internacionalização com a promoção de dois eventos internacionais em 2023, parcerias de pesquisa na forma de coorientações com docentes de outros países.
As demais de médio prazo foram alcançadas com sucesso, a saber: Dentre as atingidas, destacam-se: (i) adequação da infraestrutura do PPGEN com término das obras no prédio do mestrado; (ii) a revisão da Matriz Curricular, regulamentos e instruções normativas, resultando também em Projeto Pedagógico do Curso atualizado em 2023; (iii) criação de acompanhamento dos egressos; (iv) organização de eventos nacionais e internacionais com foco na divulgação dos produtos educacionais para a comunidade acadêmica e escolar;(v) Regulamentação do processo de credenciamento e recredenciamento docente no programa; (vi) parcerias educacionais estabelecidas interna e externamente; (vii) consolidação dos grupos de pesquisa e de macroprojetos alinhados às linhas de pesquisa e (viii) realização de seminários de autoavaliação e implementação do planejamento estratégico 2020-2024.
No tocante às metas futuras, que estão sendo trabalhadas, em linhas gerais destaca-se o alinhamento de parcerias e o estabelecimento de novos convênios; organização de ações extensionistas junto a escolas das redes pública e particular dos municípios paranaenses de abrangência da Unicentro, que promovam melhorias na área de ensino e impacto social; ampliação e da consolidação de pesquisa com colaboradores e redes de pesquisa; aumento da disponibilidade e visibilidade dos processos e produtos educacionais produzidos no âmbito do PPGEN; ampliar os contatos internacionais, criar continuamente mecanismos de divulgação de vagas no PPGEN, em alinhamento com as ações institucionais e construir ações estratégicas que levem ao aumento do número de ingressantes e concluintes do PPGEN, visando minimizar a diminuição da procura em cursos stricto sensu e evasão nos períodos da pandemia e pós pandemia do COVID-19.
A Unicentro, por meio de seus docentes do programa PPGEN que atuam em licenciaturas, tem obtido aprovação em editais de agências de fomento (FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA e CNPq) por meio dos projetos elaborados pelos docentes, além de ter docentes que atual nos programas da CAPES de iniciação à docência (PIBID) e Programa Residência Pedagógica. Além disso, o PPGEN tem feito parcerias com outras IES e com escolas de educação básica, não somente as muitas em que atuam os pós-graduandos do programa.
O PPGEN promoveu, a partir de 2020 seminários anuais de autoavaliação, a partir da criação de uma comissão de caráter permanente com representantes do segmento docente, secretaria, discentes e egressos. A comissão estabeleceu um conjunto de regras para o processo da autoavaliação. A metodologia do trabalho foi dividida em 3 etapas: (i) sensibilização e planejamento; (ii) análise dos relatórios do Coleta 2017-2020 e desenvolvimento dos instrumentos para a autoavaliação: questionário discente, questionário docente; (iii) elaboração do relatório de autoavaliação e divulgação do trabalho nos seminários anuais realizados a partir de 2020. Os respondentes justificaram suas respostas tendo como parâmetros as matrizes Forças, Oportunidades, Pontos a melhorar e Ameaças. Os resultados das discussões dos seminários avaliativos subsidiam anualmente a atualização do Planejamento Estratégico do PPGEN/Unicentro.