A MISSÃO do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (PPGDC), corrobora a missão estabelecida pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), que é “propiciar a produção, a guarda, o acesso e a disseminação do conhecimento científico, da cultura, da arte, da tecnologia e da inovação, formando pessoas eticamente responsáveis e profissionalmente qualificadas para a atuação e a transformação do contexto socioeconômico e político em que atuam” (PDI-UNICENTRO 2019-2022). O programa adiciona aos termos gerais da missão institucional, a de “oferecer formação pós-graduada de excelência no campo de conhecimento interdisciplinar de Desenvolvimento Comunitário, em sua multiplicidade epistemológica, teórico-metodológica, temática, tanto considerando a formação de quadros qualificados dos pós-graduados para a ciência, como também para a atuação profissional em campos como saúde, políticas públicas, transferência de conhecimento, e setores públicos e privados ligados à ciência, tecnologia e inovação, movimentos sociais ou ainda Organizações Não-Governamentais (ONGs)” (PPGDC, 2021).

O OBJETIVO GERAL do PPGDC é a formação de pesquisadores(as), docentes e outros(as) profissionais que possam se inserir em todas as esferas ligadas ao Desenvolvimento Cumintário, com fundamentação teórico-metodológica capaz de subsidiar práticas profissionais, bem como autonomia para construir políticas, inovação, tecnologias e saberes, promover sua transferência eficaz, científica e criticamente validada para a sociedade, considerando as dimensões epistemológica, teórico-metodológica, pragmática e ética do conhecimento.

Os OBJETIVOS ESPECÍFICOS do PPGDC são:

a) a realização de pesquisas interdisciplinares de fenômenos abrangidos por saberes e práticas socioculturais e institucionais em DC;

b) a proposição e/ou atendimento científicos de demandas locais, regionais, nacionais e internacionais de formação qualificada no campo de DC, em seus aspectos biopolíticos e socioambientais, fundamentais para a promoção e o aperfeiçoamento de processos, políticas públicas, produção e transferência de saberes;

c) o avanço do conhecimento interdisciplinar e profissional em DC, considerando a convergência entre Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Ciências da Saúde;

d) a promoção interdisciplinar e multiprofissional de saberes e interpráticas, que tomam o DC como campo de conhecimento autônomo, e área de formação de profissionais cientificamente qualificados(as) e voltados(as) para a construção de saberes, estratégias e reflexões críticas sobre a melhoria das condições de vida bem como sobre os desafios científicos em torno da articulação de comunidades nos mais variados sentidos, e,

e) o desenvolvimento de estratégias viáveis, seguras, éticas e baseadas nas boas práticas científicas e na ciência aberta, de transferência de conhecimento em DC, bem como de construção de tecnologias e inovação nesse campo.

O PERFIL DOS(AS) EGRESSOS(AS) está em plena consonância com o Sistema Nacional de Pós-Graduação, prevendo a excelência formativa de pesquisadores(as) capazes de liderar processos inovadores no campo da investigação e docência. O(a) egresso(a) do PPGDC tem competências para a realização de pesquisas e para atuar sobre/nos/para contextos comunitários. Essa atuação é subsidiada por fundamentos teórico-metodológicos que fornecem suporte para a articulação entre os conhecimentos a partir de uma perspectiva interdisciplinar, profundamente materializada na estrutura curricular do Programa, que envolve conteúdos interdisciplinares e interpráticos capazes de considerar as necessidades específicas do desenvolvimento humano e comunitário, sem perder de vista seus aspectos socioculturais, biopolíticos e socioambientais.

Trata-se de uma formação ampla, epistemologicamente plural, com aptidão para relacionar o conhecimento científico com os saberes produzidos em/por comunidades. Além disso, aptidão para atuar na gestão do conhecimento em diferentes espaços, com profunda reflexão crítica.

O perfil contempla, por fim, a formação de profissionais capazes de reconhecer as possíveis interfaces entre componentes teórico-práticos, voltados para diversas áreas do conhecimento. Exigem-se profissionais com perfil flexível, capazes de acompanhar transformações no cotidiano comunitário e científico, compatibilizando inovações no desenvolvimento das competências, habilidades e conhecimento técnico-científico, tanto para futuros(as) mestres(as) como para doutores(as).

A ÁREA DE CONCENTRAÇÃO em Desenvolvimento Comunitário compreende o estudo das práticas e saberes interdisciplinares em contextos comunitários, englobando aspectos sociais, culturais, socioambientais, formativos, de trabalho e de saúde. O corpo docente no quadriênio 2017-2020 (a ser detalhado no item 1.1.2) foi constituído, no final do período, por 23 docentes permanentes e uma colaboradora, realizando pesquisa, docência, extensão, inovação, transferência, difusão e popularização de conhecimentos em DC, e produção científica de abrangência e impacto local, regional, nacional e internacional nas duas linhas de pesquisa (LPs), além da atuação na gestão acadêmico-científica dentro e fora da Unicentro e na formação e nucleação de quadros científicos desde a graduação à pós-graduação.