———- LINGUÍSTICA ———-

Os tipos de sujeito no livro “Gramática Reflexiva” de Cereja e Cochar (2013): análise e contribuições para o ensino da sintaxe

Orientanda Ana Maria Karnoski Nogueira

Orientadora Professora Doutora Cindy Mery Gavioli-Prestes

Resumo: Analisar criticamente como os tipos de sujeito são abordados no livro didático “Gramática Reflexiva” a partir do gerativismo chomskyano e compreender as diferentes noções de gramática e a concepção de ‘abordagem científica’ dela. Para isso, discutiremos, também, como o gerativismo chomskyano contribui para o ensino de gramática e verificaremos o que está previsto na BNCC para tal.

Fatores neurobiológicos na aprendizagem de língua estrangeira pós-período crítico

Orientanda Ana Paula Treska Macedo

Orientadora Professora Doutora Andressa Toni

Resumo: A pesquisa visa realizar uma revisão sistemática examinando o aprendizado de segunda língua após o período crítico de plasticidade cerebral, integrando conhecimentos de linguística, neurolinguística e neurociência para entender como os fatores neurobiológicos influenciam nesse processo.

Ressignificação no espaço digital: “Ninguém solta a mão de ninguém”

Orientando Fernando Burckhardte Padilha

Orientadora Professora Doutora Célia Bassuma Fernandes

Resumo: O presente trabalho pretende realizar, sob a ótica da Análise do Discurso (AD), uma análise de cerca de 5 memes que circulam no espaço digital, repetindo já-ditos sedimentados no imaginário coletivo. De forma mais específica, busca-se analisar como os discursos já sedimentados no imaginário coletivo retornam no fio do discurso produzindo efeito de sentido de humor, verificando o funcionamento da memória discursiva nos memes recortados para análise.

Análise Morfofonológica do Plural das Palavras Terminadas em L e U

Orientanda Hellen Aparecida de Oliveira

Orientadora Professora Doutora Andressa Toni

Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo analisar o plural das palavras paroxítonas terminadas em L e U. Qual plural está sendo produzido quando falamos chapéu? Chapéus? Chapéis? Chapés? A metodologia consiste em buscar palavras com essas terminações nos bancos de dados de escritas existentes, após isso foram criadas tabelas com possíveis variações de plural, e todas essas terminações foram colocadas no GOOGLE e analisados em novas tabelas afim de analisar todos os dados coletados. Por fim será analisados pela morfologia e pela fonologia, tentando entender o que está acontecendo com os plurais das paroxítonas terminadas em L e U e porque elas estão tendo tanta variação na fala e escrita.

As Diferenças entre a Tradução para Legendagem e para Dublagem

Orientanda Kamille Caroline Cybulski

Orientadoras: Professora Doutora Raquel Cristina; Co-orientadora: Professora Doutora Meggie Fornazari

Resumo: Fiz uma pesquisa analisando regras técnicas de tradução com vantagens e desvantagens para o tradutor, empresa contratante e público, finalizei com uma análise de alguns trechos do filme Enrolados (Disney, 2010)

Flexão X Derivação: um estudo sobre produtividade na

formação de gênero feminino na língua portuguesa

Orientando Martin Divonzir Anhaia

Orientadora Professora Doutora Andressa Toni

Resumo: Este trabalho realiza um estudo acerca da aquisição morfológica, mais especificamente sobre a formação de gênero feminino na língua portuguesa em situações de certo impasse entre a flexão de gênero, que é aceita na maioria das vezes como a forma correta (morfológica e socialmente), mas que em certos casos acaba gerando uma forma incorreta em relação a derivação de gênero, que é considerada a forma correta do feminino em alguns casos, pretende-se mostrar quais tipos de formação de gênero são produtivas e quais acabaram se cristalizando na Língua Portuguesa.

Interfaces sobre o estudo da Linguagem e Direito: olhares acerca dos discursos de ódio

Orientanda Paola de Ramos

Orientadora Professora Doutora Claudia Maris Tullio

Resumo: Trabalharei com perspectiva interdisciplinar os estudos da Linguagem e o Direito, identificar e analisar casos de discurso de ódio encontrados em comentários nas publicações no espaço digital a respeito da gordofobia.

———- LITERATURA ———-

Afrofeminismo literário: explorando identidades raciais

e de gênero nos poemas de Audre Lorde e Conceição Evaristo

Orientanda Ana Luiza Antunes dos Santos

Orientador Professor Doutor Fernando Luís de Morais

Resumo: Este projeto de pesquisa propõem uma análise crítica das obras de Audre Lorde e Conceição Evaristo, inseridas de maneira proeminente no contexto da literatura afrofeminista. Busca-se aprofundar a compreensão sobre como essas renomadas autoras abordam as complexas temáticas de identidade de gênero e de raça/etnia, empreendendo uma desconstrução significativa de esteriótipos e fomentando a pluralidade no âmbito da literatura contemporânea. Adota-se uma abordagem bibliográfica qualitativa, focada em uma análise minuciosa dos textos literários, notadamente poemas, com ênfase particular na exploração dos elementos estilísticos discursivos que enriquecem as narrativas dessas autoras.

Sob a lâmina e o QI: Os símbolos no gênero Wuxia

Orientando Gabriel Paschoal de Senna

Orientadora Professora Doutora Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira

Resumo: A pesquisa tem como objetivo oferecer uma visão abrangente e aprofundada dos símbolos, estes que são: karma, espada e QI presentes na novel Renegade Immortal. A pesquisa foca em aspectos culturais, históricos, sociais, estéticos e narrativos importantes não apenas da china mas também da sua influência global na cultura popular

Representação, identidade e gênero: uma análise do filme “A Criada” de Park Chan-Wook

Orientanda Jessica Ribas Cristo

Orientadora Professora Doutora Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira

Resumo: Conhecer e analisar as questões acerca de representações específicas sobre identidades de gênero na obra cinematográfica, considerando as peculiaridades históricas entre Japão e Coreia, procurando alcançar novas ou diferentes perspectivas sobre esta temática.

A narrativa do luto na obra “Quando as árvores morrem”

Orientanda Mariza Morozini

Orientadora Professora Doutora Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira

Resumo: Discutir a narrativa sobre o luto na literatura de Tatiana Lazzarotto Quando as árvores morrem! Busca-se analisar o processo do luto na obra, e investigar as metáforas acerca da representação da morte a partir do signo árvore.

A Mãe Prostituta: uma análise contemporânea sobre a maternidade na obra “Tudo é Rio”

Orientanda Sofia Angélica Jeanfelice

Orientadora Professora Doutora Níncia Cecilia Ribas Borges Teixeira

Resumo: Analisar como acontece a maternidade da personagem Lucy, a prostituta que é e gosta de ser puta, contrapondo com algumas teorias acerca do conceito de maternidade. E coletar alguns dados acerca da autoria feminina na contemporaneidade.