Curso de Enfermagem da Unicentro reafirma qualidade e mantém conceito 5 no Enade

O Ministério da Educação (MEC) promove, anualmente, através do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. A cada ano, tradicionalmente no mês de novembro, um grupo de cursos é avaliado. Em 2016, última realização do teste, passaram pela prova os cursos da área da saúde.

Na Unicentro, nove cursos foram avaliados. Um deles foi o de Enfermagem. Os então estudantes do último ano curso (agora recém-graduados) responderam as questões tendo como desafio manter o conceito anterior: 5, o maior estabelecido pelo MEC. E agora, dez meses depois, quando o resultado foi divulgado, os profissionais puderam comemorar o desempenho. Afinal, o curso não só manteve o conceito de excelência como obteve a maior nota entre todas as 50 ofertas de universidades e faculdades do estado do Paraná e a segunda colocação entre os 112 cursos de Enfermagem dos três estados da região sul do país. “É um conceito muito merecido, tanto o nosso esforço quanto o do corpo docente do Departamento. Nos empenhamos bastante para manter o conceito do curso. A gente sente muito orgulho mesmo da nota e da formação que recebemos”, comemora a recém-formada Gabrielle Saganski.

A chefe do Departamento de Enfermagem da Unicentro, professora Alexandra Madureira, concorda com Gabrielle, e defende que a boa avaliação é fruto da dedicação de professores e acadêmicos. “É o reflexo daquilo que nós buscamos, que são profissionais qualificados e que façam a diferença no mercado de trabalho, independente da área em que forem atuar. Então, é um orgulho nós termos esse conceito, mantermos esse conceito 5. Com certeza, é o reflexo daquilo que nós acreditamos, que o nosso corpo docente e discente acredita no que é se preparar, do que é se formar um enfermeiro”, destaca.

Atualmente, o curso de Enfermagem conta com 120 alunos matriculados e 30 professores, a maioria deles com título de doutor. De acordo com a professora Alexandra, além do corpo docente qualificado, a metodologia de trabalho nas salas de aula, laboratórios e locais de estágio também é um diferencial para a formação dos acadêmicos. “Nós trabalhamos com a ideia de todas as aulas serem teórico-práticas. Por isso, nós temos um grupo de professores sempre em conjunto na sala de aula. Por mais que seja um conteúdo inicialmente mais teórico, todos os conteúdos propiciam uma atividade prática, tanto no laboratório quanto em uma discussão mais aprofundada. Com certeza, todo esse conjunto reflete nesse resultado do Enade de 2016”.

A professora Maria Luciana Botti, presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso acredita que outro diferencial está na ação integrada entre ensino, pesquisa e extensão ao longo de toda a graduação. “Não é só a sala de aula que faz um bom aluno, mas as possibilidades de experiências que eles têm. Além de muita dedicação tanto do corpo docente, quanto dos próprios alunos. Eu acho que todos juntos é que fizeram essa nota surgir dentro dessa avaliação”.

Para Gabielle Saganski, a boa avaliação do curso tem um significado mais transcendental. “Nós, profissionais da Enfermagem, precisamos ainda ser muito valorizados e essa valorização vem quando a gente demonstra conhecimento dentro do serviço de saúde, e uma formação é totalmente importante para o serviço”, defende.

Ter obtido o conceito máximo no Enade, desse modo, segundo a professora Maria Lucaian, pode projetar positivamente o curso de Enfermagem e, sobretudo, o ofertado pela Unicentro. “Isso demonstra – em um cenário regional, estadual e até nacional – a importância da Unicentro para o desenvolvimento da nossa região e do nosso município. Além disso, reforça a importância da universidade pública e que nós, mesmo com recursos escassos, fazemos muito!”.