A  indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão é uma das atribuições do Programa de Educação Tutorial, logo, os petianos de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste-Unicentro, atendendo ao requisitos que constam no MAnual PET-MEC , o Grupo desenvolverá  os projetos discriminados a seguir:

 

ATIVIDADES DE ENSINO

 

Projeto: Gramaticando nas redes

Público Alvo: Comunidade em geral

O atual cenário tecnológico-informacional sugere uma necessária mudança em todas as áreas da sociedade, dentre elas, o âmbito educacional. Diante disso, uma vez que os alunos estão constantemente conectados com as novas  tecnologias,  as  escolas  não  poderiam eliminar  a  possibilidade de  inovar  e modernizar  a  educação.  Nessa perspectiva, o projeto busca  procura  demonstrar  como  o  ensino tradicional  da  Língua  Portuguesa  pode,  juntamente  com  os  gêneros  midiáticos (Facebook, Instagram e Tik Tok),  auxiliar para uma aprendizagem mais significativa.

 

  • OBJETIVOS:
  • Propor a utilização de posts  das  mídias  sociais –em  especial,  do  Instagram –como  auxílio  para  orientação  de  um  dos principais  conteúdos  curriculares  das  aulas  de  português:  a  gramática
  • Evidenciar a função e a importância dos gêneros  midiáticos  no  âmbito

 

 

(COM) TEXTOS: Leituras aplicadas
PÚBLICO ALVO: Alunos do Ensino Médio Rede Pública

Essa atividade envolve o desenvolvimento de atividades que oportunizem o contato com diversos textos, desenvolvendo a capacidade crítica, ampliando o foco de observação e informação de diversos assuntos. Espera-se auxiliar  estudantes para que expandam as práticas leitoras para além do espaço escolar, ampliando a visão de mundo, inserindo-o na cultura letrada.

   OBJETIVOS:

 

– Desenvolver nos alunos de Ensino Médio a competência como leitores, por meio de atividades diversificadas, estimulando o interesse por vários tipos de leitura.

– Oportunizar o contato com outros textos, desenvolvendo a capacidade crítica, ampliando o foco de observação e informação de diversos assuntos.

– Formar leitores competentes e expandir as práticas leitoras para além do espaço escolar, ampliando a visão de mundo, inserindo-o na cultura letrada.

– Oportunizar a produção de textos literários, informativos, discursivos, opinativos, entre outros, proporcionando a compreensão e uso da norma culta.

 

 

ATIVIDADES DE EXTENSÃO 

 

 

Projeto: Mostra PET-letras

Público-alvo: Acadêmicos campus Santa Cruz

 

Essa atividade proporciona um espaço para a divulgação dos trabalhos científicos e atividades desenvolvidas durante o ano. A atividade será feita em março de 2023 na volta às atividades da Universidade.

 

 

 

Projeto: Literashow

Público-alvo: Alunos do terceiro ano do Ensino Médio

Literashow é um projeto de cunho social do grupo PET-Letras que tem como foco alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas da Rede Pública de Ensino, a proposta é apresentar as obras solicitadas na prova de literatura do vestibular da UNICENTRO. As obras são apresentadas em diversas modalidades artísticas (música, performance, teatro, vídeos). É uma oportunidade de inserção dos petianos na comunidade escolar.

  • OBJETIVOS:

 

  • Propiciar conhecimento das obras literárias solicitadas no vestibular da UNICENTRO.

 

  • Promover a interação entre Universidade e Comunidade.

Projeto: PET-EVENTOS

 

 

OBS: Essa atividade pode ser enquadrada, também, na atividade de pesquisa, pois os petianos deverão fazer fichamentos das obras para poder montarem a oficina.

 

O Projeto de PET Eventos busca contribuir com o envolvimento da equipe do PET-Letras em eventos de diversas naturezas durante o ano de 2024, tanto como participantes quanto como idealizadores e organizadores.

 

 

OBJETIVOS:

 

  • Participar de congressos, encontros e eventos vinculados ao Programa de Educação Tutorial, à extensão universitária e às temáticas abordadas pelos diferentes grupos;
  • Publicar saberes compartilhados e produzidos pelos grupos na página do PET-Letras em forma de textos, contribuindo com novos conhecimentos;
  • Ampliar a veiculação de vídeos, materiais e/ou outros produtos desenvolvidos pelos grupos, dentre outras ações envolvendo também as mídias e as redes sociais.

 

 

PROJETO : Leia, criança! A mala encantada

 

Público alvo: Alunos  ensino fundamental

 

O projeto Leia, criança! tem como intuito incentivar e promover ações e reflexões que valorizem a diversidade e o respeito às diferenças por meio da literatura. Historicamente, a escola tem dificuldades para lidar com a diversidade e nessa lacuna projetos sociais que priorizem a leitura literária podem promover a discussão acerca das diferenças. Esse projeto se propõe a discutir temas historicamente invisibilizados no contexto escolar ao mesmo tempo em que luta pela promoção de cidadania plena por meio de práticas educacionais.

OBJETIVOS:

 

  • Promover por meio da leitura de obras literárias o ambiente de respeito na escola, para que a diferença não seja tratada sob a ótica da exclusão, do desrespeito e da violência, priorizando temáticas que primem pela equidade, respeito e valorização dos seres humanos.
  • Estimular práticas leitoras diversificadas a fim de ampliar o repertório dos que leem e constroem a sua própria história cidadã.
  • Desenvolver atividades a respeito das leis 10.639/2003 e 11.645/20086.
  • Desenvolver atividades a respeito da Lei Maria da Penha (Lei Nº 11.340/2006), atendendo a Recomendação Nº 2/2013 – CEDF7.
  • Promover estudos a respeito de bullying, como forma de orientar os/as alunos/as diante dessas práticas de violência e, ao mesmo tempo, contribuir para que ele/ela possa diferenciar o bullying do sexismo, da misoginia, do racismo e da homofobia.

 

ATIVIDADES DE PESQUISA

 

 

PROJETO : Grupo de Estudos e Pesquisa Laboratório de Estudos Culturais, identidades e representação  

PÚBLICO ALVO: Petianos e petianas de Letras da Unicentro, acadêmicos e alunos dos programas de Pós-graduação.

O Grupo de Estudos é  um espaço de debates e aprofundamento de temáticas relacionadas a Língua, Literatura e arte. É uma forma  de iniciação científica, estudos e aprofundamento; um espaço onde os alunos elaboram projetos de pesquisa que podem aprofundar, posteriormente, em nível de pós-graduação. Os mediadores do grupo serão professores voluntários do departamento de Letras.

       O grupo além de proporcionar a consolidação de pesquisas já em andamento, tem em vista garantir uma formação interdisciplinar mediante unidade do ensino, extensão e pesquisa.

 

 OBJETIVOS:

 

  • Incentivar a constituição de grupos de interação e de estudos por meio da congregação dos estudantes, professores e pesquisadores interessados em temáticas comuns;  – aperfeiçoar as habilidades de interação, de participação, de comunicação, de leitura, de análise, de síntese e de crítica dos graduandos em Letras;
  • – ampliar o espaço de formação e aperfeiçoamento acadêmico e interpessoal dos petianos/as e demais estudantes dos cursos de Letras.
  • -Refletir sobre teorias ligadas Língua, Literatura e arte.

 

Projeto : Pesquisas Individuais

 

As pesquisas desenvolvidas pelo petianos e petianass  são uma forma  de iniciação científica, um espaço onde os alunos elaboram seus projetos de pesquisa e que podem aprofundar, posteriormente, em nível de pós-graduação. Os orientadores serão professores voluntários do departamento de Letras.

  OBJETIVOS:

– Contribuir com a formação integral dos estudantes de graduação, no que se refere ao desenvolvimento das habilidades necessárias à interação, à comunicação, à leitura, ao estudo e à reflexão sobre temas contemporâneos relevantes à formação dos graduados em Letras, bem como o intuito de:

– incentivar pesquisas nas áreas de Língua  e Literatura por meio da congregação dos estudantes, professores e pesquisadores interessados em temáticas comuns.