Programas e Projetos de Ensino e Extensão
Aprovado pela Resolução nº 25-CONSET/SEAA/G/UNICENTRO, de 07 de março de 2017, oportuniza ações educativas na área de ciências naturais e matemática para acadêmicos e alunos da educação básica. Entre outras atividades destaca-se a realização de atividades extracurriculares no formato de oficinas, campanhas educativas, mostras de ciências ofertadas a professores e alunos da educação básica e superior. As atividades ocorrem nas escolas estaduais e particulares da educação básica e nas dependências do Laboratório de Instrumentação, Demonstração e Experimentação em Ciências (LIDEC) da Unicentro. Participa do projeto os pós-graduandos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Unicentro e acadêmicos da Unicentro e da Faculdade Guairacá.Aprovado pela Resolução nº 25-CONSET/SEAA/G/UNICENTRO, de 07 de março de 2017, oportuniza ações educativas na área de ciências naturais e matemática para acadêmicos e alunos da educação básica. Entre outras atividades destaca-se a realização de atividades extracurriculares no formato de oficinas, campanhas educativas, mostras de ciências ofertadas a professores e alunos da educação básica e superior. As atividades ocorrem nas escolas estaduais e particulares da educação básica e nas dependências do Laboratório de Instrumentação, Demonstração e Experimentação em Ciências (LIDEC) da Unicentro. Participa do projeto os pós-graduandos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Unicentro e acadêmicos da Unicentro e da Faculdade Guairacá.
Educação Ambiental: diagnóstico e intervenção sócio-ambiental como subsídios para a Biologia da Conservação |
|
Linha de Pesquisa |
Métodos de Ensino e Aprendizagem em Ciências e Biologia |
Coordenação Geral |
Profª Drª Adriana Massaê Kataoka |
Data de início: |
01/11/2018 |
Data de término: |
31/10/2020 |
Natureza do Projeto: |
Extensão |
Situação do Projeto: |
Em andamento |
Descrição resumida: |
Com o crescimento das problemáticas socioambientais a preocupação com novas formas do homem se relacionar com a natureza tem sido alvo de ações decorrentes de diversos setores da sociedade. Uma das preocupações da sociedade atual são com habitats reduzidos e perda da biodiversidade, dessa forma, Unidades de Conservação demostram ser alternativas para a proteção das áreas florestais. Para tanto, é necessário o engajamento da comunidade local para conservação da área. Neste contexto o presente projeto visa sensibilizar a comunidade de Turvo-PR sobre a área de conservação localizada no município, por meio da ampliação da percepção ambiental destes habitantes. As ações serão baseadas pelos princípios da Educação Ambiental e se constituirão de um diagnóstico socioambiental, intervenção e produção/socialização de materiais didáticos. Acredita-se que o projeto auxiliará a comunidade na ampliação da visão sobre ambiente e da importância das Unidades de conservação tornando-se cidadãos ativos na proteção da área florestal. |
Equipe do Projeto: |
Esse projeto conta com a participação de 15 acadêmicos, 2 pós graduandos e 7 professores da Universidade Estadual do Centro-Oeste. |
Projeto Dom Caixote – Biblioteca comunitária livre |
|
Linha de Pesquisa |
Métodos de Ensino e Aprendizagem em Ciências e Biologia |
Coordenação Geral |
Profª Drª Ana Lúcia Suriani Affonso |
Data de início: |
26/06/2017 |
Data de término: |
25/06/2019 |
Natureza do Projeto | Extensão |
Situação do Projeto: |
Em andamento |
Descrição: |
O hábito da leitura significa participar ativamente de uma sociedade, desenvolver a capacidade verbal, descobrir o universo através das palavras e o enriquecimento de idéias. O projeto Dom Caixote já existe no campus Cedeteg e é constituído por bibliotecas comunitárias livres em diferentes locais, que incentiva o hábito de leitura dos frequentadores do campus: acadêmicos e funcionários (durante os intervalos das aulas e do trabalho) e pessoas que estejam de passagem pelo local (pacientes das clínicas escolas e participantes de Congressos). Portanto, o presente projeto visa a manutenção e se possível a ampliação do projeto Dom Caixote. Para a manutenção dessas bibliotecas serão necessárias as seguintes ações: arrecadar mais livros e revistas; escolha de novos locais para a ampliação do projeto; ampliação da divulgação do projeto nos diferentes meios de comunicação; Manutenção e cuidado das bibliotecas com visitas periódicas da equipe ao local. |
Equipe do Projeto: |
Esse projeto conta com a participação de 4 acadêmicos, 2 professores da Universidade Estadual do Centro Oeste e 4 técnicos administrativos UNICENTRO. |
Diálogos entre educação ambiental e biologia da conservação | |
Linha de Pesquisa |
Métodos de Ensino e Aprendizagem em Ciências e Biologia |
Coordenação Geral |
Profª Drª Ana Lúcia Suriani Affonso |
Data de início: |
21/10/2017 |
Data de término: |
21/10/2019 |
Natureza do Projeto: |
Extensão |
Situação do Projeto: |
Em andamento |
Descrição: |
O presente projeto visa sensibilizar a comunidade escolar da Campina do Simão sobre uma área de preservação integrante do município. Essa formação busca promover uma leitura crítica do ambiente, a aquisição de conhecimentos e habilidades sobre a importância da conservação de fragmentos florestais e consequentemente a biodiversidade associada e a difusão e socialização dessas informações para a comunidade, contribuindo para a mitigação dos riscos e danos socioambientais nos territórios urbanos a partir do engajamento da comunidade local. Para tanto será utilizada os princípios da Educação ambiental. Em um primeiro momento será realizado um diagnóstico socioambiental e de percepção ambiental com a comunidade escolar. Para posteriormente aplicarmos intervenções adotando metodologias participativas. Acredita-se que a partir desse projeto, a comunidade escolar terá ampliado a sua visão de ambiente e da importância de uma unidade de conservação e se tornarão agentes ativos da conservação da área. |
Equipe do Projeto: |
Esse projeto conta com a participação de 15 acadêmicos, 4 pós graduandos e 7 professores da Universidade Estadual do Centro-Oeste. |
Extensão Universitária: a Escola como ambiente de Ensino e Pesquisa em Ciências Naturais e Matemática |
|
Linha de Pesquisa |
Métodos de Ensino e Aprendizagem em Ciências, Biologia e Matemática |
Coordenação Geral |
Prof. Dr. Márcio André Martins |
Data de início: |
Setembro de 2018 |
Data de término: |
Agosto de 2020 |
Natureza do Projeto: |
Extensão |
Situação do Projeto: |
Em andamento |
Descrição resumida: |
O projeto tem como objetivo principal a integração do ensino e da pesquisa desenvolvida na Universidade, por meio de ações extensionistas que visam atender as demandas da sociedade em que a instituição está inserida. Mais especificamente, são propostas ações processuais contínuas de caráter educativo com o envolvimento de professores pesquisadores vinculados aos cursos de graduação e pós-graduação, egressos de cursos de licenciatura, cursando pós-graduação stricto sensu, assim como licenciandos em formação inicial, privilegiando atividades integradas com as administrações públicas. As linhas de ação deste projeto buscam abarcar as áreas consideradas estratégicas, que além de contemplar municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considera as regiões de pobreza das periferias das cidades. Nesse encalço estão delimitadas duas frentes de trabalho: i) apoio a aprendizagem, em períodos regular e contra turno para os estudantes com baixo desempenho escolar; e ii) formação complementar, em períodos extraclasse para os estudantes com alto rendimento escolar. |
Equipe do Projeto: |
Márcio André Martins (prof. do PPGEN/DEMAT); Doroteya Gavanski (profº. DEMAT); Maria Regina Carvalho Macieira Lopes (profª. DEMAT); Ana Lúcia Crisostimo (profª. PPGEN/DEBIO); Dionísio Burak (prof. PPGEN/DEMAT); Lindemberg Sousa Massa (prof. DEMAT); Sandro Rodrigues (prof. DEMAT); Cheila Tachevski (mestranda do PPGEN, Bolsista do projeto); Giliane Matos (mestranda PPGEN, Bolsista do projeto); Fernanda Cybulski (aluna da graduação em Licenciatura em Matemática, bolsista do projeto); Cassiano Antonio Barboza (aluno da graduação em Licenciatura em Matemática, bolsista do projeto) |
Financiadores |
Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e ensino Superior – SETI; Unidade Gestora do Fundo Paraná – SETI/UGF; Programa de Extensão “Universidade Sem Fronteiras” – USF Edital 7/2017/SETI |
Natureza do Financiamento e valor financiado: | Bolsa: R$ 81.500,00 |
Ciência & Movimento: universidade em ação I (2017)e II (2018) |
|
Linha de Pesquisa |
Métodos de Ensino e Aprendizagem em Ciências e Biologia |
Coordenação Geral |
Profª Drª Ana Lúcia Crisostimo |
Data de início: |
08/03/2019 |
Data de término: |
07/07/2021 |
Natureza do Projeto: |
Extensão |
Situação do Projeto: |
Em andamento |
Descrição: |
O projeto Ciência & Movimento: universidade em ação foi reapresentado e aprovado pela Resolução n 036/2019 – CONSET/SEAA/UNICENTRO, de 05 de junho de 2019. Tem como objetivo geral organizar ações educativas na área de ciências naturais em diversos espaços educacionais de Guarapuava PR e região, visando a implantação de metodologias inovadoras de ciências e biologia.
Graduação: 30 Mestrado acadêmico: 02 Mestrado profissional: 04 |
Equipe do Projeto: |
Coordenação: Ana Lúcia Crisostimo,
Integrantes do PPGEN: Katia da Costa Leite (egressa), Vanina Roncaglio, Henry Gasparotto Pedroso e Gabriela Cebulski, Profª Drª Rosilene Rebeca. Integrantes da Graduação: Renata Piascki da Costa, Maria Paula Andriola e Jaine Maia de Oliveira (bolsistas Fundação Araucária) e acadêmicos do curso Ciências Biológicas-Unicentro. |
Financiadores |
Fundação Araucária. |
Natureza do financiamento e valor financiado: |
Bolsa
Valor: R$ 24.000,00 Coordenadora Técnica do convênio 20/2019 celebrado entre Universidade Estadual do Centro-Oeste e a Fundação Araucária, para o período de 08 de março de 2019 à 8 de março 2021. |
|
Ciência, Tecnologia e Inovação – Da Universidade para Educação Básica da Região Centro-Sul do Paraná. | |
Linha de Pesquisa | Métodos de Ensino e Aprendizagem em Física. |
Coordenação Geral | Profº Drº Ricardo Yoshimitsu Miyahara |
Data de início: | 01/10/2018 |
Data de término: | 30/09/2019 |
Natureza do Projeto: | Extensão |
Situação do Projeto: | Em andamento |
Descrição: | Este projeto visa atender a comunidade escolar de educação básica (Ensino Fundamental e Médio) na alfabetização científica e tecnológica, além de, divulgar a ciência e tecnologia para comunidade, promovendo uma maior interação entre educação superior e educação básica. Por meio de oficinas diferenciadas que deverão estimular a democratização do conhecimento, das novas tecnologias, da instrumentação e consolidação do processo teórico-prático, viabilizando a relação transformadora entre a UNICENTRO e a sociedade. Além de:
|
Equipe do Projeto: | Professor: Dr. Ricardo Yoshimitsu Miyahara (Coordenador)
Discentes do PPGEN: Katia da Costa Leite, Adriano Monaretto, Cristiane Hammel. |
Clube de Astronomia – Sem Fronteiras | |
Linha de Pesquisa |
Métodos de Ensino e Aprendizagem em Física |
Coordenação geral |
Prof. Dr. Ricardo Yoshimitsu Miyahara |
Data de início: |
01/02/2018 |
Data de término: |
31/01/2020 |
Natureza do Projeto: |
Extensão |
Situação do Projeto: |
Em andamento |
Descrição resumida: |
O Clube de Astronomia – Sem Fronteiras tem como objetivo reunir acadêmicos e a comunidade externa para discussões sobre temas ligados à Astronomia, além de, realizar parte das suas atividades para o público geral. As observações astronômicas reformulam os conceitos de astronomia entre os professores, alunos da graduação, da pós-graduação e do Ensino Fundamental e Médio, por meio de metodologias simples. Algumas atividades teóricas de curta duração, conjuntamente com as observações do céu, trazem noções fundamentais de Astronomia e trabalha desde a identificação do céu a olho nu, passando pela construção de cartas celestes e pelos aspectos fundamentais do Sistema Solar, entre outros, à confecção de materiais próprios para o auxílio das observações astronômicas. As observações do céu noturno têm como objetivo dar apoio à difusão e da Astronomia como um processo inter, multi e transdisciplinar mobilizando várias áreas do conhecimento acadêmico e troca de saberes sistematizados, buscando resultados como produção de conhecimento por meio de atividades práticas e experimentais, onde a teoria sai do papel e torna-se concreta viabilizando uma aproximação do conhecimento científico ao conhecimento cotidiano, observável.. |
Experimentos em robótica com ênfase em Matemática |
|
Linha de Pesquisa |
Métodos de Ensino e Aprendizagem em Matemática |
Data de início: |
13/06/2018 |
Data de término: |
12/06/2020 |
Natureza do Projeto: |
Extensão |
Situação do Projeto: |
Em andamento |
Descrição resumida: |
O projeto tem por objetivo contribuir com o ensino e aprendizagem da Matemática tendo como tema o estudo da robótica por meio da elaboração de projetos educacionais. Outros objetivos são: diminuir a evasão de alunos do curso de Matemática Aplicada e Computacional; contribuir com a formação dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática, possibilitando se envolverem com tecnologias atuais em sua prática educacional; viabilizar a organização e utilização de um espaço (laboratório) para a realização de experimentos em robótica; estimular a pesquisa e o desenvolvimento de projetos em robótica/automação junto aos acadêmicos do curso de Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional e Licenciatura em Matemática da Unicentro; possibilitar uma maior interação e participação dos professores do departamento de matemática em atividades conjuntas relacionadas a robótica; promover atividades relacionadas à robótica, como seminários, minicursos ou estudos dirigidos, junto à comunidade acadêmica, estudantes ou professores da rede pública ou privada de ensino. |
Equipe do Projeto: |
Docentes do DEMAT/G: Ângelo Miguel Malaquias, Dirceu Pereira da Silva, Prof. Celso Correa Wrege, Carlos Roberto Ferreira. Discentes: Lucas Franco Wrege (UTFPR), Danilo Baltokoski (Unicentro), Renan Lemes LeePkaln (Unicentro), Eric da Silva Batista (Unicentro), Carlos Eduardo Martins Queiroz (Unicentro), José Paulo Dias Zonta(Unicentro) e Rafael Santos Marais (Unicentro). |
Radioatividade, Raios Cósmicos e Aceleradores de Partículas |
|
Linha de Pesquisa |
Métodos de Ensino e Aprendizagem em Física. |
Coordenação Geral: |
Prof. Dr. Rodrigo Oliveira Bastos |
Data de início: |
17/10/2018 |
Data de término: |
– |
Natureza do Projeto: |
Extensão |
Situação do Projeto: |
Em andamento |
Descrição: |
Exposição científica onde são abordados fatos e conceitos relacionados a Física Nuclear e suas aplicações. Muito longe de ser extensiva e pretender-se completa, aborda-se alguns conceitos interessantes e fatos históricos curiosos que têm também permeado os trabalhos do Laboratório de Aplicações Nucleares (LAN) da Unicentro. A exposição, planejada para ocorrer durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2018, está em uma sala do Museu de Ciências Naturais de Guarapuava, Paraná, desde 17/10/2018. A exposição permanecerá aberta até o mês de março de 2019. A sala está dividida em seções que tratam de expor os seguintes temas: Radioatividade Natural; Objetos e Alimentos um pouco mais Radioativos; O Eletroscópio: Da Radioatividade aos Raios Cósmicos; Alta-tensão e Aceleradores; Física Nuclear na Medicina. |
Equipe do Projeto: |
Professores: Dr. Rodrigo Oliveira Bastos (Coordenador) e Dr. Paulo José dos Reis.
Discente do PPGEN: Alan Cristian Prestes Alunos de Iniciação Científica: Bianca Alcântara König, Elaine Martins, Israel Isaías Sandrino, Ricardo Gonzatto Rodrigues Alunos do Programa de Residência Pedagógica: Ricardo de Souza Lima, Cheila Sumenssi de Araujo, Milena Schroeder Malherbi |
|
|
Nome do Projeto de extensão: |
PIBID – Ciências Biológicas |
Linha de Pesquisa |
Métodos de Ensino e Aprendizagem em Ciências e Biologia |
Coordenação Geral: |
Profª Drª Rosilene Rebeca |
Data de início: |
Agosto de 2018 |
Data de término: |
Dezembro de 2019 |
Natureza do Projeto: |
Ensino |
Situação do Projeto: |
Em andamento |
Descrição resumida: |
O subprojeto visa promover aos licenciandos das Ciências Biológicas a oportunidade de inserção e interação com a rede pública de ensino, de modo a potencializar suas práticas profissionais futuras. Pretende-se integrar a atividade docente ao cotidiano dos estudantes para permitir que na práxis educativa, estejam munidos de instrumental didático-pedagógico e, que sejam detentores de habilidades e competências necessárias ao ensino de Biologia na modernidade, ou seja, que envolvam práticas criativas, inovadoras, humanizadas, diversificadas e atualizadas, como exige a contemporaneidade científico-tecnológica. Além disso, almeja-se fomentar a troca de experiências do cotidiano do professor supervisor com os discentes, aproximando a teoria e a prática de modo a estimular os licenciandos para a carreira docente na Educação Básica conferindo-lhes maior aptidão para a prática docente. A cooperação entre os envolvidos com as etapas do desenvolvimento deste subprojeto é essencial para efetuar a tarefa de estimular os estudantes a seguirem a carreira como professores da educação básica. |
Equipe do Projeto: |
Rosilene Rebeca, Eda Maria Rodrigues de Aguiar da Silva, Edenilse Gomes, Pedro Donisete Trincaus. |