Pesquisa Individual – Gabriela Medeiros

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KAPUTT: UMA ANÁLISE SOBRE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E O ENSINO DE HISTÓRIA

Gabriela Medeiros 

Rodolpho Bastos

Kaputt é um livro escrito pelo autor italiano Curzio Malaparte¹, publicado pela primeira vez em 1944, é uma narrativa autobiográfica que descreve a experiência do autor como correspondente de guerra durante a Segunda Guerra Mundial. O livro oferece uma perspectiva única e muitas vezes perturbadora dos horrores da guerra e das figuras políticas da época. O livro em si foi escrito secretamente quando Malaparte cobria a Segunda Guerra Mundial como enviado do jornal Corriere della Sera. Malaparte esteve nas ruas, presenciando combates, mas também esteve em jantares com generais de alta patente. Viu soldados fuzilando pessoas e governantes falando de civilizações perfeitas. O autor da obra coloca os alemães como seres amedrontados: de tudo, dos velhos, das crianças, das mulheres, do sofrimento. Todo esse horror inspirou Eloar Guazzelli, quadrinista responsável pela adaptação da obra, a transportar a dor e o sofrimento em contrastes de cores e sombras, e brincar com a expressão dos personagens, que se perderam em um regime sangrento. O livro apresenta uma estrutura pensada com seus contos que são divididos com animais: os cavalos, os ratos, as renas, os cães, os pássaros e as moscas, como forma de relacionar a situação com a crueldade humana e suas consequências. O ensino de história abrange diversas fontes que podem ser trabalhadas durante uma aula. Aqui utilizamos da obra de Guazzelli para representar e analisar os horrores da Segunda Guerra Mundial que foram narrados por um jornalista. Com isso, diversas representações podem ser feitas levando em conta os conhecimentos trazidos pelos alunos. O ensino de História no Brasil passou por grandes mudanças durante a década de 80 do século XX, e marcou o início de grandes transformações no campo da produção historiográfica e do ensino de História no Brasil, impulsionadas pelo período de redemocratização. Tal período imprimiu um sentimento de busca de mudança e, principalmente, diferenciação do anterior, marcado pelo autoritarismo e restrição da liberdade. No setor educacional e no ensino de uma forma geral, verificamos o desenvolvimento de políticas públicas mais alinhadas aos “novos tempos políticos”, que pudessem atender às demandas em favor do amplo acesso a um sistema educacional público, focalizado na formação cidadã, crítica e reflexiva dos sujeitos.

 

¹ CURZIO MALAPARTE (pseudônimo de Kurt Eric Suckert, 1898-1957) nasceu na Itália e serviu na Primeira Guerra Mundial, logo tornando-se apoiador do movimento fascista. Em 1931, desagradou Mussolini ao publicar o livro Técnica do golpe de Estado, que o levou à prisão. Após cobrir a Segunda Guerra como correspondente, publicou Kaputt (1944) e A pele (1949).

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