INFRAESTRUTURA DE PESQUISA DAS IES NUCLEADORAS
A UNICENTRO contém Infraestrutura exclusiva para PPGB, salas individuais para os docentes: 4 (quatro) Salas para alunos equipadas com computadores, 2 laboratórios com 40 computadores ligados a rede pela Instituição. Os laboratórios de pesquisas podem ser descritos como:
LABORATÓRIOS DE AGRONOMIA:
– Laboratório Cultura de Tecidos Vegetais;
– Laboratório de Sementes;
-Laboratório multidisciplinar destinado à pesquisa e ensino nas áreas de Fisiologia Vegetal e Fitopatologia;
– Laboratório de Entomologia;
– Laboratório de Hidráulica e Irrigação;
– Laboratório de Solos;
– Laboratório de Fitotecnia;
– Estação Meteorológica; Setor de Máquinas e Mecanização;
– Laboratório de Fotoquímica; Laboratório de Fitopatologia;
– Laboratório de Agroecologia e Plantas Medicinais.
LABORATÓRIOS DE QUÍMICA:
– Laboratório de Eletroquímica (hidrogênio e energia solar);
– Laboratório de Espectroscopia;
– Laboratório de Análise de Traços e Instrumentação.
CENTRAL DE ANÁLISES:
– Usina de Biodiesel;
– Laboratório de Combustíveis;
– Laboratório de Águas, Produtos, Solos.
LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS FLORESTAIS/AMBIENTAL:
– Laboratório de Solos Florestais;
– Laboratório de Fertilidade e Nutrição de Plantas;
– Laboratório de Silvicultura;
– Laboratório de Geotecnologia Ambiental;
– Laboratório de Anatomia da Madeira;
– Laboratório de Tecnologia de Produtos Florestais;
– Laboratório de Gestão Ambiental;
– Laboratório de Manejo Florestal;
– Laboratório de Ergonomia Florestal;
– Laboratório de Colheita e Transporte Florestal.
LABORATÓRIOS AMBIOTEC (INTERDISCIPLINARES)
– Laboratório de Biomassa;
– Laboratório de Bioenergia; e
– Energias Renováveis.
EQUIPAMENTOS DISPONIBILIZADOS PARA O PPGB NOS LABORATÓRIOS DESCRITOS PELA UNICENTRO E EMPREGADOS PARA O PPGB:
– Autoclave vertical com capacidade de 136L, estufa de esterilização e secagem, câmara de exaustão;
– Sala de preparo de meios de cultura com bancada e armários;
– Sala de incubação de plantas e regeneração de plantas, tendo temperatura e luminosidade controladas;
– Laboratório de Solos: este laboratório conta com equipamentos para análises físicas (granulometria; densidade de partículas; densidade do solo; macro, micro e porosidade total; capacidade de campo) e químicas de solo (pH, acidez potencial, Carbono, Macro e Micronutrientes, índice SMP), bem como análises químicas de tecidos vegetais (Macro e Micronutrientes) e análises químicas e físicas de fertilizantes;
– Estação Meteorológica;
– Setor de Máquinas e Mecanização;
– Medidor de área foliar;
– Mesa agitadora orbital;
-Micro moinho de esfera;
– Microscópio biológico binocular;
– Microscópio binocular de objetiva invertida;
– Microscópio estereoscópico binocular;
– Usina de Biodiesel piloto de 400 L/h;
– Potenciostato/galvanostato/Impedâncimentro-GAMRYPC4300-EIS 300;
– Microscópio Metalográfico Olympus BX 41 RF;
– Câmara Salina;
– Eletrodo de disco rotativo;
– Sistema de água ultra pura; Bomba peristáltica;
– Espectrômetro de absorção atômica da Varian;
– Balanças analíticas; Criotermostato; Banho termostático; Politriz DP10; Agitadores magnéticos com controle de velocidade; bomba de seringa; conjunto de micropipetas;
– Espectrômetro UV-Vis com varredura de 200-1000 nm;
– Espectrômetro FTIR com refletância (Finep);
– Osciloscópio digital de 100 MHz (Finep);
– HPLC;
– fotômetros de chama; Aparelhos de Ponto de fulgor; Destilador para combustíveis; condutivímetro com cela para solvente não aquoso; jogo de densímetros e alcoômetros; Barômetro com coluna de mercúrio; Jogos de vidrarias para destilação fracionada; jogos de Soxhlex e Ultra Som para transesterificação de biodiesel.
– Analisador de oxidação acelerada (RANCIMAT); Micro destiladores e analisadores por IV para Biodiesel, etanol, gasolina, diesel, querosene de aviação; Analisador de enxofre e nitrogênio; Condutivímetro para orgânicos inclusive biodiesel; Kahl fischer;
– Microscópio Eletrônico de Varredura;
– Analisadores e frequencímetros com lâmpadas e leds para ensaios de células solares;
– Potenciostato para ensaios de hidrogênio;
– Microdestilador de produção de etanol; Densímetros e viscosímetro digital.
Infraestrutura do colegiado do PPGB/UNICENTRO:
No Ambiotec paras o PPGB/UNICENTRO há uma sala para secretaria, duas salas: de coordenação e vice,
sala de reuniões, miniauditório de defesa de dissertações, salas para professor visitante, sala para aluno visitante, sala de atendimento de professor, salas de aulas.
Os Departamentos de Química e de Agronomia da UEL, disponibilizarão suas estruturas físicas e equipamentos de forma integral ao Programa. Estará à disposição, um total de 2.087,50 m² (956,50 m² no Departamento de Química e 1.131,00 m² no Departamento de Agronomia) de área construída, distribuídos entre laboratórios e edifícios onde se encontram ambientes de reuniões, salas de professores individuais e sala de defesa de dissertações (de 90 m²), salas de aula para o programa de 35 m² (capacidade para 24 alunos), secretaria, sala de computadores (de 75 m² com 14 computadores) e sala de estudos com 18,30 m². Para o andamento do Programa estarão à disposição diferentes laboratórios didáticos e de pesquisa, abaixo relacionados.
O Mestrado em Bioenergia poderá contar, em especial com os seguintes laboratórios:
Laboratórios do Departamento de Química da UEL
– BLOCO R: Dois laboratórios de 89,30 m² recém-reformados, destinados às atividades de pesquisa, os quais possuem instalações de água, luz, gás, ar comprimido, vácuo e esgoto centrais e sistemas de capelas individuais. O Bloco R possui onze salas climatizadas destinadas aos equipamentos.
– Três laboratórios de 89,30 m² recém-reformados, destinados às aulas experimentais. Os laboratórios possuem instalações de água, luz, gás, ar comprimido, vácuo e esgotos centrais, bancadas e sistemas de capelas individuais.
– Câmara frigorífica, nas dimensões externas de 2,50 m de largura, 3,45 m de comprimento e 2,40 m de altura, instalada ao lado do Bloco R, destinada à armazenagem de soluções e amostras. O equipamento foi financiado pela Fundação Araucária, na chamada 1/2004, convênio n0 116/2004, Programa de Auxílio à Pós-graduação Stricto Sensu para Instituições Públicas de Ensino Superior Paranaenses Modalidade A, no valor de R$ 14.990,57.
– Depósito para resíduos gerados nos Laboratórios (20 m²): os resíduos gerados nos laboratórios identificados, envasados, codificados e organizados de forma a facilitar o seu destino.
– LAFLURPE Laboratório de Fluorescência e Ressonância Paramagnética de Elétrons.
Área de 100 m², incluindo instalações de água, luz e esgoto. Possui um laboratório com bancadas, pias e capelas; duas salas climatizadas para equipamentos. (Financiamento FIEP/PETROBRÁS).
-LACA Laboratório de Análise dos Componentes do Ar Área de 100 m². O projeto foi financiado pelo Fundo Estadual do Meio Ambiente (FEMA) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) do Paraná. A construção do laboratório foi entregue em 29 de junho de 2006. A edificação consta de 5 ambientes (sala de pesagem, laboratório para análises cromatográficas, laboratório para preparo de amostradores; laboratório de equipamentos) mobiliadas e climatizadas.
– LABORATÓRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO
Laboratório recém-construído financiado pela Fundação Araucária: com área de 70 m², possui bancadas laterais e central, incluindo instalações de água, luz e esgoto. Possui duas salas climatizadas para equipamentos.
– BLOCO PADRÃO – O Bloco Padrão do Departamento de Química possui 2 andares destinados às salas de permanência dos docentes, sala da Pós- Graduação, sala de aula, laboratório de pesquisa e sala de Multimeios. A sala da Pós-Graduação, com área de 75 m², é mobiliada com mesas e cadeiras, armários individualizados, mesa para reunião e estudos, quadro para escrita, quatorze microcomputadores, dois scanners e seis impressoras. Os computadores estão conectados à rede da UEL, possibilitando o acesso permanente dos estudantes ao Portal da CAPES.
– A sala de Multimeios possui área de 90 m² e caracteriza-se como auditório para 60 pessoas, com infraestrutura adequada para aulas, seminários, conferências, exames de qualificação e defesas de dissertação. Estão disponíveis recursos audiovisuais como: projetor multimídia, computador, televisor, videocassete, retroprojetores; quadros em vidro para escrita; ventiladores, cortinas blackout; mesa conferência para seis pessoas.
A sala de administração dos programas de pós-graduação possui 55 m² divididos em 3 salas onde estão instaladas mesas de reunião, computadores, impressoras e outros. Uma das salas é reservada para recepção de professores convidados e visitantes. Reuniões de pequeno porte são realizadas neste espaço. A outra sala para acompanhamento de pequenos grupos de alunos.
Laboratórios do Departamento de Agronomia:
-Laboratório de solos (300 m²)
-Laboratório de fitotecnia (300 m²)
-Laboratório de entomologia (218 m²)
-Laboratório de fitopatologia (218 m²)
Todos os Laboratórios são destinados às atividades de pesquisa, e possuem instalações de água, luz, gás, ar comprimido, vácuo e esgoto centrais e sistemas de capelas individuais.
– Sala de professores: Cada professor dispõe de uma sala individual, de 20 m², para permanência e atendimento de alunos.
– Sala de aula com 35 m² e capacidade para 24 alunos.
O Departamento de Química, através de projetos institucionais e de apoio individual à pesquisa dispõe dos equipamentos abaixo relacionados, provenientes de diferentes fontes de fomento (PADCT, CAPES, CNPq, GYZ/DAAD, Fundação Araucária, Petrobrás, entre outros).
Dentre os equipamentos disponíveis no departamento de Química, podem ser citados:
– Espectrofluorímetro Shimadzu RF-5301 PC (PETROBRÁS);
– Espectrômetro FT-IR Shimadzu 8300 (PADCT);
– Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência Shimadzu LC10AD com detectores de arranjo de fotodiodos e condutométrico (PADCT);
– Cromatógrafo a Gás Shimadzu 17A com detectores de ionização na chama e de captura de elétrons (PADCT);
– Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência Sykam com detectores de absorção UV-Vis e condutométrico (DAAD/GTZ-ALEMANHA);
– Espectrofotômetro UV-Vis ThermoSpectronic Genesys 2 (duas unidades) (UEL E CNPq);
– Espectrômetro de Absorção Atômica Shimadzu AA6601com Atomizador Forno de grafite GFA 65000 (PADCT);
– Espectrofotômetro UV-Vis Hitachi U-3000 (PADCT);
– Potenciostato MQPG-01 (5 unidades) (PADCT, UEL);
– Espectrômetro Raman Systems R-2001 Ocean Optics (CNPq);
– Cromatógrafo a Gás EC17A acoplado a detetor de massas QP5000 Shimadzu (FINEP);
– Cromatógrafo a Gás EC17A Shimadzu com detector de ionização na chama (FINEP);
– Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência LC-6AD Shimadzu com detectores de absorção UV-Vis e refratométrico (FINEP);
– Espectrômetro de Fluorescência e Ressonância Paramagnética de Elétrons (DOAÇÃO USP);
– Bombas de diafragma (5 unidades) (DAAD/GTZ, PADCT, CNPq);
– Amostradores para gases e material particulado atmosférico (DAAD/GTZ, PADCT, CNPq);
– Amostrador para sedimentos (UEL);
– Espectrômetro de reflectância Ocean Optics (FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA);
– Espectrômetro de absorção UV-Vis Ocean Optics (FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA);
– Espectrofotômetros UV-Vis Femto (3 unidades) (UEL, CNPq);
– Balança Comparadora de Massas Metler (Ultra) (FEMA);
– Evaporador rotatório Fisiton (2 unidades) (Fundação araucária/CNPq)
– Espectrofotômetro UV-Vis e Fluorescência R-4000 Ocean Optics interfaceado com PC (CNPq);
– Mesa Agitadora Orbital (Fundação Araucária);
– Digestor de amostras com programação de rampas (Fundação Araucária)
– Centrífugas (Fundação Araucária);
Além dos equipamentos de porte médio mencionados, estão disponíveis equipamentos de pequeno porte como pHmetros, centrífugas, liofilizador, viscosímetros, tensiômetros, condutivímetros, fotômetros, oxímetros, banhos ultratermostático, banho Dubnoff, agitador orbital, dentre outros.
Dentre os equipamentos disponíveis no departamento de Agronomia, podem ser citados:
-Espectrofotômetro de absorção atômica
-Fotômetro de chama
-Espectrofotômetro UV visível
-Balança analítica
-Aparelho de Richard
-Digestores e destiladores de nitrogênio
-Microscópios e lupas
-Câmara fria
-Estufas
Grande parte dos Programas de Mestrado e Doutorado da UEL apresentam como característica a parceria com os setores produtivos e órgãos governamentais (Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR-CERBIO), o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (LACTEC), Universidades Federais e Estaduais, Federação das Indústrias do Paraná (FIEP-SENAI), PETROBRÁS, EMBRAPA, IAPAR e outros). O Departamento de Química, de Agronomia e de Zootecnia também têm parcerias com órgãos que atuam na Área de Ciências Exatas, Ciências Agrárias e Ciências Ambientais, desenvolvendo projetos de pesquisa com diferentes setores, privados ou não: Instituto Ambiental do Paraná (IAP); Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (SUDERHSA); Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR); Petrobrás Ambiental e outros. Ainda, a Universidade mantém relações institucionais com diferentes entidades participantes do desenvolvimento econômico regional, tais como: Associação do Desenvolvimento Tecnológico de Londrina (ADETEC), Companhia de Desenvolvimento de Londrina (CODEL/PML); Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (CMC&T); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Sociedade Rural do Paraná (SRP), Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), EMBRAPA-Soja, Cooperativas e outras.
Estas parcerias têm possibilitado a criação de uma rede de cooperação para acesso a documentos e bancos de dados, além da utilização da infraestrutura montada, como laboratórios e equipamentos (espectroscopia na região do infravermelho (FTIR); espectroscopia de emissão/excitação de fluorescência; microscópio eletrônico de varredura (MEV); espectrômetro de ressonância magnética nuclear (RMN); espectrômetro Auger-XPS, cromatógrafos gasosos (HRGC) e líquidos (HPLC), dentre outros), possibilitando assim a criação de uma rede de cooperação para acesso a infraestrutura destas instituições.
Cabe ressaltar que a UEL possui a infraestrutura física da Central Multiusuária de Laboratórios de Pesquisa (CMLP), criada nos termos do Ato Executivo No 074/06, e vinculada administrativamente à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), integrando sua estrutura organizacional. O objetivo principal da CMLP é proporcionar infraestrutura para pesquisa científica e tecnológica apoiando os programas de graduação e pós-graduação da UEL, além de auxiliar na formação e na capacitação de recursos humanos. Atualmente a estrutura da Central Multiusuária de Laboratórios de Pesquisa compreendem 2 laboratórios em funcionamento e mais um laboratório aprovado pelo Finep. Os Laboratórios em funcionamento são: Laboratório de Microscopia Eletrônica e Microanálise (250 m²) e Laboratório de Apoio à Pesquisa Agropecuária (220 m²).
A UEM dispõe de estrutura física compatível para funcionamento da secretaria do PPGB, alocação no Campus sede de uma sala de aula para o Programa e, por meio do Departamento de Engenharia Química, sala de estudos com (60 m²) e sala com computadores (10 computadores) para os alunos, que serão compartilhadas com o PEQ/UEM.
O Mestrado em Bioenergia conta com os seguintes laboratórios, compartilhados com outros programas de Pós-Graduação da UEM:
Laboratório de Catálise: com 40 m² de área construída, em ótimo estado operacional, equipado com mobiliário e equipamentos adequados às práticas laboratoriais (vidraria, destilador e deionizador de água, pHmetros, muflas, estufas, capela com sistema de exaustão, centrífugas, bomba de vácuo, evaporador rotativo, chapa de digestão, banho termostatizado, banho termostatizado com recirculação externa, banho Maria tipo Dubnoff, geladeira duplex, balanças analíticas etc.). Além disso, possui um cromatógrafo Varian 3800 com detector de ionização de chama e condutividade térmica, cromatógrafo CG Máster com detector de ionização de chama, reator Parr modelo 1450 com controle de temperatura e agitação, unidade de reação multipropósito a baixa pressão, mufla com sistema de agitação mecânica para síntese de materiais, agitadores com sistema de aquecimento e controle de temperatura, agitadores mecânicos. Os alunos do PPGB também poderão utilizar outros equipamentos disponíveis no DEQ/UEM, tais como unidade de calcinação sob fluxo, unidade de análise por redução com programação de temperatura acoplado a um detector de condutividade térmica, equipamento Quantachrome TPR/TPD Chembet-3000 acoplado a um quadrupolo ThermoStar, espectrômetro de absorção atômica Varian modelo 50B com sistema gerador de hidreto, medidor de área superficial Quantachrome Nova 1200.
Laboratório de Projeto, Simulação e Controle de Processo: com 100 m² de área construída, em ótimo estado operacional, é equipado com mobiliário e equipamentos adequados às atividades de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços. Está dividido em três ambientes. A primeira sala está aparelhada com projetor multimídia e 15 microcomputadores associados em rede para desenvolvimento de atividades de pesquisa e ensino. Na segunda sala dispõe-se de 7 microcomputadores e periféricos para o desenvolvimento de pesquisa. Na terceira sala concentram-se 5 microcomputadores de última geração, também para o desenvolvimento de atividades de pesquisa.
Laboratórios de Tecnologia Enzimática e de Processos Fermentativos: divididos em três salas com uma área total de 120 m² é equipado com mobiliário e equipamentos adequados às atividades de pesquisa, contendo agitadores de tubos, agitadores magnéticos com aquecimento, agitadores mecânicos, autoclave, balanças analíticas, pHmetros, banho Dubnoff, banho seco microprocessado para tubos, banho termostático c/circulação externa, bombas de vácuo, bombas peristálticas, bureta automática digital, estufas, capelas com exaustão, câmara de fluxo laminar, cromatógrafo HPLC, determinador de umidade Karl Fischer, eletrophoresis Pharmacia Multiphor II, espectrofotometro Femto, espectrofotômetros UV-vis, fermentador New Brunswick BioFlo III, fermentador Sartorius com controle de pH, temp. e oxigênio dissolvido, filtro de água ultra-pura Milli-Q academic, filtro tangencial Millipore Minitan II, fogão elétrico vitroceramico duas bocas, incubadora refrigerada c/agitação, incubadora refrigerada c/agitação, liofilizador Labconco Freezone 4.5, microdestilador, micromoinho, microondas, microscópio binocular Olympus, microscópio trinocular Olympus de Fluorescência BX-41 FL II, refratômetro, rotaevaporador, ultra centrífuga refrigerada e viscosímetro de Brookfield -RVF100.
Os alunos do PPGB poderão utilizar a estrutura disponível no Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa (COMCAP) da UEM, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, /Diretoria de Pesquisa/Divisão de Centrais de Apoio à Pesquisa, órgão responsável por sua gestão administrativa, que contam com equipamentos de médio e grande porte para dar suporte ao desenvolvimento da ciência e tecnologia na Universidade. O COMCAP encontra-se instalado no Bloco A 09 da UEM, com área total de 842,63 m², contando com a seguinte infraestrutura de laboratórios:
Central de Biologia Molecular e Estrutural e Funcional; CBM: Laboratório de Fotodocumentação; Laboratório de Biologia Molecular; Laboratório de Detecção Autoradiográfica de Gel e Membrana; Laboratório de Manipulação Radioativa (³²P); Laboratório de Sequenciamento/Genoma; Laboratório de Bioinformática.
Central de Produtos Naturais – CPN: Laboratório de Química e Função de Proteína; Laboratório de Farmacologia de Produtos Naturais; Laboratório de Tecnologia de Controle de Qualidade de Fitoterápicos.
Central de Análises Avançadas de Materiais – CAM: Laboratório de Análises Térmicas; Sala do Difratômetro de Raios X; Sala de Espectrofotometria de Absorção Atômica; Sistema de Cromatografia Líquida de Alta Resolução; Sala de Cromatografia Gasosa acoplada a Espectrometria de Massas; Sala de Máquina Universal de Ensaios e Preparação de Amostras; Laboratório de Inovação em Certificação de Biomateriais.
Central de Microscopia – CMI: Setor de Captura de Imagens; Setor de Ultramicrotomia; Setor de Câmara Escura; Setor de Microscopia Eletrônica de Varredura; Setor de Microscopia de Força Atômica; Setor de Microscopia Confocal a Laser.
Central de Documentação – CDO: Laboratório de Geoprocessamento e Tratamento de Imagens Orbitais; Laboratório de Digitalização de Documentos.
Central de Agropecuária e Agronegócio – CAA.
O PPGB poderá contar, em complemento, com o apoio da Oficina de Vidrarias e Oficina Mecânica da Universidade, as quais prestam serviços de confecção/conserto de vidrarias em geral e manutenção de materiais permanentes e equipamentos, servindo como suporte aos trabalhos desenvolvidos nos laboratórios de pesquisa, como também, ao ensino de graduação.
O PPGB/UEPG tem a sua disposição a infraestrutura do CENTRO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UEPG (CIPP), descrita a seguir:
– anfiteatro com recursos de multimídia, com aproximadamente 50 lugares, destinado às atividades de pós-graduação, seminários e colóquios, com estrutura para videoconferências;
– sala para reuniões com recursos multimídias; salas de aulas providas de recursos multimídia, sala de secretária para o PPG em Bioenergia (computador, notebook e impressora multifuncional) e sala de permanência para os docentes do programa.
Todas as salas possuem acesso a rede sem fio e identificadores de rede wireless (SSIDs): wireless UEPG, visitantes e eduroam.
Já em termos de infraestrutura laboratorial o Programa dispõe atualmente dos seguintes laboratórios:
ANÁLISE DE COMBUSTÍVEIS, BIOCOMBUSTÍVEIS E ÓLEOS VEGETAIS (LACBIO), MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA (LAMA), QUÍMICA DO ESTADO SÓLIDO, FILMES FINOS, FORNOS E MOAGEM, CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DO GRUPO DE PESQUISA DE MATERIAIS FUNCIONAIS E ESTRUTURAIS (GPMFE). Nos laboratórios estão alocados alguns equipamentos como: espectrofotômetro UV-Vis (Varian, modelo Cary 100) espectrofluorímetro Eclipse Varian, bomba de alto vácuo, evaporador rotatório, fonte de corrente contínua para caracterização elétrica, picnômetro de hélio, dip-coating para produção de filmes finos, prensa hidráulica e moinhos, difratômetro de raios X, microscópio ótico, cromatografia gasoso acoplado com “Headspace”, Rancimat, viscosímetro cinemático, titulador Karl Fischer, entre outros.
Além desses equipamentos e laboratórios citados a UEPG possui o Complexo de Laboratórios Multiusuários (C-LABMU).
A UEPG considera estratégica para o aumento de competitividade de seus grupos de pesquisa e de seus Programas de Pós-Graduação a ampliação e consolidação de laboratórios multiusuários de forma a incrementar pesquisas de alto nível que exigem sofisticados equipamentos de médio e grande porte. Consequentemente, a UEPG tem priorizado equipamentos de uso compartilhado, de alta complexidade e de médio e grande porte, quando da elaboração e submissão de projetos institucionais. Assim, os diferentes grupos de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação têm buscado o diálogo para elaborar projetos onde sejam solicitados equipamentos de médio ou grande porte e que tenham aplicações em diferentes áreas de pesquisa. Este diálogo tem promovido parcerias de fato em projetos de pesquisas, induzindo cooperações entre diferentes Programas de Pós-Graduação e seus grupos de pesquisa. Assim, os equipamentos obtidos nos diversos projetos institucionais estão sendo instalados no COMPLEXO DE LABORATÓRIOS MULTIUSUÁRIOS (C-LABMU). O objetivo do C-LABMU é o apoio ao desenvolvimento de atividades de pesquisa, especialmente as vinculadas aos Programas de Pós- Graduação Stricto Sensu e de Iniciação Científica e, igualmente, o estímulo para o atendimento à comunidade externa, pública e privada, visando contribuir, principalmente, ao desenvolvimento tecnológico regional. Além disso, existem hoje diversas centrais multiusuárias na instituição, algumas já consolidadas e outras em fase de consolidação:
– Complexo de Laboratórios Multiusuários (C-LABMU);
– Centro Tecnológico de Pesquisa em Ciências Humanas (CETEP);
– Laboratório de Integração Tecnológica em Ciências Humanas e Sociais (LITEC);
– CENTRO MULTIUSUÁRIO DE PESQUISAS AVANÇADAS PARA TECNOLOGIAS DO AGRONEGÓCIO (CT-AGRO); e o
– Laboratórios Multiusuários do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde (LABMU-SEBISA).
Estes laboratórios têm por finalidade possibilitar a sua ampla utilização pela comunidade acadêmica e externa, priorizando sempre as atividades de pesquisa e de pós-graduação, garantindo o uso compartilhado de sua infraestrutura e de seus equipamentos. Os laboratórios possuem equipamentos de médio e/ou grande porte, infraestrutura multiusuária e atendem alunos de IC, de mestrado e de doutorado dos diversos programas de pós-graduação da Instituição além das outras IES quando associadas em programas de pós-graduação em rede.
Equipamentos Instalados:
O C-LABMU conta hoje com área de aproximadamente 2000 m2, na qual atuam 3 servidores técnicos de nível superior e 4 bolsistas técnicos de alto nível da Fundação Araucária que dão suporte institucional em termos de manutenção e de recursos humanos para operar os equipamentos instalados no complexo. Todos os equipamentos que estão sendo ou foram adquiridos nos editais CT-INFRA estão instalados no Complexo de Laboratórios Multiusuários da UEPG, necessitando de preenchimento de ficha no sistema e agendamento prévio para sua utilização. Os seguintes equipamentos de médio e grande porte encontram-se instalados no C-LABMU e disponíveis para utilização: Espectrofotômetro de Absorção Atômica-Chama, Espectrofotômetro de Absorção Atômica (Zeeman)– Forno de Grafite, Espectrômetro de Ressonância Magnética Nuclear 400 MHz completo para amostras sólidas e líquidas (RMN), Microscópio de Força Atômica, Difratômetro de raios X com forno de alta temperatura, Espectrômetros Dispersivos Raman /Microscopia Confocal, Espectrômetro Infra Vermelho FTIR, Espectrômetro UV-Vis, Sistema Liquefator de Nitrogênio, Sistema de Análise Térmica TGA/DTA, Sistema de Análise Térmica TG/DTA/DSC, Sistema TMA completo até 1500oC, Analisador de tamanho de partículas/potencial Zeta, Ultrafreezer-86ºC, Ultracentrífuga Refrigerada, Liofilizador, Conjunto para Preparação de Gelo Seco, Forno 1000ºC, Blocos Digestores Microcontrolados, Balança Analítica, Sistema de Purificação de Água Milli-Q, Tribômetro de Alta Temperatura, Cromatógrafo a Gás e Analisador de Massa completo com detector de ionização de chama (FID), 02 Microscópios Eletrônicos de Varredura (FEG e MEV), Máquina de Ensaio Mecânico Servo-Hidraúlica, Viscosímetro/Densímetro, Nanoindentador Instrumentado, Espectrômetro de fluorescência de raios X por dispersão de comprimento de onda, Analisador elementar CHN, Espectrofotômetro Raman Infravermelho, Ensaios Charpy Instrumentados para metais e polímeros, Estação eletroquímica, Reômetro, Microscopia Confocal, Espectrômetro de dispersão por comprimento de onda (WDS), Analisador TOC, Espectrofotômetro Infravermelho Próximo (NIRS), Cromatógrafo Líquido de Alta Performance (HPLC), Analisador de Área Superficial (BET), Espectrômetro de fotoelétrons excitados por raios X (XPS), Máquina de Corte, Microscópio Óptico, Agitador de Tubos, Banho de Ultrassom, Citômetro de Fluxo, Espectrômetro de emissão óptica com plasma de argônio acoplado indutivamente (ICP), Microtomógrafo.
Encontram-se em processo de instalação: Nano Spray-Dryer; Microtomógrafo de alta resolução; Ressonância Paramagnética Eletrônica (EPR); Fluorímetro.
Minicursos, Treinamentos e Workshops
Diversos projetos de pesquisa em curso na UEPG necessitam de técnicas de caracterização física e química avançadas utilizando equipamentos de médio e grande porte não disponíveis em laboratórios de pesquisa convencionais. O Laboratório Multiusuário (C-LABMU), por sua vez possui diversos equipamentos de médio e grande porte que permitem o acesso a técnicas de caracterização avançadas. Um dos objetivos do C-LABMU é prover e auxiliar a comunidade científica da UEPG na execução e análise necessárias utilizando esses equipamentos, e disseminar o conhecimento técnico-científico necessário para a utilização dessas técnicas.
O Campus da UFPR-Palotina está localizado em terreno próprio da universidade de 5,6 alqueires. A Universidade contém Infraestrutura exclusiva para PPGB, salas individuais para os docentes (cinco); Salas para alunos equipadas com computadores, laboratórios com computadores ligados a rede pela Instituição.
Os laboratórios de pesquisas podem ser descritos como:
– LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA;
– LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA E AMBIENTAL;
– LABORATÓRIO DE QUÍMICA GERAL;
– LABORATÓRIO DE ANÁLISE INSTRUMENTAL;
– LABORATÓRIO DE CONTROLE DE QUALIDADE;
– LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA;
– LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA II;
-LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA III;
– LABORATÓRIO DE CINÉTICA E BIORREATORES;
– LABORATÓRIO DE BIOPRODUTOS;
– LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA;
– LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS – LPB;
– LABORATÓRIO DE CATÁLISE E PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS – LABCATPROBIO;
– LABORATÓRIO DE MATERIAIS E ENERGIAS RENOVÁVEIS – LABMATER.
Os equipamentos mais relevantes para uso do PPGB disponíveis na UFPR – Setor Palotina são:
– Cromatógrafo a gás (CG-DIC): análise de amostras orgânicas, materiais voláteis (qualidade de bebidas, alimentos e combustíveis/biocombustíveis);
– Cromatógrafo Líquido (hplc-dad): análise de bioprodutos, biomassa, e intermediários de reações de produção de biocombustíveis;
– ICP-OES: análise simultânea de vários elementos químicos (micronutrientes (solo e planta); composição de ligas metálicas e catalisadores);
– Bomba calorimétrica: poder calorífico;
– Karl Fischer: teor de água em matérias primas e combustíveis/biocombustíveis;
– Fisissorção de nitrogênio e de dióxido de carbono – BET: análise de materiais porosos (catalisadores) e materiais adsorventes;
– Cromatógrafo a gás (CG-DIC/TCD/FPD): quantificação de misturas líquidas ou gasosas combustíveis/biocombustíveis (H2 e CH4, e outros);
– Espalhamento dinâmico de luz (DLS): caracterização de nanopartículas (catalisadores e materiais adsorventes);
– Microscopia eletrônica de varredura (MEV): morfologia, caracterização e composição química de materiais (catalisadores e adsorventes);
– Usina piloto de produção de bioetanol: produção e caracterização de biocombustíveis líquidos e gasosos.
A UNIOESTE-Campus Toledo contém Infraestrutura exclusiva para PPGB, salas individuais para os docentes:
– Salas para alunos equipadas com computadores;
– Laboratórios com 40 computadores ligados a rede pela Instituição.
Os laboratórios de pesquisas podem ser descritos como:
• Central Analítica Multiusuário vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Bioenergia (pesquisa);
• LABORATÓRIO DE PROCESSOS DE BIOTECNOLÓGICOS E DE SEPARAÇÃO – LBPS (Pesquisa);
• LABORATÓRIO DE QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA (ensino e pesquisa);
• LABORATÓRIO DE FÍSICO-QUÍMICA (ensino e pesquisa);
• LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA (ENSINO E PESQUISA);
• LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA (ensino e pesquisa);
• LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA SUBDIVIDO EM LABORATÓRIO DE ANÁLISE e SIMULAÇÃO DE PROCESSOS DA ENGENHARIA – LASPE (ensino e pesquisa) E;
• LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS QUÍMICOS – LDPQ (pesquisa).
Para melhor identificação da infraestrutura dos laboratórios, localizados no Bloco F da Unioeste- Campus de Toledo, os principais equipamentos bem como a estrutura física de cada laboratório são descritos a seguir.
– CENTRAL ANALÍTICA MULTIUSUÁRIA (CAM):
https://www5.unioeste.br/portalunioeste/pos/peq/sobre/infraestrutura/central-analitica-multiusuario-cam
No ano de 2010, com recursos do FINEP, um laboratório com área aproximada de 70 m2, foi readequado para instalar equipamentos de grande porte que atendem, atualmente, à projetos de pesquisa dos PPGBs da Unioeste. Além dos recursos do FINEP, os PPGBs têm recebido recursos da CAPES, via os Editais Pró-Equipamentos, e de recursos do CNPq, via projetos de pesquisa dos próprios pesquisadores. No momento, há 10 equipamentos distribuídos em 03 bancadas de concreto, com instalações elétricas adequadas (disjuntores individuais, estabilizadores de correntes e “nobreaks) e periféricos (computadores e impressoras) para aquisição de dados, linhas de gases (Argônio, Acetileno, Ar Sintético, Nitrogênio, Hidrogênio, Oxigênio e ar comprimido), um sistema de ar acondicionado e um sistema de exaustão de gases.
Os equipamentos existentes são:
01 Calorímetro Diferencial de Varredura – DSC;
01 Analisador termogravimétrico – TGA;
01 Analisador de Sorção Dinâmica de Vapor – DVS;
01 Cromatógrafo líquida de Alta Eficiência – HPLC;
02 Espectrofotômetros Ultravioleta-Visível (UV-vis) de varredura e duplo feixe;
01 Sistema de água ultrapura Milli-Q;
01 Espectrômetro de Emissão Óptica por Plasma Indutivamente Acoplado – ICP-OES;
01 Analisador de Carbono Orgânico Total – TOC;
01 Cromatógrafo Gasoso – CG;
01 Espectrômetro de Absorção Atômica de chama e forno de grafite – AAS;
01 Espectrômetro de Fluorescência de Raios X por Reflexão Total – TXRF;
01 Espectrômetro Infravermelho com Transformada de Fourier–FTIR;
01 Difratômetro de raios X – XRD.
– LABORATÓRIO DE PROCESSOS DE BIOTECNOLÓGICOS E DE SEPARAÇÃO (LBPS):
Espaço físico de 72 m², com 05 bancadas, possuindo linhas de água, gás, energia elétrica, lava-olhos, chuveiro e vidrarias diversas necessárias para o funcionamento.
Equipamentos/Sistemas/Periféricos:
Sistema completo de produção de água destilada e água deionizada;
Sistema completo para reações de pirólise e combustão;
Modulo experimental para realização de experimentos de extração supercrítica e com cossolvente;
Sistema completo para realização de experimentos associados a extração com ultrassom;
Sistema completo para realização de experimentos associados a processos extração com líquido pressurizado;
Sistema completo para realização de experimentos associados ao processo de extração com Soxhlet e hidrodestilação.
Além disso, este laboratório conta com periféricos como agitadores magnéticos, agitadores mecânicos, balanças analíticas, banhos ultratermostatizados, bombas de vácuo, evaporador rotativo, centrífuga, estufas de secagem, geladeira e pHmetros.
Os Computadores com Monitores de 21”, utilizados pelos alunos de Pós-graduação em Bioenergia estão ligados a Internet e com acesso ao Portal de periódicos da CAPES e, com sistemas operacionais LINUX e Windows e softwares como Maple, GAMS, Statística, Origin, Comsol Multiphysics, Gproms, dentre outros.
No Campus de Toledo existem disponíveis dois sistemas de videoconferência que atende a todos os Programas de Pós-graduação e de Graduação que podem ser utilizados para a realização de reuniões e bancas de defesa.