ANÁLISES

Dissertações defendidas:

 

Relação Dissertações Defendidas / Docentes Permanentes (DP):

Artigos Gerados pelo PPGB:

Relação Artigos Gerados / Docente Permanente (DP):

Patentes Registradas:

Relação Patentes Geradas (PI) PPGB / Docentes Permanentes (DP):

Visando à avaliação do perfil dos egressos e discentes do PPGB, realizou-se uma pesquisa que contou com a participação de 56 egressos (61,5%) e 35 discentes (38,5%).

Discentes do PPGB
Nesta pesquisa foi observado que 100% dos discentes entrevistados eram regulares. Em relação às turmas de entrada, no Gráfico 1 verifica-se 91,4 % são das turmas de 2019 e 2020, 2,8% refere-se à turma 2016 e 5,6% de 2018. Provavelmente, a de 2016 refere-se a aluno com trancamento e retorno às atividades, e da turma de 2018 os alunos que deveriam ter defendido em início de 2020, e que sofreram atrasos devido à pandemia COVID-19.

Com relação a infraestrutura do PPGB em sua IES, conforme Gráfico 1 abaixo, cerca de 94 % dos discentes consideram  de muito boa (coluna 4) a excelente (coluna 5), e apenas 6 % boa (coluna 3). Isso reflete claramente os investimentos feitos nos últimos anos no PPGB pelas IES nucleadoras.

Gráfico 1: Infraestrutura de cada IES oferecida aos discentes do PPGB. Sendo, péssima (1), ruim (2), boa (3), muito boa (4) e excelente (5).

Quando perguntado aos discentes,   95% recomendariam o Mestrado em Bioenergia a outros graduados, e entre eles cerca de 64% fariam na área de concentração de Energias Renováveis, Gráficos 2 e 3.

Gráfico 2: Recomendação do PPGB a outras graduados.

Gráfico 3: Escolha de área de concentração de Energias renováveis ou Biocombustíveis em um futuro Doutorado do PPGB.

 

Egressos do PPGB
Quanto à infraestrutura da IES, na qual executou seus trabalhos de pesquisa no PPGB, nota-se que os egressos afirmam que são de boas a excelentes, conforme Gráfico 4.

Gráfico 4: Avaliação da Infra-estrutura das IESs nucleadoras pelos egressos. Sendo, péssima (1), ruim (2), boa (3), muito boa (4) e excelente (5).

Quanto ao financiamento obtido durante o mestrado do egresso observa-se no Quadro 1 que foram de diversas fontes de fomento, sendo a CAPES com a maior porcentagem de financiamento, evidenciada pela cessão de PROAP concedido e cotas de bolsas ao PPGB.

Quadro 1: Fontes de financiamento para a execução dos TCC relatadas pelos egressos do PPGB.

 

Docentes do PPGB

Na pesquisa com docentes permanentes e colaboradores do PPGB registrou-se 24 participantes, que participam orientando nas duas áreas de concentração do PPGB.
Quando se perguntou sobre o apoio financeiro a projetos de pesquisa no PPGB, 61% têm este tipo de apoio. Destes, 80% e 73 % são em bolsas de pesquisa (do discente ou pesquisador) e custeio, respectivamente, e apenas 33%, possui apoio de capital, vide Gráfico 5.

Gráfico 5: (A) Percentual de professores que tem apoio financeiro aos projetos juntos ao PPGB; (B) Dos que tem verbas de apoio, qual a distribuição em bolsas de estudo, custeio e capital.

 

O Colegiado do PPGB criou, em 2018, uma nova área de concentração, visando à modernização do PPGB na sua atuação de pesquisa e uma futura submissão de um pedido de doutorado. Assim fez-se a pergunta sobre as áreas de concentração e uma possível reestruturação de suas linhas, em que 86,4 % dos docentes aprovam esta proposta de reestruturação, vide Gráfico 6.

Gráfico 6: Percentual de docentes que apoiam a reestruturação das Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa do PPGB.

Quanto ao perfil dos docentes avaliados do PPGB e sua área de formação no doutorado, nota-se no Gráfico 7 que são diversificados, o que reforça a interdisciplinaridade do PPGB, sendo que a maior concentração se encontra na Química (22 %) e Engenharia Química (16 %), demonstrando que para as novas áreas de concentração e linhas há a necessidade de agregar professores das áreas de engenharia de produção, engenharia elétrica e mecânica.

Gráfico 7: Distribuição das áreas de atuação dos docentes do PPGB, visando a interdisciplinaridade.