ESTRUTURA

Programa de Pós-Graduação em Bioenergia (Em Rede)
Níveis: Mestrado e Doutorado

Instituições Associadas Nucleadoras da Rede:
UEL – UEM – UEPG – UNICENTRO – UNIOESTE – UFPR

Área Básica:
ENGENHARIA/TECNOLOGIA/GESTÃO (90193000)

Área de Avaliação CAPES:
INTERDISCIPLINAR

Modalidade:
ACADÊMICO

Modalidade de Ensino:
EDUCAÇÃO PRESENCIAL

Administrativo:
INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) COORDENADORA GERAL: É a  IES representante da forma associativa perante a CAPES e a comunidade.
IES ASSOCIADAS: Instituições que participam da forma associativa em rede e possuem responsabilidade compartilhada: UEL, UEM, UEPG, UNICENTRO, UNIOESTE e UFPR. Nas Instituições Associadas em Rede os PPGB Locais estarão vinculados a um Departamento, Setor ou Centro de Ensino, respeitando a alocação de acordo com a área Interdisciplinar da CAPES de: Engenharia/ Tecnologia/Gestão (90193000). Todos terão secretaria, colegiado local e infraestrutura administrativa e de pesquisa destina ao PPGB. A infraestrutura para o funcionamento do Programa será compartilhada entre as instituições Associadas e as atividades acadêmicas e pesquisas serão desenvolvidas nas Associadas, devendo o discente(s)/docente(s) frequentar os campi, contando com as instalações, equipamentos e os recursos disponíveis nas Associadas do PPGB.
INSTITUIÇÕES COLABORADORAS: Organizações, públicas ou privadas, que participam da forma associativa, por meio de parcerias ou de convênios com as Instituições Associadas Nucleadoras.

A Estrutura organizacional didático-administrativa do PPGB é constituída por:
Colegiado Geral do Programa como órgão deliberativo junto ao programa associado em rede e propositivo junto aos comitês, coordenações e conselhos superior das Associadas;
Coordenação Geral como órgão executivo do Colegiado Acadêmico Geral,
Coordenador de cada Instituição Associada em Rede (Coordenador Local), docente do quadro Permanente da Associada em Rede e do Programa, responsável direto pela gestão acadêmica dos discentes da Instituição Associada;

REGIME ACADÊMICO

As disciplinas são ofertadas em Regime Modular. Concentradas em determinados períodos do ano e os discentes e docentes das IES Nucleadoras, se deslocam até as IES nucleadora responsável pela oferta da disciplina.

PERFIL DO INGRESSO E EGRESSO DO PPGB

O ingresso do PPGB deverá ter formação de graduação, preferencialmente, em Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências Sociais ou Econômicas, assim como outras áreas afins.
O corpo discente do PPGB será formado por discentes regulares, não-regulares (especiais), ouvintes e de mobilidade acadêmica.
O egresso do Mestrado Acadêmico em Bioenergia, com área de concentração em Bioenergia e atuação nas linhas de Biocombustíveis e/ou Energias Renováveis e deve ter senso crítico, ética e ser capaz de aprofundar conhecimentos teóricos e práticos para a disseminação e atuação acadêmica, em pesquisa, desenvolvimento e inovação de processos e produtos envolvidos na linha de atuação sob aspecto sustentável.

PERIODICIDADE DA SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PPGB

A seleção de ingresso no PPGB será anual e dar-se-á por processo seletivo público, em período determinado e em editais próprios aprovados pelo Colegiado Geral. Editais divulgados pela secretaria do PPGB da Associada Nucleadora via eletrônica, podendo haver admissão anual de uma ou mais turmas, conforme deliberação do Colegiado Geral do PPGB.
As ofertas de vagas do PPGB serão previstas e deliberadas previamente pelo Colegiado Geral do PPGB, sendo ofertadas individualmente em editais específicos da Associadas Nucleadoras, de acordo com a possibilidade de orientação dos professores efetivos do PPGB.

AVALIAÇÕES CAPES

Triênio 2010-2013
Conceito: 3
Homologação do Parecer CNE/CES 288/2015. Resultado da Trienal 2013.

Quadriênio 2014-2017
Conceito: 3
Homologação do Parecer CNE/CES 487/2018 – Avaliação Quadrienal 2017.

Quadriênio 2018-2021
Conceito: 4
Parecer CTC-ES 215a Reunião 2022.