Nível do Curso: Mestrado Profissional
Nome: Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Conceitualmente “Mestrado Profissional” é a designação do mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltados ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência e, como todo programa de pós-graduação Stricto Sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso (Parecer CNE/CES 0079/2002). A ênfase do MP em ensino é a atualização curricular e a elaboração de um produto educacional, que trata do relato de uma experiência de implementação de estratégia ou produto de natureza educacional, visando à melhoria do campo de trabalho ao qual se destina. A dissertação deve expressar o resultado de uma pesquisa aplicada, sendo um relato de experiência da implementação desse produto em sala de aula ou em outros ambientes não formais de aprendizagem.
Além da apresentação do texto da dissertação o aluno deve apresentar a descrição do produto educacional, contendo capa, apresentação, introdução, objetivos, público-alvo, desenvolvimento, conclusões e referências. O produto pode ser uma sequência didática, um aplicativo computacional, um material paradidático, um vídeo, equipamento ou montagem experimental, entre outros.
REGIME DIDÁTICO E PEDAGÓGICO A PARTIR DE 2024
Total de créditos para a titulação: 36
Periodicidade da Seleção: anual
Vagas por seleção: 20
Regime Didático e Pedagógico
A integralização dos estudos necessários à conclusão do Curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGEN/Unicentro) – Modalidade Mestrado Profissional – é expressa em unidades de créditos. Cada unidade de crédito corresponde a 15 (quinze) horas.
Assim, o percurso formativo do Curso é composto por:
i) 20 (vinte) créditos em disciplinas, destes 08 (oito) créditos em Disciplinas Obrigatórias Gerais (DG), 08 (oito) créditos em Disciplinas Específicas (DE) das linhas de pesquisa, e 04 (quatro) créditos em Disciplinas Articuladoras (DA);
ii) 04 (quatro) créditos em Prática de Pesquisa e Profissional Supervisionada (PS);
iii) 02 (dois) créditos em Atividades Complementares (AC);
iv) 10 (dez) créditos em Trabalhos de Conclusão do Mestrado (TC).
As Linhas de Pesquisa do PPGEN/Unicentro são: 1) Ensino e Aprendizagem em Ciências Naturais e 2) Ensino e Aprendizagem em Matemática.
Todos os créditos cumpridos deverão constar no histórico escolar do aluno. A elaboração da dissertação deverá ser encaminhada dentro de uma das linhas de pesquisa que dão sustentação, segundo o número de vagas disponíveis, sob orientação de um professor doutor credenciado no Programa.
Para a conclusão do Curso, o discente deverá ser aprovado em todos os 36 (trinta e seis).
LINK PARA O DOCUMENTO COMPLETO.
Produto Educacional Aplicado
No Capítulo 1 Art. 1º, inciso 2º do Regulamento do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Nível Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da finalidade do regimento estabelece que além da dissertação o pós-graduando deve apresentar a descrição do produto educacional.
O Produto Educacional é um produto/material que pode ser de natureza diversa, construído a partir das pesquisas acadêmicas desenvolvidas no Mestrado Profissional com a finalidade de ser utilizado em escolas, por professores e/ou alunos em ambientes educativos, especialmente os de educação formal.
Qual a regulamentação que normatiza o Produto Educacional?
- Portaria n° 7, de 22/06/09 – CAPES/Mestrado Profissional.
- RESOLUÇÃO No 42-CEPE/UNICENTRO, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2023
- REGULAMENTA O PRODUTO EDUCACIONAL (PE) DO PPGEN/UNICENTRO 2023
Formatos possíveis do Produto Educacional: pode ser elaborado no formato de um pequeno livro, uma apostila, uma estratégia didática contemporânea (o uso de TICs, por exemplo), um texto para professores, um vídeo, uma nova prática de laboratório ou de utilização de material manipulativo, uma sequência didática, uma nova forma de ensinar algum tópico, a descrição de um protótipo de um equipamento, material textual (livros didáticos e paradidáticos), mídias educacionais, entre outros.
Público alvo(a quem se destina): o produto educacional deve ser voltado para professores da educação básica e superior, futuros professores e formadores de professores, produzido a partir de uma pesquisa de Mestrado Profissional. Geralmente, ele apresenta uma proposta de ensino ou de formação de professores que foi desenvolvida e analisada pelo(a) mestrando(a) e seu (sua) orientador(a). No dia da defesa, a banca avalia, além da Dissertação, o Produto Educacional gerado.
REGIME DIDÁTICO E PEDAGÓGICO ATÉ 2023:
Total de créditos para a titulação: 38
Periodicidade da Seleção: anual
Vagas por seleção: 20
Regime Didático e Pedagógico
A integralização dos estudos necessários à conclusão do Curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática- Nível Mestrado Profissional é expressa em unidades de créditos. Cada unidade de crédito corresponde a 15 (quinze) horas.
O curso de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática tem 26 (vinte e seis) créditos em disciplinas, 02 (dois) créditos para outras atividades e 10 (dez) créditos referentes à elaboração e defesa pública da dissertação, totalizando 38 (trinta e oito) créditos, assim divididos:
07 Disciplinas Obrigatórias do núcleo comum = 16 créditos;
02 Disciplinas obrigatórias por área de interesse da pesquisa = 07 créditos;
Parágrafo único – as linhas de pesquisa são divididas em Ciências (nível fundamental – 6º ao 9º ano) ou Biologia, Física, Química e Matemática.
01 Disciplina optativa= 03 créditos;
01 Participação em eventos com apresentação de trabalho = 01 crédito;
01 Submissão de artigo para revista indexada = 01 crédito;
01 Elaboração e defesa pública da dissertação = 10 créditos
Todos os créditos cumpridos, referentes às disciplinas obrigatórias e optativas, deverão constar no histórico escolar do aluno. A elaboração da dissertação deverá ser encaminhada dentro de uma das linhas de pesquisa que dão sustentação, segundo o número de vagas disponíveis, sob orientação de um professor doutor credenciado.
O acadêmico regularmente matriculado no Programa pode cursar até 4 (quatro) créditos em disciplinas de outros programas reconhecidos pela CAPES, mediante aprovação de seu orientador e homologação do Colegiado. Para ser considerado mestre o discente deverá ser aprovado em todos os créditos, apresentar o texto da dissertação e também apresentar a descrição do produto educacional, contendo capa, apresentação, introdução, objetivos, público-alvo, desenvolvimento, conclusões e referências. O produto pode ser uma sequência didática, um aplicativo computacional, um material paradidático, um vídeo, equipamento ou montagem experimental, entre outros.
Produto Educacional Aplicado
No Capítulo 1 Art. 1º, inciso 2º do Regulamento do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Nível Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da finalidade do regimento estabelece que além da dissertação o pós-graduando deve apresentar a descrição do produto educacional.
O Produto Educacional é um produto/material que pode ser de natureza diversa, construído a partir das pesquisas acadêmicas desenvolvidas no Mestrado Profissional com a finalidade de ser utilizado em escolas, por professores e/ou alunos em ambientes educativos, especialmente os de educação formal.
Qual a regulamentação que normatiza o Produto Educacional?
- Portaria n° 7, de 22/06/09 – CAPES/Mestrado Profissional.
- RESOLUÇÃO No 22-CEPE/UNICENTRO, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2017
- REGULAMENTA O PRODUTO EDUCACIONAL (PE) DO PPGEN/UNICENTRO 2023
Formatos possíveis do Produto Educacional: pode ser elaborado no formato de um pequeno livro, uma apostila, uma estratégia didática contemporânea (o uso de TICs, por exemplo), um texto para professores, um vídeo, uma nova prática de laboratório ou de utilização de material manipulativo, uma sequência didática, uma nova forma de ensinar algum tópico, a descrição de um protótipo de um equipamento, material textual (livros didáticos e paradidáticos), mídias educacionais, entre outros.
Público alvo(a quem se destina): o produto educacional deve ser voltado para professores da educação básica e superior, futuros professores e formadores de professores, produzido a partir de uma pesquisa de Mestrado Profissional. Geralmente, ele apresenta uma proposta de ensino ou de formação de professores que foi desenvolvida e analisada pelo(a) mestrando(a) e seu (sua) orientador(a). No dia da defesa, a banca avalia, além da Dissertação, o Produto Educacional gerado.