Professora da Unicentro é vencedora do prêmio “LOréal Brasil para Mulheres na Ciência”

Professorea Rubiana, vencedora do Prêmio LOréal Brasil para Mulheres na Ciência

A professora Rubiana Mara Mainardes, do Departamento de Farmácia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) é uma das ganhadoras do prêmio LOréal Brasil para Mulheres na Ciência, que contempla os trabalhos de sete pesquisadoras com uma bolsa-auxílio no valor de 20 mil dólares. A docente foi premiada na categoria Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde, pelo projeto “Desenvolvimento Tecnológico e Avaliação da Eficácia e Toxicidade de Sistemas Nanoestruturados Poliméricos Contendo Anfotericina B”.

O projeto da professora Rubiana trata da aplicação da nanotecnologia no desenvolvimento de um protótipo de medicamento que promova liberação controlada de Anfotericina B, antifúngico utilizado em infecções fúngicas sistêmicas, principalmente em pacientes imunodeprimidos (que não apresentam reações normais de imunidade). O objetivo é obter uma alternativa terapêutica que apresente maior eficácia e redução da toxicidade do fármaco, principalmente a nefrotoxicidade (efeito venenoso de algumas substâncias sobre os rins), a qual é muito proeminente nos medicamentos atualmente disponíveis.

A professora contou que a premiação será realizada no Rio de Janeiro, em setembro. Ela revelou também que o resultado foi comunicado pelo presidente da Academia Brasileira de Ciências, Jacob Palis Junior, e que não esperava este reconhecimento tão cedo na sua carreira. “Receber um prêmio desses revigora todas as energias, dá vontade de trabalhar cada vez mais em busca de mais resultados”, avaliou Rubiana, que em seguida destacou que o próprio objetivo do prêmio é estimular pesquisadores que estão no início da sua carreira científica e que tenham potencial para trazer algum resultado novo na área da saúde.

Para o reitor da Unicentro, professor Vitor Hugo Zanette, o prêmio projeta ainda mais a instituição no cenário nacional. “São fatos como esse que fazem com que a Unicentro seja conhecida, e reconhecida, em todo país. Além disso, essa premiação demostra, também, a qualidade do nosso mestrado em Ciências Farmacêuticas, do qual a professora Rubiana é coordenadora”, afirmou.

Já o vice-reitor, professor Aldo Nelson Bona, parabenizou a professora e o Laboratório de Nanotecnologia da Unicentro e destacou que essa conquista é importante não só para a professora Rubiana, mas para toda a Universidade. “Cada vez mais, estamos vendo o nome da nossa Universidade vinculado a prêmios e conquistas em diversas áreas, e isto é motivo de orgulho para toda a comunidade universitária”, analisou.

O PRÊMIO

Desde 2006, a Lóréal Brasil, em parceria com a Academia Brasileira de Ciências e com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), promove o prêmio LOréal Brasil para Mulheres na Ciência, com objetivo de ceder espaço e apoio à participação das mulheres brasileiras no cenário científico do país.

Confira as pesquisadoras premiadas no site: http://loreal.abc.org.br/.