Unicentro inicia avaliação interna de cursos que passaram pelo Enade 2017

Os estudantes que estão concluindo 17 cursos de graduação da Unicentro fizeram, no último domingo, as provas do Enade, que é Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, desse ano de 2017. Entre os objetivos da prova está avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e desempenho acadêmico em relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares específicas de cada área de formação.

Na Unicentro, simultaneamente ao processo de avaliação externo, é realizado um outro interno chamado Ciclo Avaliativo. O diretor de Avaliação Institucional da Unicentro, Angelo Marafon, explica o objetivo do processo avaliativo é “obter subsídio pra poder planejar a Universidade, saber como os nossos cursos estão, a realidade observada pelos alunos e pelos professores que atuam nesses cursos”.

O Ciclo Avaliativo é uma consulta aos acadêmicos e aos docentes da Universidade, sendo realizado no mesmo ano em que o curso passa pela avaliação do Enade. Este ano fazem o Exame Nacional e o Ciclo Avaliativo os estudantes de Ciências Biológicas; Ciência da Computação; Engenharia de Alimentos; Engenharia Ambiental; Engenharia Florestal; Educação Física; Física; Filosofia; Geografia; História; Letras Português, Inglês e Espanhol; Matemática; Matemática Aplicada e Computacional; Pedagogia e Química.

Os questionários foram divididos por disciplina, uma opção dos próprios Departamentos. “As perguntas tratam desde comprometimento, o que eles sente por parte do professor, enfim, nesse âmbito e o desempenho da oferta de cursos avalia tudo: a questão pedagógica, do curso como um todo e a questão da infraestrutura”, conta Angelo.

E para os acadêmicos participarem é muito fácil, basta entrar no Sistema de Gestão Universitária, o S-G-U, acessar o módulo aluno online e buscar o link que direciona para os questionários. Os chefes e vice-chefes dos Departamentos e também os professores que lecionam nos cursos, respondem a pesquisa através do sistema de lançamento de notas. O objetivo é que esses dados auxiliem no planejamento e desenvolvimento da Universidade. “Precisamos de um parâmetro. Então, precisamos das respostas, principalmente dos alunos”, completa o diretor de Avalaição Institucional.

O Ciclo Avaliativo foi implantado em 1999 e, desde então, passou por diversas mudanças. Em 2010, por exemplo, o processo tornou-se trienal como o Enade. A partir dessa transformação foi possível melhorar o desempenho da Universidade em avaliações referentes a qualidade do ensino. “A Unicentro foi única Universidade do estado que teve essa ascensão vertiginosa, vamos colocar assim. Em 2010 saiu de 280 pontos para 350 pontos”, avalia Angelo.

Os alunos e professores dos cursos que passaram pelo Enade esse ano têm até o dia 31 de dezembro para responderem as questões do Ciclo Avaliativo.