Professor participa de Congresso das Sociedades Francesas de Medicina e Traumatologia do Esporte

Disseminar conhecimentos e trocar de experiências. Esses foram alguns dos objetivos da viagem feita pelo professor Marcos Tartaruga, do Departamento de Educação Física, do Campus Cedeteg, à França. Para isso, ele participou do X Congresso das Sociedades Francesas de Medicina e Traumatologia do Esporte.

É um evento que ocorre todo o ano na França e o tema principal está relacionado as questões clínicas e médicas voltadas ao esporte e nós, aqui na Unicentro, junto ao Laboratório de Pesquisa em Biomecânica, temos desenvolvido algumas pesquisas relacionadas com a parte clínica e a parte de desempenho esportivo. Aí, aproveitamos e apresentamos um trabalho que desenvolvemos ao longo dos anos de 2014 e 2015”, conta Tartaruga.

Pesquisa apresentada tratou da relação entre frequências de passada e cardíaca em corredores de longa distância

A pesquisa, desenvolvida em parceria com um aluno de Iniciação Científica, intitula-se “Frequência de passada e variabilidade da frequência cardíaca de corredores de longa distância”. “Esse trabalho é voltado para a área de desempenho esportivo, principalmente para corredores de alto desempenho. Nós analisamos a capacidade de predição de desempenho de corredores de meia e longa distância, com base em algumas variáveis fisiológicas. Nós relacionamos o que a gente chama de variabilidade da frequência cardíaca e vimos se essa variável, que é fisiológica e entendida como uma variável preditora de desempenho de meia e longa distância, se relacionava com alguns aspectos do ritmo de corrida”, conta.

Para o professor, as experiências proporcionadas por congressos internacionais colaboram para a formação do pesquisador. “Eu acredito que muito mais do que uma oportunidade de disseminar os conhecimentos também é uma forma de incentivar os nossos alunos a continuar pesquisando e se desenvolvendo academicamente”, defende.