GRADE CURRICULAR PARA INGRESSANTES A PARTIR DE 2024 (CLIQUE AQUI)

 

GRADE CURRICULAR PARA INGRESSANTES ATÉ 2023 (LISTA ABAIXO)

I – Disciplinas Obrigatórias do núcleo comum

Ementa:
Evolução do pensamento científico e ciência contemporânea. Epistemologia da Ciência. Demarcação entre Ciência e não-Ciência. Contribuições para a Educação Científica. Evolução das Disciplinas de Ciências.

Ementa:
Introdução às metodologias quantitativa e qualitativa da pesquisa em educação, aplicadas à pesquisa em Ensino de Ciências. Estrutura de projetos e documentos científicos. Leitura e análise de documentos acadêmicos e artigos da área do curso.

Ementa:
Análise crítica, teórica e prática, das potencialidades, limitações e uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) nos processos de ensino e aprendizagem de Ciências e de Matemática.

Ementa:
Visitas e interação com as escolas do Ensino Fundamental e Médio para Conhecimento da Situação Real do Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais e Matemática. Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental e Médio com execução das atividades previstas em projeto de dissertação.

Ementa:
Momento para os participantes do Programa aprofundarem leituras relativas a revisão da literatura e também a socialização de seus projetos com vistas às melhorias e alterações a partir de opiniões, críticas e sugestões dos professores e colegas de curso.

Ementa:
Discussões teóricas direcionadas para a fundamentação da dissertação de mestrado, com apresentação de resultados e qualificação.

Ementa:
A crise ambiental e histórico da Educação Ambiental (EA). Fundamentos Epistemológicos da Educação Ambiental. As abordagens do processo ensino e sua articulação com as tendências de pesquisa em educação e com as correntes de educação ambiental. A formação de professores e a busca do educador ambiental crítico. Políticas da Educação Ambiental. Interdisciplinaridade. Aproximações entre a Educação Ambiental e CTS.

II – Disciplinas obrigatórias por área de interesse da pesquisa

a) Área de Ensino de Ciências Naturais/Física:

Ementa:
Mecânica Quântica: princípios e formalismo. Relatividade Restrita. Partículas e Campos.

Ementa:
Introdução às teorias de aprendizagem, tendências atuais no Ensino de Física, recursos didáticos, tecnológicos e instrumentalização para o Ensino de: Movimentos, Termodinâmica e Eletromagnetismo.

b) Área de Ensino de Ciências Naturais/Química:

Ementa:
Estudo e interpretação de conceitos químicos: misturas e soluções; ácido e base; ligação química; propriedades e principais reações de compostos orgânicos e inorgânicos; e/ou conceitos de interesse. A construção histórica de conceitos da Química. Investigação de temáticas que evidenciam a contribuição da Química para a ciência, a tecnologia e a sociedade.

Ementa:
Introdução às Teorias de Aprendizagem. Abordagens e recursos didáticos, tecnológicos e de instrumentalização para o ensino de Química. Perspectivas e desafios da área. A pesquisa no ensino de Química. Avaliação da aprendizagem em Química.

c) Área de Ensino de Ciências Naturais/Biologia e Ciências do nível fundamental

Ementa:
A via fotossintética e suas relações com os fluxos energéticos nos sistemas biológicos. A célula como sistema autopoiético. Princípios do metabolismo energético e regulação de suas principais vias. A regulação diferencial em células, tecidos e órgãos e a diversidade metabólica encontrada no metabolismo energético. A célula como nanomáquina. Métodos e técnicas modernas para o estudo da maquinaria celular.

Ementa:
Introdução às teorias de aprendizagem, tendências atuais no Ensino de Ciências (nível fundamental) e Biologia, Recursos didáticos, tecnológicos e instrumentalização para o ensino de Ciências e Biologia.

d) Área de Ensino de Matemática

Ementa:
Proposições. Argumentos. Regras de Inferência. O Método Dedutivo e suas relações com o Ensino de Matemática. O Método Indutivo e suas relações com o Ensino de Matemática. Sentenças Abertas. Conjunto Verdade. Técnicas de demonstração direta e indireta no contexto do Ensino Básico. Equações Diofantinas e relações com o ensino dos Números Inteiros.

Ementa:
Características dos Movimentos Matemática Moderna e Educação Matemática. Introdução às teorias de aprendizagem. Tendências pedagógicas no Ensino de Matemática. Metodologias, recursos didáticos, tecnológicos e instrumentalização para o Ensino de Matemática na perspectiva da educação matemática, na Educação Básica. Tratamento didático de conteúdos matemáticos do ensino fundamental e médio e do ensino superior relacionado com o ensino médio.

III – Disciplinas optativas

Ementa:
A Ciência Antiga. Reflexão histórica sobre os paradigmas da ciência. O surgimento da Ciência Moderna e Contemporânea, Einstein, Bohr, entre outros. A ética da Ciência.

Ementa:
Arqueoastronomia: Noções Gerais. Referencial Geocêntrico. Instrumentos Astronômicos: Relógio Solar, Marcador Lunar, Relógio Estelar, Gnômon Solar. Noções de Observação a Olho Nu. Identificação do Céu Noturno. História da Astronomia Antiga, Moderna e Contemporânea. Astronomia Pré-Colombiana. O Universo dos Gregos. A Síntese Matemática de Ptolomeu. A Astronomia Árabe. As Grandes Navegações. A Revolução Copernicana. As Leis de Kepler. A Gravitação Universal. Espectroscopia. Telescópios. Astronomia do Sistema Solar, Galáctica e Extra Galáctica. Astronomia e Cosmologia Modernas.

Ementa:
O objetivo é o complemento de estudos para os alunos que tiverem interesse em um tópico específico não abordado em outras disciplinas ou assunto relacionado a uma inovação no processo ensino aprendizagem de ciências naturais e matemática.

Ementa:

Modelos contínuos de dinâmica populacional para espécies isoladas. Modelos discretos de dinâmica populacional para espécies isoladas. Modelos de dinâmica populacional para iteração entre espécies.

Ementa:

Movimentos da Matemática Moderna e Educação Matemática. Concepções de Educação Matemática. Tendências Metodológicas em Educação Matemática. Pesquisas em Educação Matemática.

Ementa:

Teorias e Conceitos de Movimentos, Termodinâmica, Eletromagnetismo, Mecânica Quântica, Partículas e Campos, relacionados a: Aparelhos de uso Cotidiano e Industrial, Sensibilidade Humana (Visão, Audição, Olfato, Paladar, Tato. Músculos), Cores, Música e Esportes.

Ementa:

Química da Poluição do Solo, da Atmosfera e da hidrosfera. Tratamento Avançados de resíduos sólidos e líquidos. Aproveitamento de resíduos Agroindustriais. Tecnologias mais limpas e apropriadas ao ambiente.

Ementa:

Os Tópicos Especiais não possuem ementário predefinido, pois visam proporcionar oportunidade de aprofundamento de estudos ligados a temas que correspondam às disciplinas (obrigatórias e optativas), às linhas de pesquisa e aos projetos de pesquisa dos corpos docente e discente do curso.

Ementa:

Números reais e algumas de suas construções geométricas – aspectos históricos e matemáticos. Sequências e séries de números reais e suas aplicações à matemática elementar. O conceito de derivada e sua importância no estudo de funções – aspectos históricos e matemáticos. O conceito de integral e sua importância no estudo de áreas, volumes e comprimentos de curvas. Utilização de softwares para o estudo de funções.