LINHA DE PESQUISA/MACROPROJETO I
NOME DO MACROPROJETO: “Ciência em movimento: Educação Sócio, Científica e Ambiental”
Linha de Pesquisa: Ensino e Aprendizagem em Ciências Naturais
Data de Início:03/05/2022

Descrição: O Macroprojeto Ciência em movimento: Educação Sócio, científica e Ambiental vinculado, ligado a linha de pesquisa 1 Ensino e Aprendizagem em Ciências Naturais. Abarca um
conjunto de investigações que compõem os projetos de pesquisa institucionais, aprovados internamente na Unicentro e/ou em agências de fomento à pesquisa estaduais ou nacionais. Todos
os projetos mantêm relação estreita com a linha de pesquisa “Ensino e Aprendizagem em Ciências Naturais e são coordenados por pesquisadores credenciados no PPGEN. Estes projetos favorecem pesquisas que integram estudantes do programa de pós graduação, iniciação científica e os docentes do programa. Esse macroprojeto tem a intenção de unificar e sistematizar as pesquisas, fomentar investigações, estudos e o desenvolvimento de Produtos Educacionais, abarcando:- compreender como as normas de gênero e sexualidade são produzidas, ensinadas e regularizadas em diferentes espaços educativos no Ensino de Ciências.
Docentes: ANA LUCIA CRISOSTIMO
ADRIANA MASSAE KATAOKA
ANA LUCIA SURIANI AFFONSO
BETTINA HEERDT
ELISA AGUAYO DA ROSA
RICARDO YOSHIMITSU MIYAHARA
RODRIGO OLIVEIRA BASTOS
CARLOS EDUARDO BITTENCOURT STANGE

LINHA DE PESQUISA/MACROPROJETO II
NOME DO MACROPROJETO: “Práticas e Pesquisas em Educação Matemática”
Linha de Pesquisa: Ensino e Aprendizagem em Matemática
Data de Início:01/09/2022
Descrição: O Macroprojeto “Práticas e Pesquisas em Educação Matemática” vinculado a Linha 2 abarca um conjunto de investigações que compõem os projetos de pesquisa institucionais,
aprovados internamente na Unicentro e/ou em agências de fomento à pesquisa estaduais ou nacionais. Todos os projetos mantêm relação estreita com a linha de pesquisa “Ensino e
Aprendizagem em Matemática” e são coordenados por pesquisadores credenciados no PPGEN/Unicentro. Estes projetos favorecem pesquisas que integram estudantes do programa de pós
graduação, iniciação científica e os docentes do programa. Esse macroprojeto tem a intenção de unificar e sistematizar as pesquisas, fomentar investigações, estudos e o desenvolvimento de
Produtos Educacionais, abarcando: estudos e investigações acerca de distintas práticas pedagógicas e ferramentas metodológicas e tecnológicas na Educação Matemática; estudos e investigações
acerca da formação de professores da Matemática; estudos e investigações acerca da modelagem matemática; estudos e investigações acerca das normas de gênero e sexualidade produzidas,
ensinadas e regularizadas em diferentes espaços educativos na Educação Matemática; estudos e investigações acerca da formação docente e práticas pedagógicas de estudantes com deficiência e altas habilidades.
Docentes:
JOYCE JAQUELINNE CAETANO
BETTINA HEERDT
CARLA LUCIANE BLUM VESTENA
CARLOS ROBERTO FERREIRA
CLODOGIL FABIANO RIBEIRO DOS SANTOS
DIONISIO BURAK
LAYNARA DOS REIS SANTOS ZONTINI
LUCIA VIRGINIA MAMCASZ VIGINHESKI
MARCIO ANDRE MARTINS
MICHELE REGIANE DIAS VERONEZ